conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal Bairros
Bairros

Bossa nova e o beco das garrafas

E-mail Imprimir PDF

O Beco das Garrafas, em Copacabana, berço da bossa nova nos anos 50 e 60 - onde Elis Regina começou no Rio de Janeiro- será revitalizado. A reformulação será comandada pelo produtor e diretor musical Luiz Carlos Miéle. Ele adiantou que os três inferninhos que existem no lugar hoje vão voltar a ser templos da boa música.
Essa foi uma notícia foi de 2008 (ver fontes), mas até agora no local só temos a bossa nova e companhia, que segundo o Jornalista, pesquisador e escritor Ruy Castro é a maior livraria de música do País, reúne cerca de 2500 títulos de livros de música entre songbooks, partitura, métodos, biografias de músicas e intérpretes, história da música, movimentos musicais, livros de letras, etc...Enfim, para quem quiser conhecer, de fato, a nossa MPB é lá onde você vai encontrar uma imensa variedade e o local é muito gostoso.  Sempre que tenho algum amigo que sei que vai gostar da loja, vou lá e, ainda mais que em frente tem o La Fiducia Café.   Um local agradável para se tomar um café e/ou fazer um lanche.
Dia desses entrei na loja e achei o maior barato estavam na loja uns quatro Japoneses, todos muito interessados e curiosos comprando os instrumentos musicais e cd´s de bossa nova. Eles quando gostam da nossa música gostam mesmo e querem conhecer tudo.
Quanto ao beco das garrafas fico imaginando hoje como seria, devia ser insuportável, Muito bom para quem está dentro da festa, mas já imaginou você querendo dormir e não consegue...
Porque o Beco das garrafas:
A alcunha de Beco das Garrafas se deve à prática dos moradores de jogar garrafa nos boêmios que frequentavam os bares Ma Griffe, Bacará, Little Club e Bottle's, reduto do músicos do movimento musical urbano surgido em 1957.
O Ma Griffe era conhecido como inferninho. O Bacará era a catedral da bossa nova. O Little Club foi o responsável pelo lançamento de muitos cantores, surgiram Dolores Duran, Helena de Lima, entre outros. E o Bottle´s foi um dos pioneiros do show de bolsos, tendo apresentado bailarinos, cantores, músicos e cômicos. Leia mais aqui sobre Bossa nova e o beco

Fica na rua Duvivier quase avenida atlântica, acesso fácil tanto de metrô (desce estação arco verde), quanto se vier de uma caminhada pela atlântica. Vindo do posto 6 (sentido forte de copacabana) é próxima rua depois do Copacabana Palace. E vindo do Leme é uma rua antes do Copacabana Palace.

Fontes:
http://www.bossanovaecompanhia.com.br/ (site da loja bossa nova e companhia)
http://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/bossa-nova-beco-garrafas.html (muito boa a história do porque do beco das garrafas)
http://www.copacabana.com/becodasg.shtml
http://www.nominuto.com/blog/espaco-mpb/miele-beco-das-garrafas-sera-revitalizado/4948/ (aqui que fala que o beco será revitalizado, mas foi em 29/09/2008 e até agora nada)

Última atualização em Dom, 13 de Novembro de 2011 09:46
 

Copacabana e protesto contra Intolerância Religiosa – FÉ BAHÁ’Í

E-mail Imprimir PDF

Não sabia que ao chegar na Atlântica tinha esse protesto para a liberdade dos sete líderes BAHÁ´ÍS que estão presos no Irã. Tudo a ver com um post que fiz aqui Religião, quantas temos? Essa é mais uma das curiosas religões que não conhecia, já citei uma outra que conheci também aqui em Copacabana que foi a Perfect Liberty. Gosto muito do que está na página inicial do site ao citar que Vida é Arte.

De longe já me chama a atenção aquele aglomerado de pessoas de amarelo. Eu que estava indo para o Leme resolvi voltar. Peguei tudo que era Folder, conversei com as pessoas envolvidas. Aqui na foto da tenda estão a Odete e o Janson e me explicaram um pouco o que significava o movimento e a religião.

