conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal Eventos Potiguares no Frevo em Olinda – 2016 – 2º ano.

Potiguares no Frevo em Olinda – 2016 – 2º ano.

E-mail Imprimir PDF

O bloco Potiguares no Frevo em Olinda foi uma ideia do nosso amigo Ricardo Mariz para sair uma semana antes do carnaval, isso porque os amigos em comum são amigos de muitos carnavais, Somos veteranos no carnaval de Olinda (quantos anos ? não precisa contar..kkk). Mais recentemente de uns 4 anos pra cá, ele e alguns amigos começaram a irem ao carnaval uma semana antes, na prévia do carnaval e, daí surgiu a ideia do bloco. Começou com um pequeno grupo de amigos indo para as ruas de Olinda e foi aumentando através da indicação de um amigo ou parente, esse foi o segundo ano que o bloco saiu e já conta com 120 componentes. E, está sendo tão bem organizado (tivemos concentração com direito a coquetel e tudo) e requisitado que a cada ano a tendência é aumentar. É aquela coisa gostosa de brincar com família e amigos, que mal termina a folia e os que gostam já pedem a inscrição para o próximo e que acrescente mais alguém.

Eu saí do Rio/Natal e de Natal/Olinda para conhecer o bloco, ADOREI, e já quero, TAMBÉM, fazer parte no próximo ano. É um Bloco onde alguns já são avós. Mas, não são avós comuns, são os avós que tem pique que se cuidam e gostam mesmo do frevo (o próprio Ricardo é um deles). Daqui a pouco estarão fazendo parte do bloco, também, os netos. Que venham as futuras gerações para manter a cultura do frevo, que é bom demais.

A tendência do carnaval de rua é crescer em todas as capitais. A prefeitura de Natal esse ano investiu no carnaval e recebeu um público muito bom, mostrando que o carnaval está crescendo. Bom para a cidade e para o crescimento do turismo. No sábado 6/2 entre várias atrações recebeu o monobloco que é um bloco carioca, tudo a ver Rio/natal.

Para uma cidade com tradição nada como investir em turismo, foi o que vemos nesse vídeo (clique aqui) que a cada passageiro que chegava ao aeroporto de Recife, recebia uma sobrinha (símbolo do frevo) na esteira. Veja Vídeo. É a divulgação para a preservação da cultura do frevo.

Além da formação do bloco, o Ricardo também nos fez o favor de providenciar a hospedagem para o grupo, fechando com o Hotel 7 colinas em Olinda http://www.hotel7colinas.com.br/. É aquele tipo de hotel que por fora você não imagina nunca que tem uma estrutura tão boa. Muito arborizado com uma área que parece mais um sítio e ainda com uma piscina super gostosa, ideal para quando chegar do frevo. Lá você tanto tem a opção de fugir do carnaval e ficar só como espectador (não era o nosso caso), como só abrir o portão e cair no frevo.

As fotos: Ricardo com nossa porta estandarte, Edinha que não tem pra ninguém, tem um pique invejável e, tivemos a visita de duas pernambucanas, Socorro e Mirna que nasceram com o frevo no sangue, e foram nos prestigiar com sua presença.

PS: Ricardo a cada carnaval adquire mais adereços e arte com tema de carnaval. Eu digo a ele que daqui a pouco ele já poderá criar o museu do carnaval de Ricardo e uma ideia minha que poderia ser em sua terra natal, Serra Negra do Norte (RN), assunto esse que até já citei aqui no post Serra Negra do Norte - Filho da Terra = Amor.

Conheça a história do Frevo.

Olinda, o maior carnaval do mundo

Em seus primórdios, a história do carnaval de Olinda confunde-se com a história da folia no Recife e em Pernambuco. Tal como hoje a conhecemos, a maior festa popular do mundo é um evento relativamente recente, sendo marcado pelo surgimento de agremiações como o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores, fundado em 1907, e o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas, de 1912, ambos ainda presentes nos carnavais da atualidade.

O carnaval de Olinda preserva as mais puras tradições da folia pernambucana e nordestina. Todo ano, pelas ruas e ladeiras da Cidade Alta desfilam centenas de agremiações carnavalescas e tipos populares, que mantêm vivas as genuínas raízes da mais popular festa do Brasil. São clubes de frevo, troças, blocos, maracatus, caboclinhos, afoxés, cujas manifestações traduzem a mistura dos costumes e tradições de brancos, negros e índios, base da formação do nosso povo e de nossa cultura.

Um diferencial da folia olindense são os bonecos gigantes, dos quais todo ano são criados novos tipos, e hoje já são mais de uma centena desfilando nas ruas e ladeiras da cidade. Na Terça-Feira Gorda, eles se reúnem e mostram toda sua graça entre os largos do Guadalupe e do Varadouro, em um encontro que se tornou tradição da folia em Olinda. Esses bonecos são uma herança européia e têm sua origem nas procissões do século XV. Lá, os bonecos acompanhavam os cortejos religiosos. Aqui, enfeitam a festa pagã. O primeiro boneco a sair às ruas de Olinda foi o Homem da Meia-Noite, que anima a folia desde 1932.

Os tipos populares também são outra tradição do Carnaval de Olinda. A cada ano, eles enchem as ladeiras da Cidade Alta encarnando personagens inspirados tanto nos noticiários do dia a dia, como nos mais tradicionais costumes, todos retratando em suas fantasias a irreverência e a crítica social tradicionalmente presentes no carnaval da

Curiosidades:

- Um dos mais conhecidos bonequeiros de Olinda é o artista plástico Silvio Botelho.

- Existe a embaixada dos bonecos de Olinda, que não é em Olinda e sim em Recife, Clique aqui e saiba mais.

Assuntos relacionados:

Blocos, Frevo e Samba alegria dos foliões

Escola de Samba - Salgueiro

Flamengo e Salgueiro, dois amores.

Enredos das escolas de samba para 2014

VILA IZABEL - Campeã carnaval 2013

"Fama" - samba enredo salgueiro 2013

Eu canto samba e Escravos da Mauá

A dama de Ferro em pleno carnaval. Um retrato fiel demais.

'Salgueiro apresenta: o Rio no cinema’

Metrô e Carnaval - Urgente

Serra Negra do Norte - Filho da Terra = Amor


Fontes:

http://www.simplescoisasdavida.com/historia-do-carnaval-de-olinda/

http://www.suapesquisa.com/carnaval/carnaval_olinda.htm

http://carnaval.olinda.pe.gov.br/historia

http://carnaval.olinda.pe.gov.br/historia/homenagem-ao-frevo/o-frevo-em-olinda

http://www.hotel7colinas.com.br

http://www.destinodeviagem.com.br/a-embaixada-dos-bonecos-gigantes-de-olinda/ (museu dos bonecos, que não fica em Olinda, mas em Recife).

http://www.bonecosgigantesdeolinda.com.br/fotos.php (fotos de bonecos com várias caricaturas).

http://fotospublicas.com/veja-fotos-desfile-dos-bonecos-de-olinda/ (várias fotos dos desfiles do bonecos de Olinda).

http://carnaval.ne10.uol.com.br/2016/01/29/3394/ (sobrinhas do frevo na esteira de bagagem)

http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-23488.html (prefeituta acertou ao investir no carnaval, o baile de máscara foi um sucesso)

https://portalnoar.com/prefeito-afirma-que-sucesso-carnaval-de-natal-superou-expectativas/ (sucesso do carnaval)

 

Comentários  

 
0 #1 Maria da Guia 2016-02-08 21:42
Nota 10 para post. Tudo escrito com muita clareza. Aprendi mais um pouco sobre o carnaval.
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1411963