conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

São Lucas, Santa Terezinha e Nossa Senhora de Fátima – Dicas úteis de AVC.

E-mail Imprimir PDF

Clique nas fotos para ampliar.

Você já teve alguém em uma UTI? Se não teve, que bom! É uma situação muito angustiante e, ninguém, mas, ninguém merece, com certeza.  O pior momento é a saída da visita, você deixa a pessoa (e ainda mais mãe) naquela sala impessoal e quando ela lhe olha e não fala. Uma dó, aquele olhar!. Esperando que ninguém passe por essa experiência, vamos a parte útil do que quero passar.

Fiz uma pesquisa sobre o AVC e cliquei do quadro de aviso da Casa de Saúde São Lucas umas dicas básicas sobre os sintomas do  AVC, muito úteis. Portanto, aos primeiros sinais aqui expostos, não espere, chame o SAMU (192), não perca tempo: Aja rápido. Tempo perdido é cérebro perdido. Clique e conheça o site que informa muito claramente os sinais.  Sorria (boca torta),  Abrace (perda de força), Música (dificuldade da fala) e Urgente, viu como as iniciais deu SAMU! Bem bolado.
Depois de minha pesquisa que espero ter sido útil (veja outras fontes, abaixo) entro com mais uma história de Nossa Senhora de Fátima e apresento-lhes Santa Terezinha e São Lucas que é o santo padroeiro dos pintores, médicos e curandeiros.
Em homenagem aos pintores cliquei esse quadro, que está no primeiro andar da casa, achei lindo. Parece uma moldura, mas é um quadro pintado a óleo.

E imagens você já venerou? Eu nunca fui de endeusar nada. Mas, ao mesmo tempo imaginando e acreditando que algum ser superior existe e pra mim religião é ter fé em Deus e fazer as coisas com o coração. Uma das máximas da Santa Terezinha,  "Deus não tem necessidade das nossas obras, mas do nosso amor."

No post Religião, quantas temos? falei porque passei a possuir imagens e cheguei a criar o meu oratório. Alguns emolduram ídolos ou quadros de artistas que nem conhecemos então, pensei: “vou fazer o meu oratório sem medo de ser piegas”. As relações com os santos aqui hoje é porque sem olhar de blogueira nesses momentos de hospital, busquei com  um olhar de contribuição para a informação acrescentar algo mais tanto quanto aos cuidados para a prevenção do AVC e acrescentando um pouco os momentos de fé contando a história dos santos, útil para mim e espero ter sido útil a quem me leu.

A história da Santa Terezinha é muito interessante e a de nossa Senhora de Fátima, faz parte de minha vida inclusive, já postado  em As nossas Senhora - Nossa senhora de Fátima.

Último dia 10/01/12 agradeci a Deus e todos os santos a saída de minha mãe da UTI.

A casa de Saúde São Lucas é dividida por alas e cada uma delas batizada com o nome de santos. A sua saída não poderia ter sido para uma melhor, foi para a ala Santa Terezinha. Gosto da história dessa Santa e ao lado do Rio Sul, em Botafogo tem a paróquia dela. E o por que dessa historinha  entrar aqui?
Porque só merece além de ter ido pela primeira vez à paróquia Santa Terezinha, em Botafogo no Rio de Janeiro  com uma potiguar de nome Terezinha, que já está no andar lá de cima, mas que era uma pessoa incrível e super religiosa e foi quem me ensinou um pouco a ter fé.  
Infelizmente por problemas alheios à nossa vontade (infecções) e para que minha mãe tivesse uma melhor recuperação foi transferida para a ala Nossa Senhora de Fátima. E,  mesmo sem estar com clima de blogueira alguns cliques aqui são meus com intenção estritamente religiosa. Cliquei a Nossa senhora de Fátima (um presente que recebi) entre os dedos de minha mãe fazendo um registro para quando ela sair bem melhor, juntas agradeceremos, se Deus quiser.
Mas, o bom foi a coincidência enquanto eu recebia a imagem que a amiga (Aparecida) me presentou, fomos informadas que teríamos de deixar a ala  Santa Terezinha para a  Nossa Senhora de Fátima e o interessante que essa imagem foi comprada para mim há uns 10 anos por uma de minhas amigas que tinha ido ao Rio. Comprou e guardou para me mandar, mas acreditem só agora depois de tantas idas e vindas ela me chega as minhas mãos. Mas, o melhor de tudo é que já imaginei e me perguntei "por que só agora nesse momento ela chega as minhas mãos?" Alguma coisa boa está acontecendo  (só em ter saído da UTI já é uma vitória) e virá acontecer, se Deus quiser.
Agora estou torcendo e rezando que minha mãe saia daqui para casa, com os movimentos recuperados e falando é só esperar as sessões de fisio e fono e muita vontade de que ela vai se recuperar isso não vai faltar, afinal Deus está conosco. 
SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS ?
Está em UTI e sair para um apartamento é um vitória e tanto, sabe-se. Mas, não existe coisa melhor do que o nosso lar (por mais simples que seja).

