conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal Comes & Bebes Comidas típicas Caicó e sua gastronomia - curiosidades regionais

Caicó e sua gastronomia - curiosidades regionais

E-mail Imprimir PDF

Caicó é uma cidade da região do serídó no RN, que fica a 269km de Natal é famosa por suas comidas típicas, sendo as principais, a carne de sol e os queijos. Recentemente, uma chef do estado de São Paulo publicou um artigo sobre as comidas típicas de lá. É o Brasil sendo descoberto e mostrado com suas diferenças.

A região do Seridó também é muito conhecida pelos seus bordados, sendo Caicó e os seus distritos os mais tradicionais. Aguardem post sobre o assunto.  Veja o que saiu em destaque sobre a notícia de gastronomia, abaixo:

A foto é do arco de Caicó é do Walter Leite, visite o seu blog http://www.vaconferir.blogspot.com/ e conheça suas fotos através do  http://www.panoramio.com

Na revista de bordo das linhas aéreas TAM, foi publicado um artigo sobre gastronomia, através da chef Ana Luiza Trajano, que esteve recentemente na cidade de Caicó, dando um excelente destaque para a cidade. Ela inicia o artigo dizendo que “A pequena Caicó, no Rio Grande do Norte, é um paraíso Goumert a ser descoberto”.

Vamos ao artigo:

Os franceses têm o vinho de Bordeaux, o sal de Guérande, a Poulett de bresse, o foie grás do Périgord, o presunto de Bayonne a Pimenta de Espelette… Tantos produtos identificados como selo de qualidade de sua appellation d’origine contrôllé! A Itália também valoriza o DNA de sua comida; o queijo de Parma, a mostarda Cremona, o tomate de San Marzano, a mussarela napolitana. Nós aqui no Brasil temos as nossas excelências regionais, nem sempre, porém, reconhecidas, e eu gostaria de começar por Caicó.
Caicó? Vocês hão de perguntar. É Caicó, no Rio Grande do Norte. Eu também não sabia. Foi numa visita a São Luiz do Maranhão que conheci o chef Dantas. Faz tempo que ele e a família são radicados no Maranhão. Mas me falaram com tanto orgulho da culinária de Caicó que fiz as malas e na companhia de Dantas, fui conhecer sua terra Natal. Hospedada por dona Neném, saí para explorar as preciosidades locais. Queijo de coalho, sequilhos, biscoitinhos de queijo, o biscoitinho palito, a raiva (mais um tipo de biscoitinho de lá). Produtos feitos com carinho artesanal – uma delícia. Com a grife Caicó. Reconhecida em todo o Nordeste.
Qualidade com hospitalidade. Caicó se esmera para agradar os que têm água na boca. Almoçamos e jantamos na casa de cozinheiros e cozinheiras de primeira linha. Uma festa fora o apetite.
A Alessandra preparou um banquete de receitas regionais: arroz-de-leite, munguzá, farofa d’água, paçoca de carne de sol, carne-de-sol-assada, umbuzada, filhós de mel e suco de cajarana. Já o chef Sandro, do restaurante Brilhante, enveredou por especialidades autorais. Trouxe à mesa um “caviar de caju”, um “caju metido a besta” e um rondelli de macaxeira com carne de sol.
O Brasil é um lauto cardápio de Caicós pedindo para serem descobertos. Cada um com sua especialidade artesanal e sua história afetiva. Sempre deixando no paladar do viajante o gostinho do quero mais e a vontade de voltar algum dia. A Caicó eu sonho voltar agora em julho, para a Festa de Santana. Eles já adoram uma festa e a de Santana é a mais animada. Dizem na cidade que Caicó é “muita festa, pouca água e muita festa”. Eu meto a minha colher: e muita comida boa.
Por: Ana Maria Trajano - Chef do restaurante Brasil a Gosto, de São Paulo, um dos melhores de gastronomia brasileira. Já publicou um livro com o mesmo nome, que tem poesias e fotografias inspiradas por suas viagens pelo país. É consultora do novo cardápio da TAM, o Brasil a Bordo.
Detalhe: Na revista o mesmo texto está escrito ao lado do artigo em língua francesa.

Êita!!! É Caicó para o mundo inteiro, seu menino!

Última atualização em Sáb, 20 de Novembro de 2010 15:22  

Comentários  

 
0 #6 parkolas 2019-07-05 04:58
Heya i am for the first time here. I found this board and I
find It truly useful & it helped me out much. I hope to give something back and help others like you aided me.
Citação
 
 
0 #5 apply 2019-05-15 19:36
Attractive section of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to assert that I acquire in fact
enjoyed account your blog posts. Anyway I will be subscribing to
your augment and even I achievement you access consistently
fast.
Citação
 
 
0 #4 tv online 2018-12-04 19:36
Mu?t? bom artigo ! Somos ligando ?ara isto grande post ?m nosso site.
Manter-?e o bom escrevendo.
Citação
 
 
0 #3 BestSheldon 2018-10-29 13:19
I see you don't monetize your website, don't waste your traffic, you can earn extra bucks
every month. You can use the best adsense alternative for any type of website (they approve
all websites), for more info simply search in gooogle:
boorfe's tips monetize your website
Citação
 
 
0 #2 2011-06-02 12:37
eu gosti muito



Citação
 
 
0 #1 2010-11-21 12:59
Muito legal essa matéria com Caico. Eu conheço muito bem a cidade, seu povo, sua cultura, a tradição do bordado e sim senhó, sua gastronomia. Um pouco da minha vida profissional está em Caicó, lá ajudei a construir queijeiras fazendo programa de Produção Mais Limpa e também, ajudei a construir (em processo de implantação) um incubadora para melhorar produtos e processos da bordadeiras de 17 cidades que compõe a região do Serido.
Caicó é da carne de sol e do queijo de coalho melhor do Brasil.
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 5194303