Sábado 09/07/11 fui à Santa Tereza para a 21ª edição do arte de portas abertas, é um evento imperdível e tranquilamente se você estiver preparado fisicamente com certeza o dia será proveitoso e gostoso. Depois de seguir algumas dicas do folder do evento escolhemos o tipo de restaurante que são várias opções, desde a comida nordestina a Alemã. Nós escolhemos o sobrenatural pela variedade de frutos do mar. Estando em Sta Tereza você também não pode deixar de conhecer uma vista maravilhosa da cidade, através do mirante parque das ruínas, aproveite e visite o museu chácara do céu que é vizinho. Dessa vez não fui, por isso nenhuma foto de lá aqui, mas abaixo, em fontes tem vários links em que mostra esse local.
Quanto aos trabalhos artesanais são tantos só é preciso ter controle, pois a vontade de comprar é muita, são muitas coisas diferentes e bem trabalhadas e ainda tem as casas dos
artistas que abrem suas portas, quando não é a casa deles é o seu próprio ateliê, são todas identificadas com o número, conforme orientação do mapa.
As fotos aqui postadas foram meus cliques informais daquilo que gostei. O anel de madre pérola manchado em preto é muito bonito, nunca tinha visto essa madre pérola. Os meus amigos compraram essas blusas pintada pelo Marcelo de Cesar, muito legal e tinha uns trabalhos feitos em lata de refrigerante com santos.
Santa Teresa
Charme e bucolismo no bairro preferido dos artistas.
O bairro de Santa Teresa nasceu nos arredores de um convento no Morro do Desterro, no Rio de Janeiro, no século 18. O bairro ocupa uma colina no coração da cidade e parece ter parado no tempo, mantendo há dezenas de anos aspectos preservados do Rio Antigo e guardando uma história em cada esquina.
Escritores e artistas sempre foram atraídos por Santa Teresa, seduzidos por seu charme e por suas riquezas arquitetônica e cultural, visíveis aos
olhos e ao coração. A arte exibida nos muitos ateliês que tomaram conta do bairro, encontra seu reduto em Santa, como preferem chamar os apaixonados pelo local. Tudo o que existe e se sabe sobre Santa Teresa é também um pouco da história do Rio. Mas para o visitante parece um local à parte, com características próprias.
As ruas estreitas e sinuosas por onde passam os velhos bondes, os únicos que ainda circulam em todo o Brasil, são mais uma peculiar atração do bairro. Os charmosos veículos começaram a circular no século passado, movidos por tração animal e posteriormente por eletricidade. Remanescentes de uma época romântica, foram tombados como patrimônio histórico e ainda passeiam por trilhas perfeitamente preservadas, levando o visitante a uma releitura do passado.O bonde sai do centro da cidade, passa sobre os Arcos da Lapa e segue a rota do tempo no sobe-e-desce das
ladeiras de Santa Tereza. O ponto de partida é a estação no Largo da Carioca: a estação fica bom perto da sede da Petrobrás, na Rua Lélio Gama. O lugar tem um jardim encantador e revela um pouco do que se vai encontrar nesse passeio. Leia mais em fontes:
Assuntos relacionados:
Fontes:
http://www0.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1410 (a história de Santa Tereza)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=458287 (aqui tem várias fotos do parque das ruínas)
http://www.jb.com.br/heloisa-tolipan/noticias/2011/07/09/arte-de-portas-abertas-santa-teresa-brecho-euamo/
http://www.chavemestra.com.br/indexchave.htm (responsável pela organização do evento – arte de portas abertas)
http://www.jblog.com.br/heloisatolipan.php
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1559522-7823-ARTE+DE+PORTAS+ABERTAS+CHEGA+A+21+EDICAO+EM+SANTA+TERESA+RJ,00.html (um vídeo sobre Santa Tereza)
http://www.360cities.net/image/arte-de-portas-abertas-raimundo-rodriguez-01-no-parque-das-ruinas-rio-de-janeiro#0.00,0.00,110.0 (mirante do parque das ruínas)
http://bocadosdepraia.blogspot.com/2011/03/ref-093-caracol-preto.html (a foto do caracol é desse blog).
http://www.restaurantesobrenatural.com.br/ (sobrenatural)
Comentários
Adorei a resenha que você apresentou sobre Santa Teresa. Parecia que estava vendo tudo de novo. Bom Demais! Parabéns!
Um abração
Sina RSS para comentários ao tópico.