Conheça as históras dos Santos:

A história de Nossa Senhora de Fátima: As nossas Senhora - Nossa senhora de Fátima.
A história de Santa Terezinha:
"Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo" e “Minha vocação é o amor”, entre tantas outras frases.

Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Leia mais através do site Santa Terezinha.

ps: quem estiver me lendo pela primeira talvez pense que sou beata, nada contra as beatas, mas estou longe disso. Nem rezar direito eu consigo, por não me concentrar. Imagina um terço, juro que já tentei. Mas, estou tentando chegar até ao final de um terço. Quem sabe, um dia consigo.

Ps1: Escrevendo e vendo TV, incrível como as favelas estão crescendo, em Natal. Para quem só pensa em favelas e vem logo a imagem do Rio de Janeiro das verticais e em morros é bom atentar que as horizontais estão crescendo em qualquer parte. Muitas vezes ao lado de sua casa, mais problemas sociais. Na reportagem não pude olhar os pés das crianças, cheios de bicho de pé, me remeteu as crianças da Àfrica (em um outro contexto). Você consegue ficar olhando para aquelas crianças da África (esqueléticas, com fome e vermes)? Eu, não. Só me vem a lembrança da ONU (Organização das nações unidas) e aí? Não seria para termos um mundo mais justo?

Clique em leia mais para conhecer melhor Santa Terezinha...E conheça também São Lucas, clique.
O que se escreveu sobre Santa Terezinha:
Em 1895, por obediência, começa a escrever suas memórias que serão publicadas, após sua morte, com o título História de uma Alma. Este livro será responsável pela divulgação da vida e espiritualidade de Santa Teresinha no mundo inteiro, sendo traduzido em 58 línguas.

O que se escreveu sobre São Lucas:
A vida de São Lucas, como evangelista e como médico, foi tema de um romance histórico muito difundido, intitulado "Médico de homens e de almas", de autoria da escritora Taylor Caldwell. Embora se trate de uma obra de ficção, a mesma muito tem contribuído para a consagração da personalidade e da obra de Sao Lucas.

Informações atualizadas em 21/01/12

Vindo do hospital pela Prudente de Morais e faixas com o aviso de um ato que acontecerá amanhã em todo o Brasil, confesso que não dar para ver as imagens é muita crueldade. Em Natal a saída é de Ponta Negra e no Rio em Copacabana (confira em outras cidades). www.crueldadenuncamais.com.br

Informações atualizadas em 22/01/12

Voltando ao Rio para trabalhar, afinal a vida continua. Para não dizer que não saí da rotina casa/hospital, me despedi de Natal indo visitar a 17ª Fiart. Será o próximo post já com minha visão de blogueira e também ainda tenho que atualizar essa foto de dicas do AVC que ficou péssima, cliquei outra.

Encerrando a fase ruim de hospital e agradecendo a Deus pelas melhoras de minhas mãe. Principalmente,  agradecendo por poder ter um plano de saúde bom e sempre pensando no outro. Quem não tem, está frito. Muitos, algumas vezes até mesmo sem poder retira um prioridade para colocar a saúde. Inclusive deixar de fazer um curso, uma faculdade. Também, do jeito que tratam a saúde no Brasil, tem que ser. Mas vai melhorar é só colocar ordem na casa (quando?).

