conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

Estátua do Dorival Caymi em Copacabana

E-mail Imprimir PDF

Quando cheguei aqui  e dizia que era de Natal,  diziam ah do Norte e eu: “ não,  sou do nordeste”.  Corrigia o tempo todo, hoje já me acostumei e deixo para lá. Da mesma forma alguns de meus, conterrâneos,  dizem  Sul com o Sudeste e por aí vai (não é nem questão saber ou não  geografia, será!?..). Aqui,  na região Sudeste  ficam na piada dizendo daqui pra cima é tudo norte.  Como aqui (para alguns) todo nordestino é Paraíba, em São Paulo é Baiano eu já me acostumei e já sei diferenciar quando é normal e quando é pejorativo, Sim, porque o  pejorativo é quando o próprio Carioca chama o outro conterrâneo de Paraíba, por ter feito uma m.....   Quem pensa e age pense na injustiça. E, é a mesma coisa que dizer que todo Carioca é malando, 171, bandido e série de adjetivos ruins.  Pense nisso e se coloque no lugar do outro. Mesma coisa quando lá fora dizem (ainda dizem!?) que no Brasil, só tem índio.  Não generalize.
Aqui  apenas foi uma  entrada e hoje (04/02/2011) é para fazer esse post me redimindo , pois há muito estava devendo a estátua de um conterrâneo de região e literalmente,  baiano Dorival Caymi. Também acho que é porque morreu há pouco (16/08/2008) e nem lembro que morreu!. O que não achei muito legal é o local escolhido para a estátua. Não só eu penso assim, como vários transeuntes que já vi e ouvi. Li alguns  comentários sobre o assunto. Sei  que o local foi escolhido porque ele batia papo com os pescadores ali do posto seis e é até em homenagem aos pescadores e de como ele gostava de frequentar aquele local.  
Outra coisa que acho que falta em algumas estátuas é a uma plaqueta com a identificação com nome e o que fez a pessoa,  quantas vezes já presenciei as pessoas olhando para a estátua de Drumond e perguntar quem foi? Ah,  e bom que não sabe de quem é a estátua, mas tira a foto assim mesmo, acho um barato. Já ouvi uma criança perguntar para a mãe, quem era e ficou sem resposta, claro que eu estando por perto e dependendo da receptividade (simpatia), eu respondo.   Era só colocar uma identificação, poeta, nascido ano nascimento e falecimento o básico. Daí quem quiser mais informação corre atrás.

Encerrando o post, coloco aqui uma marchinha escolhida em 10/02/2010, por um Bloco de Laranjeiras que é o Maracangalha. Como conhecia um dos compositores, o Manhães e é conhecido como o Dr. Bohemia, inclusive ele ministra aula de bohemia na UFF em Niterói, não sabia nem que existia essa disciplina, mas acreditem existe, fiquei até um dia quando ele viesse para as aulas práticas na Lapa com a turma eu me encaxaria e iria e, olhem que não sou nada boêmia era só uma aula, para matar a curiosidade. Voltando a marchinha, não poderia deixar de encaixar aqui, nesse post essa marchinha escolhida pelo público e eu estava lá. Foi um evento muito legal, que aconteceu na cobal do Humaitá, outro local agradável, de se conhecer e bebericar, você fica vendo o cristo, iluminado e de braços abertos para você.

Se quiser conhecer mais sobre Dorival, visite o http://books.google.com.br/ que é o site de livros online, grátis. Pesquise por Dorival Caymmi.

A marchinha escolhida foi, DESDE DAÍ, DORIVAL!  Que era  para o carnaval de 2010, inclusive era o dia do aniversário do Manhãs, não teve presente melhor. 
Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco
Maracangalha 2010


Desce daí, Dorival!


Compositores: Guina & Manhães


Dorival Caymmi
Desce daí [do céu], ô Dorival! 
Seu bloco Maracangalha
Já tá com tudo pra brincar o carnaval.
[ô Dorival]

Dorival Caymmi
Desce daí [da rede], ô Dorival!
Seu bloco Maracangalha
Já tá com tudo pra brincar o carnaval!

Se não tem dinheiro [pra quê]
Sobra inspiração.
É filha da luta [o quê?]
Nossa emoção.

A gente não liga nem desliga,
Chega de ordem,
Aqui não tem mijão!

Vem comigo meu amor,
O poeta falou:
Marancangalha é o paraíso
Que restou...

Vem comigo,meu amor,
O poeta falou:
Maracangalha é o paraíso
Que restou!
[ô Dorival]


PS: Esse post tinha que ser hoje, porque na rua escutei por duas vezes a música maracangalha de Dorival e ao buscá-la no maravilhoso you tube a primeiro vídeo que encontrei, foi um ensaio perfeito com Tom Jobim, pai e Filho (os Caymi) ensaiando maracangalha. E, é por isso que cada vez mais e a cada descoberta gosto de ter tido a ideia da criação do conectando, embora não muito acessado pelos conterrâneos, que dizem que sou louca, procurando o que fazer e um monte de prós, mas contra que a favor, mas o que interessa é que eu gosto de fazê-lo, por prazer. Até já falei sobre  isso no post  Maiores estátuas do Brasil - RJ e RN.

Fontes:

Assunto já postado que falava de Tom Jobim - Um Homem Iluminado

http://www.youtube.com/watch?v=fr9-2Wjy2RY&feature=player_embedded (Vídeo de Maracangalha com Tom Jobim e Dorival Caymmi e suas famílias em um ensaio na casa do Tom Jobim no Jardim Botanico - RJ)
http://queilarte.blogspot.com/2009/12/dorival-caymmi-o-pintor.html (Dorival também pintava)
http://www.flickr.com/photos/selusava/3138765562/#/photos/selusava/3138765562/lightbox/ (foto da estátua muito bonita através do flickr de selusava)
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/12/11/praia_de_copacabana_ganha_estatua_em_homenagem_dorival_caymmi-586954500.asp
(Link que tem a foto de Dorival com seu filho, Danilo Caymi)
http://queilarte.blogspot.com/2009/12/dorival-caymmi-o-pintor.html (Queila Levinstone, uma blogueira que mora em  Boston e postou sobre Dorival)
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u143.jhtm (biografia)
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT703614-1655-2,00.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dorival_Caymmi (Dorival no wiki)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Discografia_de_Dorival_Caymmi (Discografia)

Informações atualizadas em 09/11/11

Só hoje vi a nova estátua do Dorival e fiquei satisfeita demais. Que bom que o próprio escultor (Otto Dumovich, foi o próprio quem custeou a nova) reconheceu que a primeira não estava tao boa, que ele poderia fazer melhor, foi o que fez. Está de parabéns. Agora sim elogiada por todos os que vi por perto e até vi muito mais pessoas parando e tirando fotos. Dorival ficou muito mais simpático, com certeza.

 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1363644