conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal Eventos Jogos Olimpicos Rio 2016

Jogos Olimpicos Rio 2016

E-mail Imprimir PDF

Em 05/08/2016 foi dada a abertura do tão esperado jogos olímpicos no Rio de Janeiro. É a primeira vez que uma olimpíada é realizada em um país da América do Sul. Os organizadores fizeram um espetáculo de luz e cores na abertura contando a nossa história, que deixou todos encantados.


A cidade está vivendo um clima de esportes, são pessoas de todas as nacionalidades. Estou muito feliz em ter a companhia dos amigos Potiguares. Vou assistir vôlei de quadra e de praia, entre os amigos estão uns que estão aproveitando o máximo possível, tendo uma overdose de alguns esportes raros como, por exemplo, o tênis, afinal não é todo dia que temos em nosso solo os craques dos esportes mundiais, então é cada um torcendo e curtindo o que mais conhece.

Quanto ao resultado final, com medalhas, vou torcer para alcançar dentro das expectativas o máximo de medalha possível e, se tiver surpresa, melhor ainda. Uma pena que o país não investe tanto em esporte quanto deveria, pois não faltam pessoas com talento e força de vontade. Só, não temos o devido incentivo. Se tivéssemos um investimento maior (não só em períodos olímpicos) teríamos um celeiro de craques.

A venda de produtos do evento, achei muito caro. Minha intenção era comprar os mascotes dos jogos que é o Vinicius, nosso eterno poeta da bossa nova e o Tom, nosso maestro que cantou os encantos do Brasil, dois grandes nomes da nossa música.

Origem dos jogos Olímpicos

Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado.

Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.

Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.

Quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. No ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

Você Saiba?

- No ano de 1916, as Olimpíadas deveriam ocorrer na Alemanha. Porém, em função da Primeira Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos foram cancelados.

- Em função da Segunda Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos de 1940 e 1944 também foram cancelados.

- Os principais valores do espírito olímpico são: entendimento mútuo, igualdade, amizade e jogo limpo.

- Críquete, golfe e cabo-de-guerra já foram esportes olímpicos no começo do século XX. Nas Olimpíadas de 1920 (Antuérpia - Bélgica), o tiro ao pombo também fez parte do quadro de jogos olímpicos.

- O lema olímpico "Citius, altius, fortius" (mais rápido, mais alto e mais forte) foi proposto por Pierre de Coubertin em 1894. Porém, o lema só foi oficialmente introduzido nas Olimpíadas de Paris de 1924.

- Em 1906, por questões de interesses políticos, a Grécia organizou uma Olimpíada de forma não oficial. O evento não teve destaque internacional, sendo que muitos países não estiveram presentes. Neste evento, fez parte um esporte muito curioso: o arremesso de pedras.

- É comemorado em 23 de junho o Dia Internacional do Atleta Olímpico.

Continue lendo mais sobre o assunto clicando aqui. ou nos links indicados em fontes. 

Bandeira Olímpica

A bandeira representa a universalidade do espírito olímpico, ética no esporte e união através do esporte. Os anéis entrelaçados representam os cinco continentes com suas respectivas cores, sendo que o anel azul corresponde a Europa, o anel amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e o vermelho as Américas).

ps1: Acabou as olimpíadas com um alto índice de satisfação, superou as expectativas. Eu adorei e fui a quatro eventos maravilhosos. Conheci a vila Olímpica e só espero agora contar com o bom destino que vão dar aos espaços que foram projetados para pós olimpíadas, que seja feito o uso adequado principalmente para a população carente de incentivos de um modo geral. Pra mim dois legados maravilhosos que já comprovei o túnel Marcelo Alencar e o Metrô da linha 4.

Quanto ao souvenir da olimpíada o que mais queria ter comprado era o logotipo, que são três pessoas dando as mãos, representando a união dos povos. Era oferecido aos atletas no ato da premiação. Uma pena não ter à venda, muitos queriam.

Vem aí as paraolimpíadas, mas como não é tão procurada como as olimpíadas vamos fazer a propaganda boca a boca e ver o verdadeiro exemplo de superação, força e coragem do ser humano. Pena que nessa data vou estar em Natal, mas torço pelo sucesso dos participantes.

Assuntos relacionados:

Tom Jobim - Um Homem Iluminado

Tom Jobim em Ipanema

Fontes:

http://www.suapesquisa.com/olimpiadas/

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao-fisica/historia-das-olimpiadas.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos

http://olimpiadasdorio2016.com/

https://www.rio2016.com/

https://www.rio2016.com/mascotes/#!home (história dos mascotes Vínicius e Tom)

http://www.viniciusdemoraes.com.br/

http://dicionariompb.com.br/tom-jobim/dados-artisticos

http://entretenimento.uol.com.br/famosos/tom-jobim/index.htm

http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2014/12/vinicius-e-tom-sao-os-nomes-escolhidos-para-os-mascotes-de-2016.html (Foto desse site)

http://www.infoescola.com/esportes/volei-volleyball/

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/volei_de_praia.htm



 

 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1307886