conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal Notícias Rio, uma estrela iluminada que recebe o mundo

Rio, uma estrela iluminada que recebe o mundo

E-mail Imprimir PDF

A frase acima foi a ideia que tive para me inscrever em um concurso pelo globo online.

'O concurso era Declare seu amor ao Rio com uma Frase, dizia que não precisa ser desenhista que sua idéia seria modificada pela   mesma agência que criou o símbolo das olimípiadas. Podia mandar fotos dos lugares que você mais freqüenta, esboce um desenho.  Claro aceitando os termos se classificado quem se inscreveu sabia disso. E, eu fiquei matutando que frase,  que faço?. O início da inscrição do concurso seria dia 16/01/2011. Um belo dia e faltando dois dias andando pela rua e olhando vitrines de lojas de casas de decoração e  designers, móveis, tudo que eu via tinha estrelas  e todas douradas. Entrei no  salão para fazer uma escova, quando me vem essa frase, pedi um papel e anotei, na hora.
"Rio, Uma estrela iluminada que recebe o mundo".
Depois disso  e eu com minha confiança exagerada e acreditando em tudo que faço, pensei esse concurso é para mim, vou me inscrever. (também segui o que disse o prefeito e o designer, veja abaixo) . Hoje tem estudo e pesquisa para tudo. Me pergunto se não sou  extremamente confiante, porque tudo que faço acredito que vai dar certo. É doença? Estou  errada?.  Não sei, sei que só entro confiando. Se confiando ainda não se consegue as coisas, imagine você começar uma coisa, sem acreditar.  Tô fora.
Bem, voltando ao concurso.
Fotos, só minhas ao lado da estátua de Carlos Drumond de Andrade (minha paixão) foram umas  7 e mais outras com familiares. Respeitando a privacidade dos amigos não mandei umas 20 porque nem todos gostam de exposição na net. Com minha afilhada mesmo, que tem 7 anos, tenho umas 3 em meses diferentes,  mas admiro a forma como os pais estão educando, ainda não as deixam na net (são duas 7 e 10 anos),  sem controle.  E, mais que eu acho o máximo eles acham que ainda não é a hora de usarem celular. Se elas não saem de casa sem eles e vão de casa para a escola. Acho  o máximo. Será que uma criança de 7 e 10 anos de idade precisa mesmo de celular? . Quanto a fotos minhas,  ainda não coloquei porque não  e um blog daqueles que a cada mergulho um flash e nem de mostrar a minha pessoa mas o que gosto de fazer no Rio/Natal. Isso, não quer dizer que não venha a colocar. Vou sim, mas ainda não tive vontade.  Além das fotos, enviei um vestido pintado por mim com um calçadão de Copacabana diferente, em verde e amarelo e finalizei informando que como hobby tenho o meu site, com toda essa declaração foi por isso que amiga, potiguar  me trouxe o vestido de lá.

Só depois que escrevi a frase é que vi que tinha conexão com o samba enredo da 'Salgueiro apresenta: o Rio no cinema’ . Como também ano passado a cidade recebeu duas grandes produções cinematográficas para filmar umas cenas por aqui.  Minha frase foi muito inspiradadora (pra mim). Não, sério eu falava para os Cariocas e alguns se emocionaram, acharam linda....E, eu me achando (risos)...

Então como não fui uma das classificadas, mas como a iideia da frase foi minha. Hoje (06/02/2011) é para registrar minha frase via net e, oficialmente já fiz o registro.  Sim, porque antes de enviar fiz uma busca no Dr. Google e não tinha nada igual agora vai ter, não!?  Estou registrando aqui no meu post. E,  também porque quarta-feira passada me chega de Natal uma amiga que também é Potiguar/Carioca  trabalha comigo e me traz uma saída de praia, dizendo:  “para você, que você só veste vestido de Copacabana e do Rio, só fala do Rio” (pensei  "que maldade"). Os amigos potiguares e bairristas estão com ciúmes. Também  sou bairrista, mas  sou o seguinte. Se, no momento eu moro no Rio de Janeiro eu vou falar da cidade em que moro, mas dizer que não falo de Natal é demais. Quando cheguei aqui de tanto falar em Natal, só no meu trabalho os colegas que nunca tinham ido começaram a ir, era a minha propaganda boca a boca, literalmente.

