conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal Eventos Caminhando e conversando a gente se entende – Mensagem Global com Ghandi.

Caminhando e conversando a gente se entende – Mensagem Global com Ghandi.

E-mail Imprimir PDF

Meu passeio hoje em Copacabana, mais que especial. Eu, minha mãe e sua cunhada, Ildete. Melhor  ainda, véspera de seu aniversário de 78 anos em 19/09/11 e no Rio de Janeiro, que ela adora. Meu pai, lá de Natal só fofocando  e perguntando o que estamos fazendo. Até atualizei o post Ary Barroso no La Fiorentina com mais uma foto dela ao lado do Ary e contando uma historinha de meu pai, o que ele gosta de dizer sobre as mulheres. Um nordestino atualizado, o meu pai, tenho muito orgulho.

Eu estava com um vestido/saída de praia que criei para a Copa2014 (camisetas já criei 2 e mandei fazer para mim). Me perguntaram onde comprei e mais uma vez pedi que aguardasse. Sei que pelo menos 1 ano antes da copa já vai estar à venda. Afinal o que me falta (me) é o dinheiro para começar. Lembrei de Lady, mas tem nada não, minha ideia para a copa2014 é diferente vou vender também após a copa. Comparo e penso, ora se os estádios que vão receber milhões ainda nem começaram.... Só torço e espero que todos estejam prontos dentro do previsto (afinal, ainda acredito no homem). A partir dessa semana começaram a contagem regressiva, faltando 1000 dias. Só torço a favor e pela transparência, que não saia super faturado, afinal administração/política suja ninguém quer.
Do leme fomos para o posto 5 de onde estava tendo a concentração do encontro para a caminhada em defesa da liberdade religiosa. Vi vários grupos e pena que passei pouco tempo por causa de minha mãe, ela não pode pegar muito sol e também já estava cansada. Mas a Ildete ficou e adorou. O pouco que observei e cliquei não cheguei a ver nenhum grupo evangélico, será que as religiões estão tão abertas assim?
Peguntei a Ildete se ela que ficou até o fim, viu algum grupo evangélico.  Ela também não viu. Sei que ela clicou 3 padres. Que bom a igreja católica está se modernizando. Afinal, Deus todos temos,  cada um tem e faz reverência aquele que representa a sua religião. E, não acredito que tenha um Deus que queira guerra, mas sim PAZ.
Já tinha postado,  Conversando é que a gente se entende e hoje acrescento: Caminhando e conversando é que a gente se entende, falando mais sobre as diferenças, fiz a ligação porque lembro que existem umas pessoas que não conversam, elas discutem, só falta brigar. Então fica inviável conversar qualquer coisa com uma pessoa assim, é muito chato. É como se só existisse a sua religião e todas as outras estão erradas, fica uma pessoa intolerante. Até já postei em Religião, quantas temos?

Mas, se você quer ficar sem se estressar, fala aquela máxima de quem não sabe ou não quer conversar que é: Política, religião e futebol não se discute.  Política e futebol, mais chato ainda.  Existem aqueles que considera o outro, burro. Para alguns torcedores do Fluminense (não generalizando heim gente) que é o time (considerado) de elite do Rio de Janeiro, todos os demais torcedores levam vários adjetivos não muito agradáveis. Lá em Natal o time (considerado) de elite é o América. Umas babaquices que não tem lógica. Pois eu nem ligo, se me considerarem  burra, não posso fazer nada. Só falo com prazer, sou flamenguista, abecedista e corintiana, adoro essa burrice!.  Até no curso que estou fazendo essa semana, citei que logo quando cheguei aqui e falava que era flamengo, as pessoas diziam não entender como que uma pessoa do nordeste pode ser flamenguista, botafoguense, vasco. Pode? Resposta:  Minha gente o campeonato Brasileiro  é transmitido para o Brasil, óbvio não.
E o bom disse tudo é que o tempo passa e lembro agora de uma fase da vida em que se me chamasse de ignorante por torcer pelo ABC (Natal), Flamengo (Rio) e  Corinthias (SP) eu brigava (isso é intolerância) e ficava chateada, hoje estou nem aí.. Até já postei em   Alecrim - O comércio popular em Natal
Estou me preparando para dar um presente a minha mãe, já que estamos perto, vou levá-la a basílica de Aparecida do norte.

Minha mãe quis tirar uma foto ao lado de uma rapaz que estava vestido com a roupa dos filhos de Ghandi, não deu outra. Ele veio da Bahia para o evento e muito simpático, dissemos que erámos de Natal, falou que conheceu e amou Pipa e Genipabu e que Natal é linda...Minha mãe perguntou que religão era aquela e eu resumi aqui, através de minhas pesquisas. Ainda busquei a letra e música para ouvir (clique em fontes) filhos de Ghandi com Clara Nunes (faleceu em 1983), quem não lembra!? Os que tem mais de 30 anos, claro. Mas, como música não tem idade, conheçam....

Gahndi = vida em defesa dos direitos iguais.

Uma biografia resumida.

