conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

Pontes - Diminuindo distâncias e mostrando belezas...

E-mail Imprimir PDF

A ideia de falar em pontes é porque a ponte Newton Navarro, em Natal, literalmente fui visitá-la como turista, pois  eu já morava aqui desde o início de sua construção. Além de orgulhosa pela minha cidade com mais o ganho de um projeto útil, fiquei encantada. Como já dito na apresentação as distâncias diminuíram muito entre o centro e a Zona Norte, que por sinal possui um litoral maravilhoso, a começar da Redinha onde se come no mercado a melhor tapioca com peixe frito e depois segue-se para Genipabu entre outras, aguarde que falarei delas.....


A Rio/Niterói nem se fala já que é uma das maiores e mais importante do mundo. Para mim, literalmente como turista. Sim, porque por ela passo para ir à região dos Lagos e por repetidas vezes quando vou ao MAC, pois é um lugar e um prédio lindo. Eu, como Brasileira me sinto orgulhosa de ter um arquiteto como o Oscar Niemeyer (http://www.niemeyer.org.br/0scarNiemeyer/home.html) que entre tantos outros projetos tenha construído mais um e em um local tão estratégico, já li reportagem onde cita que estudantes de arquitetura do mundo inteiro vem ao RJ só para visitá-lo. Então, que nós Brasileiros, podendo até conhecer museus e lugares mundo afora, também não deixemos de conhecer os nossos, venham vale a pena conhecer, é imperdível.
Quanto ao tipo de Arte o próprio nome já diz. É um Museu de Arte Contemporânea (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_contempor%C3%A2nea), quem gostar do tipo de arte melhor ainda....Sim, porque desde o início eu só falei na arquitetura do museu, mas foi a intenção inicial mesmo, devido ao arquiteto e a beleza do lugar. O museu foi a primeira das construções do projeto que faz parte do caminho Niemeyer que vai até próximo a estação das barcas de Niterói. Veja mais sobre o assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_Niemeyer

Aguardem que postarei as dicas de como ir ao museu através das barcas.


A Ponte de Todos - Newton Navarro (mais conhecida popularmente como Ponte Forte-Redinha) está localizada na cidade de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Ela liga os bairros da Zona Norte de Natal e os municípios do litoral norte do estado, aos bairros da Zona Sul de Natal e do litoral sul, além de outras regiões da cidade passando pelo Rio Potenji. Devido a sua altura e imponência, logo virou atração turística.
A principal finalidade é a desobstrução do tráfego da Ponte de Igapó, melhorar o acesso ao futuro Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante — maior aeroporto da América Latina — e a novos empreendimentos que vem se instalando na região norte, além de facilitar e aumentar o fluxo de turistas no litoral norte e facilitar a saída dos moradores da Zona Norte para os bairros do centro da cidade e outras zonas da capital.
O seu nome homenageia Newton Navarro, um importante artista potiguar.
A ponte, cujo trecho estaiado foi projetado pelo engenheiro italiano Mario de Miranda, possui cerca de 1,8 km de extensão dos quais cerca de 500 metros são sustentados por cabos de aço presos a dois blocos centrais de 110 metros de altura, e o restante sustentado por vãos convencionais.[carece de fontes?] A ponte tem uma iluminação cênica e rodoviária, além de uma curva de quase 90º na descida no sentido Zona Norte-Centro (litoral norte-litoral sul), o que implica na instalação de redutores de velocidade.

Mais informações link o site da enciclopédia livre Wikipédia : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Newton_Navarro

A foto é de um fotógrafo profissional de Natal é Repórter-fotografico, profissional da fotografia. Visite seu site http://canindesoares.com/.

 

Ponte Rio NiteroiA ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, localiza-se na baía de Guanabara, estado do Rio de Janeiro, no Brasil, e liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói.

O conceito de seu projeto remonta a 1875, visando a ligação entre os dois centros urbanos vizinhos, separados pela baía de Guanabara ou por uma viagem terrestre de mais de 100 km, que passava pelo município de Magé. À época havia sido concebida a construção de uma ponte e, posteriormente, de um túnel.
Entretanto, somente no século XX, em 1963, foi criado um grupo de trabalho para estudar um projeto para a construção de uma via rodoviária. Em 29 de dezembro de 1965, uma comissão executiva foi formada para cuidar do projeto definitivo de construção de uma ponte.
O Presidente Costa e Silva assinou decreto em 23 de agosto de 1968, autorizando o projeto de construção da ponte, idealizado por Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes, sob a gestão de quem a ponte foi iniciada e concluída.
A obra teve início, simbolicamente, em 9 de novembro de 1968, com a presença da Rainha da Grã-Bretanha, Elizabeth II e de Sua Alteza Real, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, ao lado do ministro Mário Andreazza. As obras tiveram início em janeiro de 1969. Foi inaugurada em 4 de março de 1974 e possui 13,29km de extensão.

Mais informações link o site da enciclopédia livre Wikipédia : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Rio-Niter%C3%B3i

Assuntos relacionados:

MAC - Museu de Arte Contemporânea em Niteroi

Jenipabu - Com ou sem emoção vale a pena...

 

 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1456101