Quanto a polêmica do plágio do símbolo das olimpiadas houveram mil histórias e sempre haverá. Eu adorei as cores e a forma, como não sou uma expert em arte, deixo as crísticas por conta dos entendidos. Leiam abaixo os links.

Afinal, nada se cria, tudo de copia e eu uma vez perguntei a uma professora que ministra curso de arte (a dona da oficina criativa). E essa  frase nada se cria tudo se copia, tem algum fundamento?
Porque eu disse para ela que eu acho que em algum momento o artista cria, inspirado em alguma coisa. E, eu imagino uma agência de publicidade, como será para criar tantas idéias, gerar tanta publicidade para os clientes, tem que ter os concursos para ajudar gerar as idéias...
E quanto se falou que  a agência plagiou, não acredito que uma agência com grandes clientes vai querer sujar o nome no mercado assim, tão fácil. Eu, penso assim,  se existe a má fé, então não quero entrar nesse mundo do negócio que um copia a idéia do outro, gratuitamente  e fica como sua, estou fora.

Até vou fazer um post sobre pirataria, nunca comprei e nem comprarei um filme pirata, mas e os preços do DVD e CD?. Lembrei  do Lobão  na época quando levantou essa polêmica e passou para a produção independente e vendeu seus CDs em banca de revistas. Mas, nem todos querem isso e existem aqueles que tem condições até de ter uma gravadora independente...É muita polêmica....
Meu post de hoje foi para registrar minha frase e que pode até existir roubo e plágio das coisas, mas o que é mais importante é a essência da idéia e o que interessa é com que intenção que você fez a  criação, você pode copiar uma criação. Mas,  ao usar a essência já não é a mesma, lembre-se não foi você quem criou. E, mais ainda o fim é o mesmo de quem idealizou?   E, eu termino com a famosa frase ou, mais um clichê como queiram. O que é do homem o bicho não come...
Essa  foto é da saída de banho era só o quadrado com os peixinhos pintados em preto e branco com o nome Natal RN – Brasil...

Ela chegou na quarta-feira e na quinta-feira eu já costumizei pensando que Natal é uma outra estrela e mais ainda na entrada da cidade tem os 3 Reis Magos com a estrela Dalva. Pintei as estrelas verde e amarela e nas costas coloquei uma estrela amarela e outras só verde e ainda colocando dourado em tudo. Afinal,  temos 27 estrelas (capitais) no nosso Brasil, fora as cidades pequenas que não se conta quantas que eu lembre agora: Ouro Preto, Congonhas, Bonito em MS, O arquepelágo de Fernando de Noronha, enfim uma constelação de estrelas pequenininhas, maravilhosas, aconchegantes, gostosas e imperdíveis de se conhecer.

A foto dos Reis Magos com a estrela Dalva é do meu amigo, Walter Leite do www.vaconferir.com.br
Antes de ir à praia às 08:00hs da manhã tinha entrado no site e vi que estava fora da concorrência. Então fui dar um mergulho gostoso em uma água hiper gelada que até já me acostumei. Voltei, entrei no site escolhi um dos 10 e agora é torcer para que pelo menos para o que votei seja um dos 3 classificados, agora é torcer....

Quem quiser conhecer os classificados e votar em um deles visite o site do globo online e em projetos Institucionais escolha o que achar melhor.

Pena que entre mais de 2500 trabalhos não terem escolhido nenhuma frase,  já que não foi a minha, que tivesse sido uma outra. Ninguém mais teve ideias de frases boas? sim porque a minha foi. Modéstia à parte. Quero me redimir e pedir mil desculpas existem frases, sim. Veja atualizações de informações em 08/02/2011.

