conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

Caixa Cultural - Centro cultural da CEF

E-mail Imprimir PDF

Ontem,  25/11/2011 fui ao centro cultural da Caixa Econômica Federal da Av.  Rio Branco  esquina com Almirante Barroso.  E, estava acontecendo 3 exposições. Comecei  pela que tinha mais a minha cara, que era a mostra de  OBRAS SELECIONADAS – RJ.  Sabe aquele filme que passa na sua cabeça e,  você se vê dizendo eu já vi esse filme, em outro formato, mas vi.  Sendo que o meu filme é virtual e em outro contexto.  Meu Deus que incrível, até o número 27 no meu filme tem.
A mostra é a continuação da exposição Galeria CAIXA Brasil, que levou mais de 600 obras de arte,em novembro de 2010, a todas as 27 capitais do país.

Durante esse período, cada um dos mais de 49 mil visitantes pôde votar nas 3 obras de sua preferência. A apuração constatou, por exemplo, que 555 visitantes da Estação Ciência, Cultura e Artes, espaço que recebeu a mostra em João Pessoa/PB, escolheram a obra Século XVIII, de João Câmara. O quadro desse artista paraibano estará exposto na CAIXA Cultural  São Paulo. Cada um dos cinco espaços da Caixa Cultural receberá 27 Obras escolhidas – uma de cada capital Brasileira.

A foto aqui postada não foi clicada por mim na exposição porque não podia, então copiei do próprio site, mas não deixa ampliar. Uma pena, mas ao vivo e a cores é outra coisa, com certeza. Vá conferir é só até 13 de fevereiro.
Os quadros que me chamaram mais a atenção foram:

- O Natal Brasileiro sem neve (1992) de Toninho de Souza representando Maceió – AL. Foi esse quadro que me chamou a atenção quando busquei exposições e fui querer  fazer a visita.  Sabe aquela idéia de vitrine, você só entra em uma loja se a vitrine estiver lhe chamando a atenção? Foi assim com essa mostra, pelo quadro procurei ler o que era. 

-  o Lira 37 (1975), desenho  em Pastel de Yara Tupinambá, representando  Natal – RN. De cara identifiquei logo o farol de Mãe Luiza. 

-  Figura feminina (sem data) em óleo sobre tela de Eliseu Visconti representando o Rio de Janeiro. Aqui não deu outra nem sabia que lá no teatro municipal tinha aquele quadro dele com aquela história fantástica da encomenda da prefeitura para o pano de boca.

- Paternidade (1986) de Pietrina Checcacci , representando o Macapá – AP é lindo,muito colorido e o próprio nome diz, paternal, vale a pena visitar a exposição.

As outras duas exposições foram:

- Abelardo Zaluar - Rigor e Sensualidade - RJ

A mostra apresenta trabalhos de diferentes fases do artista que é reconhecido pelo abstracionismo geométrico
Você ainda pode acompanhar a evolução de sua arte através de uma cronologia ilustrada e os vídeos “Zaluar – Vida e Obra”, de Frederico Morais, de 1975 e “Linha e Cor”, de Sérgio Ricardo, de 1984.

- Este Outro Mundo, uma homenagem pelos 50 anos da morte do escritor afro-americano Richard Wright


Tudo a ver com o que gosto. Contra a discriminação racial e outros tipos de opressão. Com curadoria do artista plástico e poeta cubano Jorge Braulio Rodríguez, a mostra traz 51 obras, entre pinturas, esculturas, instalações, trabalhos audiovisuais e fotografias. 

http://www.caixacultural.com.br/html/main.html

http://www.galeriacaixabrasil.com.br/galeria-virtual.html
http://www.niteroiartes.com.br/exibe_artistas.php?idartista=544&opc=1
http://www.pitoresco.com.br/brasil/zaluar/index.htm
https://www.ubi.pt/noticia.aspx?id=4
http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/12/este-outro-mundo/
ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/letras/article/download/19073/12378 (Os escritores afro-americanos criaram uma linguagem ... Já na década de trinta o escritor. Richard Wright utilizava o dialeto dos guetos na sua ficção ...)
http://www.esdi.uerj.br/visconti/
http://www.eliseuvisconti.com.br/teatro_panodeboca.htm

Em leia mais veja o resumo de como foi criticado o  trabalho de Eliseu Visconti por ter colocado no mesmo quadro figuras do povo e do governo na mesma obra. Se tiver curiosidade clique em leia mais, pois é uma história muito interessante e em alguns momentos, atual.

Protesto da sociedade.

 

“Membros da colônia brasileira dirigiram-se ao Senhor Conselheiro Rui Barbosa, pedindo-lhe que interviesse junto ao Sr. Presidente da República, para que fosse evitado o acabamento do Pano de Boca do Theatro Municipal, em que o pintor Visconti representava o Brasil artístico na pessoa de Sua Majestade, finado Sr. D. Pedro II, boquiaberto ante o Maestro Carlos Gomes e rodeado de pessoas na mesma atitude, entre as quais uma preta mina, com tabuleiro cheio de bananas, além de outros atributos ridículos ou deprimentes.”

Toda a história em leia mais no link: 

http://www.eliseuvisconti.com.br/teatro_panodeboca.htm

 

Comentários  

 
0 #2 2011-04-10 12:56
Obrigada Toninho Acabei de chegar da praia cheia de novidades e recebo uma mensagem dessas em meu blog, eu que fico agradecida. Faço com prazer e as palavras quando transcrevo são com sinceridade, por isso que não daria nunca para ter um blog profissional, faço no dia que quero e estou inspirada sem ter aquela obrigação de escrever sobre algo, até mesmo porque não entendo de arte é meu olhar do momento, sincero.
Pode deixar já visitei o seu blog e ainda vou fazer um post falando sobre esse dia, e tudo a ver com a visita que fiz ao MAM e tinha uma peça em acrilíco, já que vi que você também trabalha com peças em acrlíco, vou postar o seu blog em meu post e quem lê linkará e literalmente vi que você é um artista, pela briografia.
Sucesso.
Citação
 
 
0 #1 2011-04-10 10:42
O seu comentário sobre minha obra me deixou emocionado. Sucesso em seu trabalho profissional. Achei muito interessante e diferente a forma como você passa para o público a sua opinião sobre determinado assunto.
Parabéns. Se tiver um tempinho livre, visite meu site: www.toninhodesouza.com
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1269067