conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal Eventos Legados da Copa2014 - Natal/Rio

Legados da Copa2014 - Natal/Rio

E-mail Imprimir PDF

A palavra do momento é Legado(*) para todas as 12 cidades envolvidas no evento da copa2012. Pensando nas duas cidades em questão Rio/Natal, gostei do boneco na entrada de Natal com a propaganda e cliquei em janeiro, mas foi retirado e como gostei vou registrar aqui a mensagem em que fala muito bem que a copa é para o mundo. As obras de mobilidade urbana são para Natal.  Vou fazer aqui o meu arquivo e verificar anos depois o que, de fato, ganhamos com esse grande evento, que só torço a favor, afinal copa já se fez em países mais pobres e deu certo, porque não aqui para nós? Vamos então acompanhar o que será modificado. .

Já tivemos uma copa do mundo no país em 1950, mas agora em tempos completamente diferente a Copa do Mundo de 2014 será com muito mais responsabilidades e visibilidade para o restante do planeta.

A preparação para o evento anda em passos de tartaruga, e isso preocupa aos brasileiros, à comunidade internacional, à imprensa e principalmente a FIFA (Federação Internacional de Futebol), que recentemente, através de seu presidente, Joseph Blatter, comunicou que a preocupação é grande com a movimentação das obras para a realização da competição.
Deixando o assunto tempo para a entrega das obras e pensando no que vai ficar para o povo brasileiro após a Copa do Mundo, tenho uma visão mais otimista sobre a importância do turismo no Brasil que haja uma influência positiva e consigamos melhorar de todas as obras que acontecerão nos próximos anos e como elas podem impactar, positivamente, para a expansão do turismo no Brasil.
Estudos realizados na Alemanha e África do Sul pela FIFA demonstram que, no médio prazo, se incorporam o legado do turismo em padrão internacional, reconhecimento como país e o desenvolvimento das regiões por onde circularão os torcedores. No longo prazo, fortalece-se a imagem do país e a conquista-se a melhoria da infraestrutura.
Quando se fala em aeroportos para receber grandes quantidades de passageiros, hoje no Brasil só se fala no no aeroporto do Galeão – Rio de Janeiro e o aeroporto de Guarulhos- São Paulo.  Em Natal temos o ainda em construção Aeroporto de São Gonçalo do Amarante  atenderá 2,5 milhões para 6,2 milhões de passageiros por ano. De quatro para oito pontos de embarque. De 120 para 1.500 vagas de estacionamento. Foram alguns dados colocados pelo superintendente do Consórcio Inframérica no RN, Ibernon Gomes, sobre a evolução que haverá na operação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em relação ao aeroporto Augusto Severo. “É um up grade grande para o que temos atualmente”, comenta. Atualmente em fase de terraplanagem, a obra deve ter as fundações iniciadas até 15 de julho, de acordo com Ibernon Gomes. Até o dia 30 deste mês, o consórcio também deve concluir o envio da documentação complementar ao projeto básico da obra, que será analisada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em etapas. O resultado da análise do financiamento de R$ 400 milhões do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é outra resposta aguardada pela Inframérica.
O presidente da ABIH/RN, Habib Chalita, exaltou a importância tanto da arena quanto do aeroporto para o turismo potiguar, no entanto se mostrou preocupado com as obras de mobilidade urbana.
Investimentos x Legados
Todo este movimento aponta para três tipos de legado:
- Infraestrutura; (aeroportos, transportes)
- Social; (geração de empregos)
- Oportunidades de negócios.  (investimentos em novos negócios, aumento do turismo.etc)
Como exemplo de investimento é o caso de investimentos em megaeventos para que seja utilizado o novo estádio Arena das dunas em Natal. Veja em fontes mais informações sobre como serão de fato os legados dos estados aqui citados.

Fontes:
http://www.falaturista.com.br/blog/qual-legado-a-copa-do-mundo-de-2014-deixara-para-o-turismo/
http://www.jogoslimpos.org.br/destaques/legado-os-megaeventos-vao-deixar-para-rio-de-janeiro-2/
http://www.riograndedonorte.net/2012/06/19/empresarios-discutem-o-legado-da-copa-em-natal/
Paulo Alvim

http://mercadoaoseualcance.wordpress.com/2012/04/24/legados-da-copa-2014/
http://direitoeurbanismo.wordpress.com/2011/12/23/como-vem-caminhando-o-legado-da-copa-para-o-rio-de-janeiro
/

*Legado vem do latim, legatus. Tem vários significados entre eles é a herança deixada em benefício para outros. No caso das cidades que sediarão a copa são obras de infra-estrutura, algumas questionáveis se é necessário.

ps: Sobre o aeroporto de São Gonçalo, já dei entrada no post L’Apollonide — A Cool´Art de Anderson Thives e o chorinho BRASILEIRINHO. O assunto era o nome a ser dado ao futuro aeroport, nomes não vão faltar, entre eles citei a primeira eleitora do país (BRASIL) foi a potiguar Celina Guimarães. Se a opção fosse um homem tem o grande Luiz da Câmara Cascudo. Enfim,  não irá faltar opções.

 

Comentários  

 
0 #1 2012-09-24 15:46
Ola a todos
http://www.rodoviariasbrasil.com.br está sendo de grande acesso pelas informações sobre rodoviárias, especialmente com a Copa do Mundo em vista por brasileiros e estrangeiros . Essa é a minha dica
Beijo
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 2057326