Recentemento a notícia é Famílias brasileiras superam governo nos gastos com saúde. Mas, vem aí uma medida para definir os gastos com saúde, vamos ver no que vai dar, torcendo por quem está tentando fazer o melhor.

Eu , que pago imposto ficaria muito, mas muito satisfeita (acredito que outros também...) se esse dinheiro fosse para as prioridades do país: Educação e Saúde, nessa ordem.

Informações atualizadas em 24/01/12

Depois de um dia de trabalho e cansada, uma exceção para encerrar esse post. Revejo muitas vezes como escrevo (a metralhadora de palavras, coisa louca) e modifico, vou corrigindo. E, quero postar o próximo post ainda essa semana, pois agora voltei para ralar, pagando meus débitos. Mais que  justo então é, trabalhar, trabalhar. Nos horários de folga, blogar.

Me parece que até existe em algumas empresas licença para cuidar de familiares em casos (extremos) de saúde na família, dependendo da dependência do enfermo com o funcionário. No meu caso ainda bem que tenho uma irmã, mas chegando ao Riio encontro uma situação pior que é faxineira do meu trabalho está com uma filha (30 anos) que foi diagnosticado um tumor na cabeça. Ela está para pedir as contas (um sufoco) para poder cuidar de sua filha. É quando se comprova que o problema do outro é sempre maior. Consolo ou não, é uma constatação.

E, enquanto isso alguns não vão nem na empresa e não justificam. Alguns funcionários públicos do nosso governo, por exemplo. Pensei que isso já tinha acabado. O ideal seria ponto eletrônico para todos, gerando débito e tendo que existir o horário núcleo obrigatório. Teria que todos pagar as horas em débitos e não comparecendo sem levar atestado médico, falta.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6
http://www.mdsaude.com/2011/10/sintomas-avc.html (7 sintomas do AVC)
http://www.redebrasilavc.org.br/default.php?p_secao=6 (Sinais de Alerta)
http://www.acidentevascularcerebral.com/ (AVC)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_de_terapia_intensiva

Fontes dos Santos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Teresinha (vários topónimos (nome de lugar, sítio, localidade) brasileiros)
http://www.santateresinhabotafogo.com.br/biografia.html
http://archote.blogs.sapo.pt/256154.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Lucas (São lucas)
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=243172 (São Lucas Evangelista)

Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo".

Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em Alençon (França), no dia 2 de janeiro de 1873, sendo batizada dois dias depois na igreja de Notre-Dame com o nome de Marie Françoise Thérèse. Seu pai, Louis Martin, relojoeiro e joalheiro, que aos 20 anos tentara ser monge da Ordem de São Bernardo, está perto dos 50 anos quando nasce sua nona filha. Sua mãe, Zélie Martin, famosa bordadeira do conhecido "ponto de Alençon", gera Teresa aos 41 anos. Vítima de câncer, essa piedosa mulher falece no dia 28 de agosto de 1877.

Aos três anos, a pequena Teresa já está decidida a não recusar nada ao Bom Deus. Louis Martin transfere-se com as cinco filhas para a cidade de Lisieux, por sugestão do cunhado, Senhor Guérin. Os outros irmãos morreram ainda pequenos. Aí, cercada pelo carinho do pai que chama sua caçula de "minha rainha" e pela ternura das irmãs, Teresa recebe uma formação exigente e cheia de piedade. Suas irmãs se chamam Maria, Paulina, Leônia e Celina.

Na festa de Pentecostes de 1883, ela é milagrosamente curada de uma enfermidade através de um sorriso que lhe oferece a Virgem Maria. Educada pelas monjas beneditinas, até outubro de 1885, completa seus estudos em casa sob a orientação de Madame Papineau. Fez a primeira comunhão em 8 de maio de 1884, depois de uma intensa preparação. Este grande dia marca a "fusão" de Teresinha com Jesus.

No dia 14 de junho do mesmo ano recebe o sacramento da Crisma, muito consciente dos dons que lhe são implantados no coração. No Natal de 1886 vive uma profunda experiência espiritual, uma virada decisiva em sua vida, que ela chama de conversão: aos 13 anos, a menina chorosa e caprichosa, conforme seu próprio testemunho abandona os cueiros da infância. Supera a fragilidade emotiva conseqüente da perda da mãe e inicia uma corrida de gigante no caminho da perfeição.