Mohandas Karamchand Ghandi foi um líder espiritual e pacifista indiano. Nasceu na cidade indiana de Bombaim, no ano de 1869.
Durante a infância e adolescência foi educado na Índia. Quando adulto foi estudar em Londres (Inglaterra), onde cursou direito, formando-se  advogado. Ao retornar para a terra natal, tornou-se membro do Supremo Tribunal de Bombaim.
Em 1893 mudou-se para a África do Sul para trabalhar como advogado. Atuou em defesa da minoria hindu que vivia neste país africano, lutando pelos direitos iguais.
Ideais defendidos
Em 1914 retornou para a Índia, onde começou uma campanha pela paz entre hindus e muçulmanos, que viviam em conflito.
Atuou também contra o domínio britânico na Índia. Gandhi defendia a criação de um estado autônomo na Índia. Em função destas posições foi preso várias vezes pelos britânicos.
Gandhi era contra a violência, defendendo as formas pacíficas de protesto como, por exemplo, greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns.
Foi uma das principais figuras no processo de independência da Índia. Obteve bons resultados na pacificação entre muçulmanos e hindus. Porém, em 1948, foi assassinado em Nova Délhi por um extremista hindu. Passou a ser chamado de Mahatma (em sânscrito “grande alma”) Gandhi.

Os filhos de Ghandi da Bahia

O afoxé Filhos de Gandhy, fundado por estivadores portuários da cidade no dia 18 de fevereiro de 1949, tornou-se o maior e dito o mais belo Afoxé do Carnaval da Bahia, em Salvador.
Constituído exclusivamente por homens e inspirado nos princípios de não violência e paz de Mahatma Gandhi, o bloco traz a tradição da religião africana ritmada pelo agogô nos seus cânticos de ijexá na língua Iorubá. Utilizaram lençóis e toalhas brancos como fantasia, para simbolizar as vestes indianas.
Tornou-se o mais famoso e o maior dos Afoxés da Bahia, que conta com aproximadamente 10.000 integrantes.

Fontes:

http://www.filhosdegandhy.com.br/historico.html (site do filhos de Gandhy)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filhos_de_Gandhy
http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/556776/ (Letra e música com Gil, adorei o vídeo com Gil e Jorge Bem Jor mostrando o Rio)
http://letras.terra.com.br/clara-nunes/423975/ (com Clara Nunes, acho o máximo. Clique aqui e ouça)
http://www.suapesquisa.com/biografias/gandhi.htm (Quem foi Ghandi)

Filhos de Ghandi
Clara Nunes

Filhos de Gandhi
Badauê
Ilê Alê
Malê de Balê
Ojú Obá
Tem um mistério
Que bate no coração
Força de uma canção (2x)
Que tem o dom
De encantar
Seu brilho
Parece o Sol derramado
Um céu prateado
Um mar de estrelas
Revela a leveza
De um povo sofrido
De rara beleza
Que vive cantando
Profunda grandeza
A sua riqueza
Vem lá do passado
De lá do congado
Eu tenho certeza
Filhas de Gandhi
Ê povo grande
Ôjuladê
Catendê
Babaobá
Netos de Gandhi
Povo de Zambi
Traz pra você
Um novo som
Ijexá
Filhas de Gandi...
Filhos de Gandi
Badauê
Ilê Alê
Malê de Balê
Oju Obá
Tem um mistério
Que bate no coração
Força de uma canção (2x)
Que tem do dom
De encantar
Seu brilho
Parece o Sol derramado
Um céu prateado
Um mar de estrelas
Revela a leveza
De um povo sofrido
De rara beleza
Que vive cantando
Profunda grandeza
A sua riqueza
Vem lá do passado
De lá do congado
Eu tenho certeza
Filhas de Gandi...

Informações atualizada às 22:30hs. Acabamos de chegar da peça velha é a mãe e gostamos muito. Futuro post sobre o Shopping da Gávea com os seus teatros e, sempre com ótimas peças.

Clique em leia mais e conheça a letra da outra música que Gil canta. Para ouvir clique em fontes.


Filhos de Gandhi
Gilberto Gil
Omolu, Ogum, Oxum, Oxumaré
Todo o pessoal
Manda descer pra ver
Filhos de Gandhi
Iansã, Iemanjá, chama Xangô
Oxossi também
Manda descer pra ver
Filhos de Gandhi
Mercador, Cavaleiro de Bagdá
Oh, Filhos de Obá
Manda descer pra ver
Filhos de Gandhi
Senhor do Bonfim, faz um favor pra mim
Chama o pessoal
Manda descer pra ver
Filhos de Gandhi
Oh, meu Deus do céu, na terra é carnaval
Chama o pessoal
Manda descer pra ver
Filhos de Gandhi

 

 

Comentários  

 
0 #2 BestNovella 2018-11-12 22:31
I have noticed you don't monetize your blog, don't waste your traffic, you can earn extra bucks every month.
You can use the best adsense alternative for any type of website (they approve all websites), for more
info simply search in gooogle: boorfe's tips monetize your website
Citação
 
 
0 #1 KrystalJuicy 2018-10-28 01:42
Hello. I see that you don't update your blog too often. I know that writing posts is time consuming and
boring. But did you know that there is a tool that allows you
to create new posts using existing content (from
article directories or other websites from your niche)?

And it does it very well. The new articles are high quality and pass the
copyscape test. Search in google and try: miftolo's tools
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 5025679