conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal Bairros Copacabana Bossa nova e o beco das garrafas

Bossa nova e o beco das garrafas

E-mail Imprimir PDF

O Beco das Garrafas, em Copacabana, berço da bossa nova nos anos 50 e 60 - onde Elis Regina começou no Rio de Janeiro- será revitalizado. A reformulação será comandada pelo produtor e diretor musical Luiz Carlos Miéle. Ele adiantou que os três inferninhos que existem no lugar hoje vão voltar a ser templos da boa música.
Essa foi uma notícia foi de 2008 (ver fontes), mas até agora no local só temos a bossa nova e companhia, que segundo o Jornalista, pesquisador e escritor Ruy Castro é a maior livraria de música do País, reúne cerca de 2500 títulos de livros de música entre songbooks, partitura, métodos, biografias de músicas e intérpretes, história da música, movimentos musicais, livros de letras, etc...Enfim, para quem quiser conhecer, de fato, a nossa MPB é lá onde você vai encontrar uma imensa variedade e o local é muito gostoso.  Sempre que tenho algum amigo que sei que vai gostar da loja, vou lá e, ainda mais que em frente tem o La Fiducia Café.   Um local agradável para se tomar um café e/ou fazer um lanche.
Dia desses entrei na loja e achei o maior barato estavam na loja uns quatro Japoneses, todos muito interessados e curiosos comprando os instrumentos musicais e cd´s de bossa nova. Eles quando gostam da nossa música gostam mesmo e querem conhecer tudo.
Quanto ao beco das garrafas fico imaginando hoje como seria, devia ser insuportável, Muito bom para quem está dentro da festa, mas já imaginou você querendo dormir e não consegue...
Porque o Beco das garrafas:
A alcunha de Beco das Garrafas se deve à prática dos moradores de jogar garrafa nos boêmios que frequentavam os bares Ma Griffe, Bacará, Little Club e Bottle's, reduto do músicos do movimento musical urbano surgido em 1957.
O Ma Griffe era conhecido como inferninho. O Bacará era a catedral da bossa nova. O Little Club foi o responsável pelo lançamento de muitos cantores, surgiram Dolores Duran, Helena de Lima, entre outros. E o Bottle´s foi um dos pioneiros do show de bolsos, tendo apresentado bailarinos, cantores, músicos e cômicos. Leia mais aqui sobre Bossa nova e o beco

Fica na rua Duvivier quase avenida atlântica, acesso fácil tanto de metrô (desce estação arco verde), quanto se vier de uma caminhada pela atlântica. Vindo do posto 6 (sentido forte de copacabana) é próxima rua depois do Copacabana Palace. E vindo do Leme é uma rua antes do Copacabana Palace.

Fontes:
http://www.bossanovaecompanhia.com.br/ (site da loja bossa nova e companhia)
http://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/bossa-nova-beco-garrafas.html (muito boa a história do porque do beco das garrafas)
http://www.copacabana.com/becodasg.shtml
http://www.nominuto.com/blog/espaco-mpb/miele-beco-das-garrafas-sera-revitalizado/4948/ (aqui que fala que o beco será revitalizado, mas foi em 29/09/2008 e até agora nada)

Última atualização em Dom, 13 de Novembro de 2011 09:46  

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1388684