conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

Estação do metrô Ipanema, lindos painéis..

E-mail Imprimir PDF

Sempre digo que existem passeios que me são  repetitivos (mesmos lugares), mas que gosto, porque nunca é igual, isso me lembra uma peça da Elisa Luncida que é: Não faça da vida uma rotina.

 

Pois bem. voltando ao assunto. As companhias são diferentes e Graças a Deus, cada um, vê a mesma coisa com outros olhos, são outros gostos e curiosidades diferentes e, dependendo de quem está comigo, me influencia e passo a observar as coisas com outros olhos mesmo, pois cada pessoa tem um astral diferente. Hoje, estava indo a feirinha com a Lilica, uma Holandesa que chegou ao Rio quinta-feira, somente há 4 dias, e, ela ficava tão encantada com tudo, que me contagiava. E, eu como adoro tirar foto de novidades, disse:



- “Lilica, se prepare que hoje você será a garota propaganda para o Blog”.


E culturalmente foi incrível, sabe aquela pessoa que vem para conhecer o País de outra forma, diferente de tudo que já vi em pessoas de sua idade (24 anos, tenho idade de ser sua mãe). Quer conhecer, de fato, tudo. Querendo conhecer os costumes, vendo as diferenças e valorizando o que temos de bom, ou seja, é uma outra cabeça com uma cultura diferente. O interesse dela não era em compras e sim os endereços do museus, também ela mora em Amsterdan onde está o museu de Van Gogh!..
Mais sobre Van Gogh leia em http://grandesmuseus.folha.com.br/livro-12.shtml

Estávamos passando por uma feirinha livre em Copacabana, quando ela ficou curiosa em conhecer o caldo de cana, adorou.

Também, como não poderia deixar de ser, achou lindo os rapazes cariocas, claro. Tirou até uma foto com um deles. Íamos pelo arpoador tirando fotos e um deles tirou de nós duas. Eu pedi para ele tirar uma foto com ela e disse:

- Os  gringos não tiram com as cariocas, porque as gringas não pode tirar, com os cariocas!!??.

Ele concordou, claro. Mas também valeu a pena, porque os olhos dele são verdes, e ele é um gato.

O bom de tudo é que domingo último (carnaval) por essa mesma hora estava p da vida e escrevendo sobre o péssimo serviço do metrô e, no domingo seguinte, após ter ido  duas vezes na mesma estação é que conheci essa saída da estação Ipanema com esses paineis, lindos. Essa estação foi inaugurada em 01/01/2010. Já tinha ido duas vezes à Ipanema, uma para almoçar e outra para a feirinha hippie, mas não tinha passado pelo lado dos paineis aqui fotografados.

Ia tirar a foto do painel de azulejo só do meu time, mas achei anti-democrático, afinal sou blogueira. O meu time é o melhor e mais querido, quem me conhece sabe qual é (risos). Conheça com mais perfeição as fotos dos painéis através do site do Renato Wandeck, veja link abaixo:

Trata-se de um trabalho lindo, retratando carnaval, futebol e mulatas, claro. Ficou muito legal. Trata-se de um trabalho do arquiteto  Urbano Alves Iglesias é o autor deste painel de azulejos na estação do metrô Ipanema/General Osório e de três painéis de azulejos localizados na

estação do metrô Cantagalo no bairro de Copacabana.

Conheça o trabalho na estação do metrô Cantagalo http://www.ceramicanorio.com/conhecernorio/urbanoiglesiasmetrocantagalo/urbanoiglesiasmetrocantagalo.html

Pesquisa e fotos: Renato Wandeck

Através de pesquisa é que cheguei a informação sobre o autor dos painéis, comprove visitando e veja mais fotografias:

http://www.ceramicanorio.com/paineis/urbanometrogalosorio/urbanometrogalosorio.html

Os painéis estão no corredor que dá acesso a entrada/saída da praça General Osório, além do painel de azulejos em homenagem à Banda de Ipanema, comentado no início desse post. Existe a homenagem para o bloco do bairro, o Simpatia é Quase Amor. Com desenhos de Ziraldo e texto de Zuenir Ventura. O bloco Simpatia é Quase Amor foi criado em 1985, em meio à campanha pelas Diretas Já, e as cores são o amarelo e o lilás, inspiradas no remédio Engov, para evitar a ressaca.


Todas as fotos dos Paineis foram tiradas por mim.

Irei postar mais coisinhas, sobre ótimas lembranças que se compra na feirinha, pois a cada vez que vou descubro mais novidades....É a melhor feira hippie que conheço dentro de uma cidade, tem para todos os tipos, bolsos e gostos, alguns acham que é só para gringo. Dependendo do que queira comprar tem coisas para nós também.

PS: O serviço de metrô continua péssimo, durante a semana. Mas, as novas estações estão LINDAS. Ah e também a estação do metrô de Ipanema e Cantagalo, por serem novas, tem banheiros, comprovei. É preciso providenciar para as velhas estações.

O dia foi ótimo, terminei assistindo a um filme (Educação) em que o autor, inglês de alta fidelidade recebeu uma indicação ao Oscar. O drama ainda está no páreo pelos prêmios de melhor filme e melhor atriz (http://guia.folha.com.br/cinema/ult10044u696113.shtml). E, o lugar em que fui gosto muito que foi no espaço de cinema, em Botafogo, tenho muito o que postar sobre essa estação, que vale a pena conhecer.

 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 5226517