As pessoas passavam curiosas, paravam e perguntavam. Gosto desses movimentos na praia porque é diferente dos movimentos que vemos na Cinelândia, lá passamos correndo e sem tempo e nem querendo parar, todo mundo já com seus compromissos e afim de chegar, a algum lugar.

Entrei no site antes de postar e li que a FÉ BAHÁ’ Í, busca promover o bem-estar social e a unidade do Gênero Humano, já comecei a gostar. Se tem curiosidade acesse o site  e conheça mais um pouco. Abaixo em fontes tem
o endereço aqui do Rio que a sede fica na Siqueira Campos. O que empobrece as religiões é o radicalismo que alguns seguidores impõem. O que acontece no Irâ, nem se fala. No nosso país mesmo, existem algumas pessoas que fica tão focada naquela crença que não se abre nem para ouvir o outro, é contra tudo e todos. Só é preciso ser tolerante, não é preciso mudar sua religião, mas sim respeitar a do outro.

Ps: A mensa
gem da faixa é: Envie sua mensagem de Paz, Vida e Liberdade. Juro que não ia falar nesse time hoje, mas desde a saída de casa, como falei acima só deu ele e coisa mais linda um torcedor nota 10 registrando o movimento, fazer o quê, não deixaria passar em branco. Ah o torcedor estava com o filhinho e esposa. Fé no futuro, então.

Sobre a FÉ BAHÁ´ÍS

É a mais nova das religiões mundiais independentes, possuindo suas próprias escrituras, leis, ensinamentos e instituições. Nasceu na Pérsia, atual Irã, em 1844. Seus ensinamentos foram revelados pelo seu fundador Bahá´u´lláh como a expressão da vontade de Deus para a humanidade da época atual. O tema central da mensagem da mensagem de Bahá´u´lláh é o conceito de que a humanidade representa uma única raça e que é chegado o dia de sua unificação em uma única sociedade global. Quer saber mais então acessa o site.

Sobre o protesto para libertar o 7 líderes.

As fotos espalhadas pela areia da praia são os 7 multiplicados para um total de 7.747 dias de prisão
. São acusados espionagem, propaganda contra a República Islãmica, e o estabelecimento de uma administração ilegal.

No decorrer dos últimos 30 anos, mais de 200 Bahá´ís foram mortos, centenas de outros aprisionados, e milhares privados de emprego, educação e da liberdade de culto.

Fontes:

http://sasg.bahai.org.br/search/label/ir%C3%A3
(Manifestação pela liberdade e pela vida na praia de Copacabana)
https://sites.google.com/site/bahairiodejaneiro/
http://www.perfectliberty.org.br/ (Veja o que eles falam de VIDA É ARTE)

Assuntos relacionados:

Intolerância.exe e um F5 para atualizar o Ser Humano....

Última atualização em Qua, 22 de Junho de 2011 20:00
 

Rio (Brasil) e Flamengo solidário, tudo a ver...

E-mail Imprimir PDF

Hoje saí de casa para caminhar na orla  e encontrar potiguares que estavam hospedados perto de casa. Ainda bem que levei a máquina. Agora faço o check-list, pois já passei por momentos que não se repetem, até já postei sobre isso em A viagem e a fotografia, porque aproveitar o momento. Perdi um momento que até hoje está aqui na minha cabeça, inesquecível e sabe daquelas fotos que você manda para o globo online. Era uma lua cheia, saindo ao lado da pedra do Leme, uma coisa incrível. E, recebi um comentário mal humorado, dizendo ter detestado. Como não faço moderação deixei, só lamento.. Nem todos apreciam as coisas belas da vida, fazer o quê!.

Bem, mas vamos ao que interessa porque a primeira coisa que cliquei foi essa bandeira linda e lembrando que foi feito em todos todos os jogos pelo Brasil afora um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Já vai virar rorina clicar essa bandeira na orla, já cliquei uma vez em Ipanema no post Sorvete assado e por do sol em Ipanema, demais. que está a coisa mais linda (os dois, o por do sol e a bandeira), deslumbrante.

