conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

MAC - Museu de Arte Contemporânea em Niteroi

E-mail Imprimir PDF

O prédio do Museu de Arte contemporânea, por si só já é uma obra de arte. Vou começar com algumas citações importantes e, principalmente, a primeira (explicação necessária) que fez o nosso arquiteto se inspirar em mais uma obra.

Olha o museu à noite, que lindo!!.

ps: todas as fotos foram do google.

Explicação Necessária
Oscar Niemeyer (2006)
"Como é fácil explicar este projeto!
Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar.
E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria. O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto.”

Veja o manuscrito do próprio, no site do MAC.

Assuntos relacionados:

MAC com Franz Krajcberg

UM MUSEU COMO OBRA DE ARTE:
POÉTICAS DO INFINITO


“Vale a pena olhar o céu.
Sentir como o ser humano é frágil, insignificante, sem perspectiva.
Mac com uma visão perfeita
Mas sem esquecer que a vida tem de ser vivida, e rir e chorar é o nosso destino.”

(Oscar Niemeyer)

"Preste o visitante a atenção, ao subir a rampa da entrada, nas significações da criação arquitetônica – verá que à emoção artística se junta uma nítida visão humanista. (…) Ou seja, a rampa é o trajeto de um passeio arquitetônico, a sugerir a rotação da natureza em volta da forma branca, deliberadamente circular. Uma visão cósmica."

(Ítalo Campofiorito)

Por essa introdução já dar para saber porque vale a pena fazer essa visita. Veja porque gosto tanto de ir lá e algumas dicas de como chegar, tudo muito fácil e sem problemas. Já fiz uma pequena introdução quando postei Pontes - Diminuindo distâncias e mostrando belezas..

Para nós que somos moradores/turistas. Sim, porque quem mora em outra cidade e recebe muito os conterrâneos (família e/ou amigos), termina sendo também um eterno turista. Eu, como já disse não sou guia turística, mas como cito em meu Orkut que existem lugares que gosto de ir, que me são repetitivos, MAS incansáveis, O MAC é um deles, cito também que a cada vez é diferente, pois as pessoas e as expressões são diferentes, cada uma reage de uma forma com a beleza daquela arquitetura e com aquela paisagem....Ah vale a pena ir tomar um café, lanchar, almoçar, enfim o que quiser, nem que seja apreciar a vista, mais uma vez, através das janelas do Bistrô, enfim o passeio é incrível e a vista maravilhosa. E, existe uma brincadeira que existe entre os Cariocas que dizem que o que Niterói tem de belo é à vista do Rio, não é verdade... Niterói tem praias lindas, um outro local que também já fui e é muito bonito é o parque da cidade(foto ao lado) que tem uma vista de Niterói muito bonita.

Eu, como Brasileira me sinto orgulhosa de ter um arquiteto como o Oscar Niemeyer
<http://www.niemeyer.org.br/0scarNiemeyer/home.htmler/home.html>, que entre tantos outros projetos, tenha construído mais um e em um local tão estratégico, já li reportagem onde cita que estudantes de arquitetura do mundo inteiro vem ao RJ só para visitá-lo. Então, que nós Brasileiros, podendo até conhecer museus e lugares mundo afora, também não deixemos de conhecer os nossos, venham vale a pena conhecer, é imperdível.
Quanto ao tipo de Arte o próprio nome já diz. É um Museu de Arte Contemporânea
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_contempor%C3%A2nea>, quem gostar do tipo de arte melhor ainda....Sim, porque desde o início eu só falei na arquitetura do museu, mas foi a intenção inicial mesmo, devido ao arquiteto e a beleza do lugar. O museu foi a primeira das construções do projeto que faz parte do caminho Niemeyer que vai até próximo a estação das barcas de Niterói
< http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_Niemeyererer>. Quer saber mais sobre a história do MAC visite o site do próprio: <http://www.macniteroi.com.br/index.php?op=omac>
Estação das barcas

A foto é a estação das barcas de Charitas, que faz parte do projeto do caminho Niemeyer.

 

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=LJX133T3AJU (vídeo em que mostra Niteroi pelo olhar de Niemeyer)

 

Como Chegar ao MAC

Para você visitar o MAC, Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Pegue qualquer ônibus que vá para a praça XV, existem também os que vão para Niterói. Mas, sinceramente para quem é turista vale a pena fazer o passeio de barcas, pois além de ser interessante, já que o turismo histórico/cultural se inicia desde o momento que você se desloca para pegar as barcas, que fica na praça XV e seu entorno é todo história. Nas barcas você tem um visual legal da ponte Rio/Niterói e ainda passa em frente á ilha fiscal.
Chegando em Niterói, logo após a saída da estação das barcas existe um ônibus (linha 47b) que lhe deixa em frente ao museu, ou até mesmo um táxi até o museu, pois não fica caro.
Barcas:
Praça XV, centro do Rio de Janeiro.
Estação das barcas, centro de Niterói.

Ônibus:
Do Centro de Niterói: Viação Araçatuba, linha 47B - Museu / Boa Viagem.
Do Rio de Janeiro: Linhas 996, 998 e 740 (descer no bairro Ingá).

Acesse ao site das barcas que você todas as informações sobre horários e tarifas.
http://www.barcas-sa.com.br/publique_barcas/templates/htm/barcas_2/interna_horarios_tarifas.asp

Além de Niterói ainda existe o passeio para a ilha de Paquetá, são passeios e estilos diferentes.
Quer conhecer um pouco a história da ilha, curtir um dia calmo e tomar uma cervejinha, então é mais uma opção.

 

 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1661699