Põe-se a pensar seriamente em abraçar a vida religiosa como monja carmelita, a exemplo de suas irmãs Maria e Paulina, no Carmelo de Lisieux, mas é impedida em seu sonho devido à pouca idade. Por ocasião de uma peregrinação à Itália, depois de visitar Loreto e alguns pontos de Roma, numa audiência concedida pelo Papa Leão XIII a um grupo de peregrinos de Lisieux, no dia 20 de novembro de 1887, audaciosamente ela suplica ao Santo Padre a permissão para ingressar no Carmelo aos 15 anos de idade.

No dia 9 de abril de 1888, após muitas dificuldades, consegue realizar seu sonho e é aceita na clausura do Carmelo. Recebe o hábito da Ordem da Virgem no dia 10 de janeiro do ano seguinte. Emite seus votos religiosos no dia 8 de setembro de 1890, festa da Natividade da Virgem Maria. Inicia no Carmelo o caminho da perfeição traçado pela Madre Fundadora, Santa Teresa de Jesus, cumprindo com fervor e fidelidade os ofícios que lhe são confiados.

Começa sua escalada na montanha do amor, descobrindo o amor e a misericórdia de Deus como os maiores tesouros de sua vida. Encontra o Pequeno Caminho, a essência de sua espiritualidade, via de total abandono e entrega nas mãos de Deus. Em 1893 é nomeada auxiliar de Madre Gonzaga na formação das noviças. Em 27 de setembro de 1894, um grande golpe açoita o coração: falece seu pai, seu Rei.

Em 1895, por obediência, começa a escrever suas memórias que serão publicadas, após sua morte, com o título História de uma Alma. Este livro será responsável pela divulgação da vida e espiritualidade de Santa Teresinha no mundo inteiro, sendo traduzido em 58 línguas.

No dia 9 de junho de 1895, na festa da Santíssima Trindade, oferece-se vítima de holocausto ao Amor Misericordioso de Deus. Em 3 de abril do ano seguinte, na noite entre a Quinta-feira e a Sexta-Feira Santa, tem uma primeira manifestação da doença que a levará à morte. Teresa não se rebela.

Acolhe sua enfermidade como a misteriosa visita do Esposo Divino. Serão 27 meses de terrível martírio. Começa uma prova de fé, mas manter-se-á firme até o fim, sem jamais rebelar-se. Tudo aceita com paciência e amor. Chega a dizer que jamais pensou que fosse capaz de sofrer tanto.

Tendo piorado a sua saúde, em 8 de julho de 1897 é conduzida à enfermaria do Carmelo. Suas irmãs e as outras monjas, no afã de não perder nenhuma de suas palavras, anotam tudo que ela diz entre dores atrozes e gemidos. Pouco antes de morrer, sem o menor consolo, exclamou:
Não me arrependo de haver-me entregue ao amor.

Às 19 horas do dia 30 de setembro de 1897 fixou os olhos no crucifixo e exclamou: Meu Deus, eu Te amo. Depois de um êxtase que teve a duração de um Credo, expirou. Obscura e anônima, parte para os braços do Pai a humilde carmelita que um dia será chamada a maior Santa dos tempos modernos.

O Papa Pio XI a canonizou no dia 17 de maio de 1925. No dia 9 de junho de 1897 havia prometido fazer cair uma chuva de rosas sobre o mundo. No dia 17 de julho explicara melhor em que consistiria esta chuva:

"Eu quero passar o meu céu fazendo o bem sobre a terra."

No dia 1º de agosto havia profetizado:

Ah, eu sei que o mundo inteiro me amará.

De fato, inúmeros prodígios são atribuídos à sua intercessão. A leitura e meditação de História de uma Alma vem causando incontáveis conversões. Sua mensagem pode ser resumida em quatro pontos:

1. sigamos o caminho da simplicidade;
2. entreguemo-nos com todo nosso ser ao amor;
3. em tudo busquemos fazer cumprir a vontade de Deus;
4. e que o zelo pela salvação das pessoas devore nossos corações.





 

 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 4962593