O outro clique em um quiosque em frente ao Rio Othon, onde está montado um estande para tirar foto com os personagens do filme Rio, muito legal. Esse estande vai ficar lá por 3 meses e você levando qualquer comprovante de compras a partir de R$ 30,00 que tenha sido com cartão VISA, terá direito a uma fotografia no painel montado por eles, ou então comprar um dos produtos do filme, canecas, toalhas, etc..É, claro que irei voltar lá para tirar essa foto,  com certeza. Estava sem comprovante. Pode ser de compras feitas há 3 meses até a data atual.
Enquanto escrevia, ligava para minha Sobrinha, Suzana que mora em Natal e me  disse:  “Tia pensei em você o tempo todo acabei de sair do filme Rio” e eu disse: “E eu estou escrevendo sobre ele”.

O filme Rio na era do Gelo estreou sexta-feira dia 8 e já li que no Brasil teve a melhor estreia da história para uma animação, mas estou deixando para ir na quarta-feria que é o dia mais barato. A estreia que se deu em 72 países já resultou em uma ibilheteria total de US$ 55 milhões, tomara que seja um sucesso, até porque é um projeto de Brasileiro/Carioca, Carlos Saldanha radicado nos estados Unidos, no filme faz uma espécie de declaração de amor a sua cidade, muito legal.  É o Brasil sendo mostrado por um Brasileiro, deve ser outra coisa, vamos ver. Diferente daquele seriado (não lembro o nome agora) que mostrou o Rio de uma forma horrorosa, muitas vezes é o que se faz, muitos lá fora querem sair daqui denegrindo a imagem do Brasil. Vamos acabar com aquela imagem que o Brasil só tem samba. Além dele tem muito a se mostrar que carnaval não está ligado só a oba, oba, como eles pensam. O carnaval é a cultura sendo levada em forma de alegria, ali naquela avenida enquanto passa uma escola tem todo um contexto. O samba não pode parar de ser mostrado nunca, mas como cultura e não como aquela imagem do oba, oba, que muitos só tinham. Gringo só tem a imagem de mulher nua (está mudando..). Mulatas e pasistas com samba no pé sim, mas vamos mostrar que temos mais e mais coisas. 

Mas, o mais importante desse post aqui hoje foi o ato de carinho que a Patricia Amorim fez ao visitar o  Alan no Hospital. Pois ele foi o menino que ferido, atingido por três tiros durante o massacre na escola Tasso de Oliveira, em Realengo, conseguiu fugir, chamar a polícia e evitar uma tragédia ainda maior. 
Ainda internado, o menino revelou aos funcionários do Hospital da Polícia Militar (HPM) um grande amor pelo Flamengo. Leia na íntegra a reportagem no lin, em fontes. A foto foi copiada da mesma fonte e existem mais fotos, confira.


Esse ato de carinho da Patricia será admirado até pelos contrários. A meu ver isso é ato de mãe, de sentimento, um ato humanitário e qualquer pessoa com um bom coração, faria isso. Em um momento desses, ninguém deve estar pensando em rivalidades entre times e nem como propaganda. Observa o sorriso do Alan, aumente a foto e veja a sinceridade do sorriso dessa criança. Só tem mais é que parabenizar a Patricia Amorim.  Acredito se o Alan  fosse de outro time, o outro presidente como um ato solidário, também faria o mesmo, afinal essas crianças vão precisar de mais atenção e um acompanhamento psicológico pelos próximos dias e se Deus quiser elas vão superar. Achei lindo a torcida do São Paulo soltando balões brancos, com os nomes das crianças.

ps: Saudações a torcida rubro-negra pela vitória de 2 x 0. O dia hoje foi demais...O Alan deve estar muito satisfeito, que bom!. Que São Juda Tadeus e todos os santos protejam essas crianças.
ps1: Ah ao mesmto tempo que escrevo estou ouvindo uma entrevista com o ministro do STF, onde diz que em casa, não conseguiu exercer supremacia sobre os filhos. Ele é fluminense e os fillhos flamengo é um vírus nacional, quando pega não tem quem consiga injetar a vacina (risos). Já disse isso em  Flamengo, um Vírus nacional – Eu não quero vacina.

