conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal Eventos Evento de Capoeira na atlântica.

Evento de Capoeira na atlântica.

E-mail Imprimir PDF

Caminhar no calçadão da Atlântica e com chuva é diferente, ainda mais no último domingo (21/08/11). Estava aquele frio gostoso, mas mesmo assim bastante frequentada. Também houve a meia  maratona Internacional  e logo após na parte da tarde começou o evento dos  jogos mundiais de Capoeira, consequentemente muitos turistas, claro. O diferente é que enquanto caminha, você vai usando os quiosques para se abrigar quando os pingos de chuva aumentam.
Saímos de casa para ir tomar o café da manhã na confeitaria Colombo do forte, mas ao chegarmos lá já eram 13:00hs, optamos por almoçar. As turistas Campinenses, como ainda iam para o aeroporto vieram embora de táxi e eu fiz questão de vir caminhando e clicando, curtindo uma chuvinha fina gostosa e fazendo umas paradinhas nos quiosques e observando aquele tempo nublado fiz uns cliques nos quiosques que parei.  Alguns quiosques agora tem uma faixa do Rio, Festival  de gastronomia.
Mas, o melhor de tudo foi o batuque dos tambores dos participantes do Festival Internacional de arte capoeira e, quando começaram a tocar aqueles tambores, uma loucura....   Me  deu uma vontade tão grande de aprender tocar..... Sei  não! Parecia que eu estava atrás dos blocos de Olinda ou atrás de uma bateria de escola de samba, bom demais.
Só agora é que observei que foi aberto um restaurante na calçada do  hotel Debret de nome Brasileirinho, me chamou a atenção pelas cores do letreiro que eu achei lindo. Fui lá até a porta para consultar o menu, comprovando que são pratos Brasileiros de um modo geral com comidas de várias regiões, gostei. Mas pelo que li dos críticos o único defeito são os preços dos vinhos. Leia em fontes. No geral sem pensar em beber vinhos tão caros e deixando os vinhos à parte, gostei e um dia vou almoçar lá para conhecer. Já imagino aqui os convidados que irão adorar a sugestão e, então farei um post só do local, pois achei muito simpático. Pesquisei e pelo que li no site do enoventos.com.br  fiquei  com a água na boca para experimentar a moqueca capixaba e com  vontade de conhecer a decoração. 
Já que meu site é também de pesquisa servindo para mim e, espero que para vocês também então fui pesquisar um pouco sobre a capoeira, já que hoje é o meu assunto principal. Adorei ter presenciado o evento e conhecer um pouco mais sobre o assunto..
O que é capoeira?
A Capoeira, chamada hoje de "o esporte brasileiro", ou "a arte marcial brasileira", é, na realidade, uma rica expressão artística (mistura de luta e dança) que faz parte do patrimônio cultural afro-brasileiro. Depois de sofrer duras perseguições, chega ao Brasil, na primeira metade do nosso século, sob a forma de Capoeira Angola. É a partir desta forma inicial que o famoso Mestre Bimba cria outra variante, a chamada Capoeira Regional, forma que hoje se expande por todo o Brasil, chegando até a outros países.
O presente trabalho propõe oito características que, de acordo com o nosso critério, definem a Capoeira tradicional (Angola) como uma forma artística única, criação afro-brasileira que reflete fielmente as pautas do grupo étnico do qual surge. Como chega até nós, tem aspectos de dança, luta, jogo, música, ritual e mímica A conjunção de todos esses elementos gera um produto que não pode ser classificado atendendo apenas a uma única dessas facetas, sob pena de perder sua originalidade como arte.
Com base nessas características, apresentaremos um rápido panorama do desenvolvimento histórico dessa arte, desde a terceira década do século até nossos dias.
A Capoeira como arte
As oito características que, segundo nossa maneira de ver, diferenciam a Capoeira Angola e a definem como arte são as seguintes:
1) Malícia
2) Complementação
3) Jogo baixo
4) Ausência de violência
5) Movimentos bonitos
6 ) Música lenta
7) Importância do ritual
8) Teatralidade
Leia mais em http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_10/rbcs10_05.htm

