conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

MAM – Museu de Arte Moderna

E-mail Imprimir PDF

Se você vem ao Rio e quer ver alguma exposição aproveite e veja primeiro o que está acontecendo no MAM, vai ser muito difícil você não encontrar nada que não lhe interesse por lá, pois se você tem pouco tempo aproveita e una o  útil ao agradável. Ao sair das salas expositoras, vai lá fora e aproveita a parte que dá para o mar e curta a natureza, aproveita e faz o que melhor lhe convier, sentar/caminhar. Só sei que qualquer escolha é um ótimo passeio e você sai de lá mais leve e cheio de novidades e ainda pode curtir esse lindo visual e até esquece que atrás de você tem uma cidade cheia de prédios, olha só esse  azul do céu e do mar, com o verde das plantas,  a poucos metros. (fotos).
Como eu falei no post anterior, para melhorar o astral fui ao MAM para voltar caminhando.  Vi o que estava exposto e depois  fui tomar um cafezinho na lanchonete, que fica do lado oposto, onde fica a cinemateca e o café é vizinha a loja de desenho, já me chamou a atenção as peças expostas na entrada do museu, com peças lindas que vai desde jóias a artigos de decoração.
A primeira sala  que entrei fiquei bastante curiosa e cheguei a conversar com a moça pedindo mais explicação foi  a do Núcleo Experimental de Educação e Arte. Desenvolve experiências compartilhadas em ações socioeducativas com diferentes públicos. Um programa muito interessante, vale a pena conhecer, principalmente para quem é educador e/ou tem interesse em ser multiplicador algum dia.
É um Programa de visitas às exposições e diálogos entre o museu, o entorno e a cidade, a partir do encontro com a arquitetura de  Affonso Eduardo Reidy, os jardins de Burle Marx e a exposição Genealogias do Contemporâneo. Ações com artistas, educadores, organizações socioculturais, escolas e famílias.
Leia mais no site do MAM  http://www.mamrio.org.br e visite o blog www.nucleoexperimental.blogspot.com.
E outra que transcrevo aqui é o Flávio Carvalho, valeu a visita e ainda existe uma coleção que é acervo do museu, para quem vai a primeira, pois é acervo permanente do museu há 14 anos, mas nunca é demais repetir. Está exposta parte da coleção de Gilberto  Chateaubriand que  é um colecionador, diplomata e empresário brasileiro. Filho de Assis Chateaubriand, possui a maior coleção de arte brasileira, em torno de 7.000 obras.

Flávio de Carvalho desveste a moda da cabeça aos pés           
O pintor, desenhista e arquiteto modernista brasileiro, Flávio de Carvalho (1899 – 1973) foi também estudioso da relação entre a moda e os movimentos da história entre os anos 30 e 50, e inspira esta exposição. Um passeio pelos últimos trinta anos da moda brasileira, a partir da visão do artista, retratados de forma atemporal pelas lentes de grandes fotógrafos de moda como Bob Wolfenson, Gui Paganini, Jacques Dequeker, Daniel Klajmic, Klaus Mitteldorf, Thelma Vilas Boas, entre outros. De 23 fev a 10 abr 2011.
Flávio de Carvalho (1899 – 1973) foi um grande artista brasileiro. Pintor, desenhista e arquiteto modernista, Carvalho se dedicou a estudar a relação entre a moda e os movimentos da história entre os anos 30 e 50. O resultado desse trabalho foi publicado semanalmente no suplemento feminino do Diário de São Paulo entre março e outubro de 1956. Seus textos constituem o primeiro estudo sobre moda produzido no Brasil. E é por sua relevância que, embora tenha falecido justamente nos anos que antecedem o período tratado pela exposição, a importância que sempre creditou à moda, e o corpo de conceitos que ele elaborou serviram de guia para essa mostra.
Dessa forma, as imagens foram distribuídas de acordo com temas relacionados às partes do corpo. Tais como: cabeça, cabelo, pensamento, sonho, visão geográfica, joias, ombro, cintura, pernas, calça, pontas do corpo, bailado, sapatos e pés. Cada tema é representado por um conjunto de imagens, que enfatiza aspectos que se repetem nos últimos 30 anos e outros que são de momentos isolados. E para cada grupo foram utilizados excertos de textos de Flávio de Carvalho, que iluminam os aspectos representados e fornecem aos visitantes chaves de leitura para que possa olhar cada imagem e a si mesmo para além da superfície.
Cerca de duzentas imagens são utilizadas no total, todas extraídas de uma extensa pesquisa nos acervos de diversos fotógrafos brasileiros. São fotos das décadas de 80, 90 e 2000 que retratam de forma ampla as transformações sociais sofridas na moda: das ombreiras oitentistas que refletiam o poder recém adquirido das mulheres, passando pelo look masculinizado de terninhos em cores neutras e pouca maquiagem dos anos noventa até os anos 2000, onde a ausência de tendência e o consumo instantâneo refletem o espírito do tempo. Tudo retratado de forma atemporal pelas lentes de grandes fotógrafos de moda como Bob Wolfenson, Gui Paganini, Jacques Dequeker, Daniel Klajmic, Klaus Mitteldorf, Thelma Vilas Boas, entre outros.
Curadoria Agnaldo Farias e Mariana Lanari
Realização Livre Conteúdo e Cultura
Patrocínio C&A
Indo ao museu você tem o livro, com 62 páginas onde você poderá ler parte dos textos do artista.
A foto do museu copiei do site aqui identificado, http://portalsaofrancisco.com.br/ e as demais foram clicadas por por mim. Quis aproveitar ao máximo o verde, lindo. Você sai do concreto e dá de frente com a natureza, observe o pão de açucar lá no fundo.
Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fl%C3%A1vio_de_Carvalho

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141998000200018 (modernismo e vanguarda)
http://www.sampa.art.br/biografias/flaviocarvalho/
http://supergiba.blogspot.com/2006/07/coleo-gilberto-chateaubriand.html
http://www.mamrio.org.br/index.php?Itemid=36&id=89&option=com_content&task=view (parte de seu acervo está cedido ao museu há 14 anos..)

 

Comentários  

 
0 #3 BestAntonetta 2018-10-22 19:11
I see you don't monetize your page, don't waste your traffic, you can earn additional
bucks every month. You can use the best adsense
alternative for any type of website (they approve all websites),
for more info simply search in gooogle: boorfe's tips
monetize your website
Citação
 
 
0 #2 2011-04-10 20:40
Julinha depois que saí de lá fui a loja do desenho só designers incríveis. Vai lá conhecer.vale a pena. Vou fazer um post à parte, pois não resisti e comprei duas peças incríveis...Não sei nem quem são os responsáveis, mas vou pesquisar e colocar a informação, sei que o trabalho deles é lindo.
Citação
 
 
0 #1 2011-04-10 20:06
Que bacana Soninha! Muito bom ver um pouco da nossa história aqui.
beijos
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 4708342