Atualizado 11/03/11 às 21:10:

Não cheguei a lembrar, mas ao ligar a Tv para ver o noticiário do meio dia ainda passava os Simpsons. Um desenho que sempre achei chato e ainda mais depois daquela polêmica que gerou, levando a imagem negativa do Rio. Hoje, mesmo via a cena em que a irmã dá um tapa no rosto do irmão. Desnho para criança? Cabe aos pais filtrarem o que seus filhos possam ver (crianças em formação). Diferente daqueles desenhos infantis de nossa época.

Hoje li mais uma coisa boa para a torcida rubro negra. De parabéns nós e a Patricia Amorim por a homenagem oferecida pela ABL - Academia Brasileira de letra. Mais detalhes em fontes.

Atualizando as crônicas do Manoel Carlos e da Fernanda Torres, já que não estava aqui no período de carnaval, tem tudo a ver com o que escrevi acima. Vou transcrever parte, caiu perfeita sobre a cultura no carnaval. Os blocos de rua no Rio, cada vez mais diversificados para todos os gostos e como gosto de sair em bloco de rua, acompanhava os amigos pelas redes sociais no carnaval vi que saiu a banda dos Beatles, cada vez com mais foliões. Hoje, lendo a crônica de Manoel Carlos ele falava que estava se preparando para ir a um hotel fazenda com a esposa (fugindo do carnaval), quando chega um e-mail da Heloisa Fischer, uma animadora cultural que trabalha dia e noite pela música clássica, com um convite para um bloco Feitiço do Villa. Sim, Villa-Lobos, que é um divertido bloco "para maestro nenhum botar defeito"! Junto ao convite eletrônico, um clipe da Pequena Serenata Noturna, de Mozart, um dos números musicais dos foliões. E o bilhete-convite termina com um "Viva a música clássica! Viva Villa-Lobos! Vivam os músicos de orquestra do Rio de Janeiro" Viva o samba!"

Vocês já pensaram que coisa diferente, pular ao som dos clássicos? Então, claro pelas próprias palavras do Manoel Carlos ele não resistiu: vou sair nesse bloco!

Fontes:

http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/12475 (Patricia Amorim levando a camisa do Flamengo com o nome do Alan)
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/04/times-pelo-brasil-fazem-homenagens-vitimas-da-chacina-em-realengo.html (times fazem homenagem as vítimas de realengo)


http://oglobo.globo.com/esportes/carioca2011/mat/2011/04/11/flamengo-recebe-homenagem-da-abl-924203088.asp

http://oglobo.globo.com/rio/fotogaleria/2011/14251/ (Rio estreia em 72 Países)
www.youtube.com/watch?v=LQkwNUiFqLs (vídeo do filme)
filme-trailer.com/filme/rio/ (video)

Última atualização em Ter, 12 de Abril de 2011 20:00
 

Carlos Drummond de Andrade - No mar estava escrito uma cidade

E-mail Imprimir PDF

Hoje me deu curiosidade de saber de onde vem a frase (no mar estava escrito uma cidade) que está escrita no banco da estátua do Drummond, então a melhor forma de saber é pesquisando e só assim eu começo a ler tudo que o Drummond publicou. A frase faz parte de um de seus poemas, Mas viveremos.


Vocês já devem ter notado como sou apaixonada por Copacabana e por essa estátua de Drummond, não!!...

Se tiver curiosidade em saber mais sobre Drummond, então acesse Carlos Drmmond de Andrade
Aproveitando mais uma vez, ao falar de Drummond então vou postar aqui as fotos que fizeram parte da exposição Cow parade em 2007.
Todas as fotos foram retiradas da net. A primeira foi do fotolog.com.br e a segunda está identificada na própria foto.

Informação atualizada em 20/06/2011.

Dedicatórias para os amigos (aqui é um livro que reune as dedicatórias de Drumond em verso)

Informação atualizada em 29/06/2011.