Diversas fontes sobre a capoeira:

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm (história da Capoeira e seus diversos estilos)
http://www.abrasoffa.org.br/folclore/danfesfol/capoeira.htm (história da capoeira)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira_%28arte_marcial%29
http://abadacapoeira.com.br/blog/
http://visaocarioca.com.br/?p=17628
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_Bimba (foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de capoeira regional).
http://www.mestrebimbaofilme.com.br/ (a  vida de Manuel dos Reis Machado, o MESTRE BIMBA (1899-1974), que iluminou a prática da capoeira, tornando-se o seu mais conhecido e admirado nome em todo mundo. Uma história com muita capoeira, contada por alguns dos seus mais importantes alunos, seus familiares e pelos que se dedicaram a estudar sua genial personalidade. MESTRE BIMBA - A Capoeira Iluminada )
http://www.enoeventos.com.br/201102/brasileirinho/brasileirinho.htm (A decoração valorizada pela extensa coleção de artesanato brasileiro, garimpada por Leonardo Braga, o proprietário, em suas viagens pelo país afora, é emocionante. O teto do restaurante é todo coberto de luminárias de cestas de palha invertidas que dão um toque bastante aconchegante ao ambiente. É um Brasil de bom gosto!)

ps:  Sempre procuro dar um significado a algumas coisas e só agora selecionando as fotos é que vi que posso fazer uma relação do quiosque ISTO É Independente,  com o meu site/blog , tem tudo a ver comigo e explico para os que me leem a primeira vez. Não é um serviço e sim um hobby e daí passando para um projeto (futuro) que está cada dia mais empolgante no início difícil já que foi idealizado por mim e algumas pessoas achando loucura, mas agora e a cada dia ganhando novos colaboradores, está uma delícia. Ao mesmo tempo penso se desde o início tivesse sido fácil não prestava. E pensando na facilidade dos que têm paitrocínio, é moleza. Eu sou o paitrocínio e mãetrocínio ao mesmo tempo, muito bom.

Muita informação? É o meu estilo de ser, ou melhor, de fazer o site/blog, independente e sozinha, por isso o ISTO É INDEPENDENTE. Fico pensando se tivesse alguém mais colaborando entre uma das duas cidades Rio e/ou Natal, prestaria? Acho que não. Já não seria mais o meu estilo. E o quiosque o CARIOCA COMO VOCÊ é que cliquei para enviar para uma pessoa que é mega carioca e está fora do País, para fazer uma sessão nostalgia para ele. Para quem não conhece os quiosques é um projeto que começou a ser trocado em Copacabana. A tendência é trocar todas da orla até a Barra por esse novo padrão. A grande maioria tem patrocínio de grandes marcas, leia sobre em um post que já dei entrada sobre o assunto Praia e outros passeios no mesmo dia. APROVEITE..

ps1: Hoje atualizei o link do Drummond onde falo do COW PARADE. É que cliquei uma das vacas do evento que fica  na estação do metrô carioca no centro do Rio de Janeiro. Foi  adquirido no leilão pelo Metrô, tudo a ver. A vaca é comprida e lembra um vagão de metrô.
O que é o cow parade?
Clica aqui no post de Carlos Drummond de Andrade - No mar estava escrito uma cidade em que explico e tem as fotos das vaquinhas que foram leiloadas.

Assuntos relacionados.
História da arte – Drummond e Debret (já tinha falado sobre esse hotel Debret onde hoje está instalado o Brasileirinho aqui nesse post)

Confeitaria Colombo no Forte de Copacabana

 

 

Comentários  

 
0 #1 2011-08-30 01:08
Soninha, só em pensar que saímos para tomar um simples café e encontramos tantas novidades bacanas pela extensão da Av. Atlântica em um domingo chuvoso! E como diz aquela canção: "cariocas não gostam de dias nublados"... rsrs
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1391011