conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

Teatro Municipal com visita guiada.

E-mail Imprimir PDF

Para conhecer a história de certos lugares é muito mais interessante ser através de visita guiada. Foi o que aconteceu hoje, já tinha feito essa visita antes da restauração e há muitos anos e com a família. Mas, hoje em especial fui com a afilhada, gosto de  observar as crianças interessadas pela história. Antes de começar a visita nos reunimos em uma sala no anexo do teatro e assistimos a um filme de 6 minutos mostrando de como estava o teatro antes da restauração e até os dias de hoje. Foi um total de 850 dias, só restauradores que é um trabalho mais minucioso foram necessários 350 e gastou-se 219 mil folhas de ouro. Vale a pena visitar o site e ir lá conferir, pois é uma verdadeira obra de arte.

Entramos pelos fundos do teatro e a primeira coisa que vemos são os elevadores do palco, são 3 andares. E em seguida o primeiro quadro com uma história interessantíssima. Foi a pedido da prefeitura  que o pintor Eliseu Visconti, em 1908 pintou o quadro para ser o pano  de boca do teatro com o tema:  "A Influência das Artes sobre a Civilização”. Foi então muito criticado pela burguesia da época por colocar figuras do povo e do governo na mesma obra. Em leia mais tem um resumo ou então,  acesse o link e conheça a história completa.

Achei interessante a pergunta de uma menininha que estava com a mãe e avó .

- A águia é o símbolo do teatro?

E a guia respondeu que a águia é o símbolo da República é que representa a visão ao longo alcance.

Pensando assim e sem pensar em nada negativo, no momento (dívida pública). De fato, tiveram uma visão muito grande em se tratando de cultura trouxeram a Europa para o centro da cidade. O material para a construção do teatro  foi todo trazido da Europa. A guia até brinca que brasileiros só os funcionários, porque desde as pedras do piso são de fora.

A foto da águia dourada é do próprio site. Essa foto externa do teatro fui eu quem clicou,  da cinelândia.  Encontrei no Flickr, umas fotos perfeitas do Claudio Lara, clique no link http://www.flickr.com/photos/claudiolara/63985705/ 

No entorno do teatro temos,os outros imponenetes prédios: o museu nacional de Belas Artes - MNBA, a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural da Justiça Federal - CCJF e a assembléia legislativa.

Depois de tanto caminhar e tomar um banho de cultura, nada melhor que bebericar um choop com um galetinho assado, no tradicional amarelinho na Cinelândia, onde foi feito um reforma que por dentro é um prédio inteligente enão se mexeu na estrutura externa do prédio, pela tradição.

Não quer barzinho? Vai então, no café do cinema Odeon BR é só uns passos à frente, será um outro post. Aliás tenho muitos post a fazer.

Estando ali pela Cinelândia final de tarde e à noite chegando ainda tem opção de assistir um show no teatro Rival Petrobras. O horário é ótimo  a partir das 19:00hs a casa abre. Reúne o melhor da MPB e a responsável pelo teatro é a Ângela Legal. Saindo de lá tranquilamente você pode voltar para casa e/ou hotel de metrô ou ônibus.

A minha comadre que é de fora (ES), achou ruim o desencontro de informações (despreparo no atendimento, no local). Quando chegamos tinha acabado de entrar uma turma para a visita. Informaram que para a próxima visita era só chegar meia hora antes do horário ou telefonar para os números do teatro fazendo a reserva. Resolvemos ir almoçar e então ligar para fazer a reserva, ligamos para os telefones (21-2332-9191 e 2332-9134) de reservas. .
Pelo telefone foi um atendimento perfeito, muito educada a moça nos informou que por telefone só 24 horas antes. É um total de  40 ingressos reservados por visita, sendo 15 por telefone (24 horas antes) e 25 para quem estiver meia hora antes, na fila.

http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/historia.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Funda%C3%A7%C3%A3o_Biblioteca_Nacional

http://www.flickr.com/photos/soldon/4039110835/

http://www.mnba.gov.br/1_historico/historico.htm

http://www.mnba.gov.br/4_biblioteca/biblioteca_redarte.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Nacional_de_Belas_Artes_%28Brasil%29

http://www.alerj.rj.gov.br

http://orioqueagentequer.blogspot.com/2009/08/aguia-do-teatro-municipal-volta-ao-seu.html

http://www.amarelinhodacinelandia.com.br/historia.htm

http://www.amarelinhodacinelandia.com.br/frequentadores.htm

http://www.rivalpetrobras.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cine_Odeon_%28Rio_de_Janeiro%29

http://www.esdi.uerj.br/visconti/

http://www.eliseuvisconti.com.br/teatro_panodeboca.htm (o pintor que foi criticado por colocar na tela o governo e o povo, juntos, veja em leia mais)

Em leia mais veja uma foto que cliquei que é do painel  de azulejo da balairina.  No painel tem o municipal com o pão de açucar atrás.

 

 

“A Influência das Artes sobre a Civilização”
“Membros da colônia brasileira dirigiram-se ao Senhor Conselheiro Rui Barbosa, pedindo-lhe que interviesse junto ao Sr. Presidente da República, para que fosse evitado o acabamento do Pano de Boca do Theatro Municipal, em que o pintor Visconti representava o Brasil artístico na pessoa de Sua Majestade, finado Sr. D. Pedro II, boquiaberto ante o Maestro Carlos Gomes e rodeado de pessoas na mesma atitude, entre as quais uma preta mina, com tabuleiro cheio de bananas, além de outros atributos ridículos ou deprimentes.”
Toda a história em
http://www.eliseuvisconti.com.br/teatro_panodeboca.htm

 

 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1882406