Fontes:

http://oglobo.globo.com/aniversariodorio/

http://esporte.ig.com.br/olimpiadas/conheca+a+logomarca+das+olimpiadas+rio+2016/n1237904654750.html (Aqui você encontra várias críticas e/ou elogios sobre o logotipo  das olimpíadas)
http://www.curiosando.com.br/logomarca-da-olimpiada-de-2016-foi-apresentada/

http://www.panoramio.com/user/2169010/tags/Natal%20-%20Rn?photo_page=4 (Site onde tem todas as fotos do Walter Leite)

Informações atualizadas em, 07/02/2011.

Um amigo me liga e diz que o link aqui indicado para o concurso cai em outra página, então orientei que entrasse direto pelo site do globo online e em Projetos  Institucionais tem o ícone do Cristo Redentor, sendo o o título Aniversário do Rio, o primeiro.

O interessante que em meu notebook também testei e  acontece o mesmo, mas por fora pelo site com o mesmo endereço, acesso, mas em micro diferente no meu, não. Apresenta a  mensagem GATEWAY TIME OUT. Estranho, vou perguntar aos meus amigos, experts em informática o que ocorre.

Mais atualização às 19:50hs.

Encontrei o link do porque me atrevi a participar do concurso. Sim, porque não sei desenhar, quis passar a ideia através de uma coisa que aprendi em aulas de pintura.

O designer Fred Gelli, um dos autores da logomarca das Olímpiadas de 2016, cujos contornos inspirados no Pão de Açucar são uma declaração de amor ao Rio, dá algumas dicas:

- É fundamental que o trabalho seja ligado a um sentimento verdadeiro. Não adianta fazer tecnicamente bonito. O resultado tem que ter uma conexão entre o autor e a cidade.

Então pensei mais conexão do que esse site com o Rio, não existe.

O convite para os cariocas falarem do amor que sentem pelo Rio, segundo o prefeito Eduardo Paes, contribui para que cada cidadão pense na cidade com mais carinho:

- É um exercício de cidadania. Não adianta cobrar melhorias só dos governs. A cidade só fica mais agradável quando as pessoas param de jogar lixo nas ruas, de estacionar em local proibido. Quanto mais pessoas lembrarem de declarar seu amor à cidade, melhor para o Rio - disse Paes.

O que o Eduardo Paes disse acima é básico e falo isso o tempo todo, quando cito alguns exemplos de sujeira na rua,. Adorei o que o fantástico  citou ontem sobre a sujeira nas praias. Falou no documenário lixo extraordionário que assisti e adorei. Se pudessem levar aquele documentário para as escolas públicas seria perfeito.  Ah e sobre as praias sujas até a minha terra de coração, Natal também  foi citada na reportagem,. Infelilizmente,  a sujeira está em todas as cidades. E, pior ainda o título de campeã foi Copacabana, eu que não fico satisfeita com esses índices, alguém fica!?

Comprove o que transcrevi, através dos links:

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/08/concurso-dara-30-mil-para-melhor-declaracao-de-amor-ao-rio-923456864.asp
(e o link em que o designer e o prefeito Eduardo Paes falam do concurso).

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/08/conheca-as-regras-do-concurso-aniversario-do-rio-923457210.asp (As regras do concurso)

Informações atualizadas em, 08/02/2011.

Eu, com minha impulsividade de escrever, quero pedir mil desculpas. Pois na minha cabeça eu só queria ver frases e não prestava atenção nos trabalhos, mas  hoje, com o espírito mais contemplativo vi que existem duas frases maravilhosas e com desenhos lindos, adorei.

A beleza das coisas está no espírito de quem as contempla.

Por André Castro.

Rio, meu coração bate por você.

Por Cristina Lara.

Informações atualizadas em 13/12/11

Me inscrevi no concurso pensando "se ganhar começo o meu projeto". Hoje, estou sentindo que não era para ter ganho o concurso MESMO. Pois, com a pouca experiência que tinha para criar uma marca (na época), não seria suficiente os 30.000 do concurso. Dinheiro (para invester) sem experiência e/ou conhecimento não presta,  acaba logo.

