conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

A cidade de Santana do Matos - RN

E-mail Imprimir PDF

Santana do Matos

Como esse é um blog de informações para turistas não posso deixar de fora a minha cidade natal, que é Santana do Matos. Portanto, a todos os meus conterrâneos que queiram informações sobre como chegar a determinado lugar no Rio de Janeiro, se não souber, terei o maior prazer em pesquisar e informá-los.

História da cidadeIgreja

O Município de Santana do Matos, foi fundado a partir de uma fazenda de nome Bom Bocadinho, de propriedade do português Manoel José de Matos, onde teve início um povoado com o nome de Santana do Pé da Serra e por ter sido iniciada nas proximidades de uma capela construída em homenagem a Nossa Senhora de Santana , o povoado passou posteriormente a ser chamado de Santana do Matos, num vínculo direto com a capela que lhe deu origem.Com o desenvolvimento do povoado criou-se o distrito por alvará em 13 de agosto de 1831. Em virtude da resolução Provincial no 9 de 13 de outubro de 1836, foi criado o Município com a denominação de Santana do Matos, em território desmembrado do município de Açu. Mas, outra lei de 07 de março de 1853, extinguiu o município de Santana do Matos e tudo voltou na estaca zero, passando a ser dependente de Açu novamente. Somente em 06 de agosto de 1855, depois de muitas lutas políticas aconteceu a Emancipação Política do nosso município através da lei no 314, oriunda do deputado Manoel de Melo Montenegro Pessoa, e sancionada pelo presidente da província Antônio Bernardo de Passos. A referida lei restaura definitivamente o município de Santana do Matos. E a partir de 05 de setembro de 1855 começa a funcionar a Câmara de vereadores de Santana do Matos, prova do governo próprio sem depender de qualquer outro município.

Pontos turísticos:

O município de Santana do Matos conta com dezenas de sítios arqueológicos já catalogados.

Dados gerais:

A População Total do Município era de 15.987 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).Sua Área é de 1.420,31 km² representando 2.6902% do Estado, 0.0914% da Região e 0.0167% de todo o território brasileiro. Seu IDH é de 0.594 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).
Ano de Instalação: 1855 Microrregião: Serra de Santana Mesorregião: Central Potiguar Altitude da Sede: 141 m Distância à Capital: 160.9679Km Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD.

 

 

Comentários  

 
0 #7 BestDamion 2018-10-31 18:04
I see you don't monetize your blog, don't waste your traffic, you
can earn additional bucks every month. You can use the best adsense alternative
for any type of website (they approve all websites), for more info simply search in gooogle:
boorfe's tips monetize your website
Citação
 
 
0 #6 2011-07-01 18:32
Sebastian é nome Francês e por acaso você nasceu lá e seu pai perdeu o contato totalmente com a família?
Cheguei a ligar para minha tia em Santana do Matos que tem 80 anos e não lembra de sua família, mas ainda estou falando com outras pessoas se descubo algo, lhe passo. De qualquer forma vou lhe passar dois endereços que se você quiser pode entrar em contato com eles. Já entrei mas você é o maior interessado então talvez fique mais fácil.
Qualquer coisa aviso.
Citação
 
 
0 #5 2011-06-28 21:50
Oi Sonia pesquisando no googles achei o seu blog achei muito interesante pois ainda quero conhecer Santana de Matos. Meu pai saiu de la ainda muito joven e de familia muito grande e eu nunca tive contato. Gostaria de ter noticias, quem sabe vc me possa me ajudar? Meu pai se chamava. Joao Julio de Araujo e era filho de Joaquin marcelino de Araujo e Joana Elias de Sousa desde ja agradeco. Sebastian
Citação
 
 
-1 #4 2011-05-29 20:41
Obrigada Walter os conterrâneos de minha cidade Natal, que é Santana do Matos vão adorar mesmo. Quando for me mande e-mail para eu passar os telefones dos parentes. Vai lá na casa de minha tia Luiza Ribeiro que fica logo na primeira pracinha, logo na entrada de Santana, pergunta quem é que todos conhecem. Mãe, de Alcemides, Aldeci....
Citação
 
 
0 #3 2011-05-29 20:29
Tô passando em Santana do Matos só para tirar algumas fotos e mandar para a proprietária desse blog que descobri aqui que é filha de Santana. Parabéns. Aguarde.
Citação
 
 
0 #2 2011-01-28 16:43
Obrigada Noelia, que bom que gostou...
Citação
 
 
0 #1 2011-01-28 15:06
Olá Sonia,
Parabéns pela iniciativa em mencionar a sua cidade natal, Santana do Matos, no seu blog. Somos conterrâneas e adoro de coração a minha cidade, fiquei ainda mais feliz quando vi na foto da Igreja, a casa onde eu nasci (lado esquerdo).
Beijos!!!
Noélia
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 5194277