No post que fiz  hoje Meia noite em Paris na Lagoa Rodrigo de Freitas - Cinépolis Cliquei a vaquinha que lê um livro ao lado de Drummond (veja em leia mais). Hoje ela está lá no shooping Leblon, ao lado da loja de sua proprietária. Clique em

Informação atualizada em 23/08/11 a inclusão da vaca que está exposta no metrô da Carioca. Veja em leia mais.

Assuntos relacionados:

Drummond, Copacabana e meus cliques.

Evento de Capoeira na atlântica.

Informações atualizadas em 31/10/11

Pena que hoje o dia está chuvoso e só cheguei em casa à noite, senão teria ido clicar uma foto comemorando os 109 anos do Drummond. Conheça e saiba mais sobre Carlos Drummond de Andrade - 109 anos de nascimento.

E link o aqui.

Atualização de notícias sobre a estátua em 03/01/2010.

Fonte: VejaRio da edição de veja nº 2146 - ano43 - nº1.

Desde a sua inauguração, em 2001, os óculos de Drummond foram furtados sete vezes. No dia 28/12/2009 ele ganhou o seu oitavo óculos (cada reparo custa em média 3000 reais). Só que agora foram instaladas duas câmeras de vigilância no canteiro central da Avenida Atlântica, para inibir o ataque de vândalos. O poeta de Itabira não ´o único notável do século XX eternizado pelas ruas do Rio. Pela cidade, há espaço para homenagens aos compositores Dorival Caymmi, Pixinguinha e Noel Rosa e aos jornalistas Ibrahim Sued e Zózima Barroso do Amaral, entre outros.

A revista deixou de citar a de Ary Barroso, que fica no Leme, só que, por ser do outro lado do calçadão, não fica tão visível para o turista, aguardem que postarei aqui mais detalhes.

Informações atualizadas em 20/10/11

Ary Barroso no La Fiorentina

 

O que é o cow parade?

Última atualização em Qua, 27 de Julho de 2016 07:30
 

Copacabana

E-mail Imprimir PDF

Vista parcial de Copabana a partir do pão do açucar

Em Copacabana nada é igual, normalmente quando nos acostumamos com o lugar, tudo fica comum e rotineiro. Mas, não é assim nesse bairro/cidade (ocupa uma aéra de 7,84km² com 150.000 habitantes), pois mesmo para quem acha que conhece, sempre está surgindo uma coisa nova. É o bairro dos encantos mil, pra mim não tem coisa mais linda do que aquele formato de um colar de pérolas para a princesinha do mar, sou suspeita, pois sou encantada. Então, com certeza é desse bairro que falarei mais com conhecimento de causa, pelo menos dos lugares próximos onde moro. Estarei sempre buscando e acrescentando as novidades, muitas vezes até pra mim. Como, por exemplo, até a semana passada, passava todo dia em frente a uma construção (antes era uma loja), ficava curiosa e me perguntava “o que será que vai ser aqui?”
Pois bem, nessa construção surgiu um novo barzinho, estão surgindo muitas casas de café tipo Bistrô, casas de sucos, nem se fala!. São tantas que dá vontade de tomar um suco, diferente, a cada vez que saio de casa.
Conheço mais o bairros vizinhos (O bairro faz divisa com Lagoa, Ipanema, Botafogo e Leme), mas vou passar a conhecer os outros quando me pedirem informação, pois creio que através da rede terei colaboradores dos bairros, que me ajudarão e, se for o caso, eu mesma posso também ter o interesse de conhecer, como também postarei todas as dicas dos amigos que moram em outros bairros, procurando mostrar as peculiaridades de cada bairro, o que tem de melhor, aonde ir à noite, etc, etc.
Sim, porque como a cidade é grande e nem todo turista fica só na zonal sul, existem as famílias espalhadas por toda a região do RJ, muitas vezes a saudade e o aconchego da família faz com que a pessoa dispense o hotel, não é nem a questão financeira é curtir a família. Conheço várias pessoas que dizem “não posso deixar de ficar na casa de meu irmão”. Para os nossos parentes, se não aceitarmos a hospedagem é considerado uma desfeita (risos).

 

Última atualização em Qui, 03 de Junho de 2010 10:24
 


Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1269066