Depois do concurso do Empretec no Sebrae já fiz mais dois e ainda tenho muito a aprender. Recentemente encontrei uma colega de trabalho que disse ter feito o Momentus (novo curso do Sebrae), até sabia mais achei que não era o momento,  ainda. Mas, o próximo ela disse que tenho que ir, que é o renascer. Aqui e acolá tenho um amigo que diz que, curso tal é a minha cara. A última dica foi de uma colega de trabalho que diz que preciso fazer o curso Gestão de parcerias, enfim tantas opções, só falta-me tempo e din-din, mas vamos que vamos....

ps1: Não posso sair à rua, muitas novidades. Mas, tenho que aquietar a mente. Vi no sem censura (estou me probiindo de assistir. É um celeiro de informação...) hoje e semana passada duas ótimas entrevistas. Ney Matogrosso (minha mãe sempre foi louca por ele) e hoje enquanto esperava ser atendida no dentista, Boni. Mais um livro para a lista de compras (futuras) além das esganadas do Jô Soares ainda mais que tem uma figura portuguesa saída do poema de Fernando Pessoa.

ps2: Fugindo do meu caminho, fui para o metrô pela Figueiredo e hoje ao passar em frente, lembrei que a www.criadolar.blogspot.com foi uma das lojas que me despertou a ideia do concurso e,  agora tem o aroma café bistrô. Sabe aquela loja que você encontra coisas diferentes e legais para aquele presente especial. Se não para alguém, por que não para você mesma. Eu, de vez em quando me presenteio. Uma outra no mesmo estilo que adorei foi lá no largo do Machado a www.mosaicodecor.com.br. Sabe aquelas coisas que você quer na sua casa e que envolva arte de alguma forma? LÁ é mais uma opção...

Última atualização em Ter, 13 de Dezembro de 2011 19:11  

Comentários  

 
0 #8 2011-02-20 11:55
Olá Sônia! A frase é boa mesmo, parabéns! Fala do Rio com um toque de Natal. A Estrela Dalva e os três Reis Magos. Iluminando e acolhendo todos que visitam nossa bela Natal.
Citação
 
 
0 #7 2011-02-14 21:28
Que bom as amigas de Natal. Obrigada Geny...
Citação
 
 
+1 #6 2011-02-14 16:34
Sônia, você é TAMPA!!!!
Menina, você é demais! Adorei sua frase e mais ainda do que você escreveu. Parabéns! E continue confiante! Dizem que "a esperança é a última que morre". Por mim ela está viva até hoje e sempre! Bom demais! Seu site está ótimo!
Um abração, Geny
Citação
 
 
0 #5 2011-02-07 19:38
Soninhaaaa, arrasou!!!
Gostei da parte que voce fala do excesso de confiança! Tem que ser assim mesmo!!!
Citação
 
 
0 #4 2011-02-06 21:36
Walter, menos ainda estou aprendendo escrever..Mas, não dizem que se aprende fazendo....Quem sabe um dia..
Sei que o título eu já tenho, mas é um futuro longíquo...
Aos amigos obrigada pela força.....
Até Valdir começou a comentar. A frase surtiu efeito, que bom!!...
Citação
 
 
0 #3 2011-02-06 21:33
Olha o meu amigo carioca Valdir que é doido por Natal, não conto às vezes que já foi, depois que me conheceu....
E louca sou sim, por conhecer novos lugares, como nunca tinha morado aqui, por isso que vim e estou ficando, até quando, não sei!!??
Citação
 
 
+1 #2 2011-02-06 21:08
Sônia que coisa linda você fez. Você escreve muito bem e podia dedicar seu site em busca de escrever um livro. Olha, fiquei encantado com sua frase, tem sabor de vitória e perfume de inteligência.
Sim, estou em São Luis do Maranhão clicando para postar uma matéria sobres esses azulejos portugueses que ainda existem por aqui.
Grande abraço,
Citação
 
 
+1 #1 2011-02-06 18:21
Natal é um paraiso abençoado e não entendo como a Minha Querida Sonia saiu desse paraiso e veio para o Rio, será que ela é louca?
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1735964