conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

MAC com Franz Krajcberg

E-mail Imprimir PDF

Hoje tirei o dia para ir ao MAC - Museu de Arte Contemporânea em Niteroi, mesmo minha mãe já tendo ido fomos novamente até mesmo por causa de sua cunhada, já que era sua primeira vez ao Rio de Janeiro e como é uma passeio imperdível não poderia deixar esse cartão postal de fora da viagem de Ildete, fiz questão,  também, até porque uniria o útil ao agradável queria ver a exposição do Franz Krajcberg que é uma pessoa que briga pela Natureza e a primeira vez que o vi foi em uma reportagem de um programa de TV, não lembro qual, são tantos... Sua casa foi construída no topo de uma frondosa espécie nativa, à 12 metros do solo, transformou-se em grande atração para moradores e turistas.
As opções para ir ao MAC, são várias e todas de fácil acesso (eu acho). Podendo ir de metrô, até o centro e siga em direção a praça XV que é onde fica as estações das barcas. Ou então, vá de ônibus e desça na praça XV. Chegando na estação das Barcas, em Niteroi ou vai de ônibus até o museu como também pode optar por um táxi, o que fizemos e não chegou a 12:00 R$.  Retorne pelo mesmo percurso ou ainda a opção de voltar para o Rio direto de ônibus fazendo os 13km de extensão da ponte, para quem vem a primeira vez é uma boa.

Os cliques aqui foram meus e cheguei até a clicar uma bandeira em um dos prédios de Niteroi, cliquei e pensei "hoje começa a recuperação".

O outro clique é de um esboço com a frase do Oscar Niemeyer com sua assinatura está na parede do Bristrô café do Museu.

Meus cliques para sair um pouco do concreto. A linda garça e também minha mãe comendo algodão doce, parecia uma criança, adorei. Ah, ela não gosta de fotos e aqui ela está sendo minha garota propaganda, imagina se gostasse...rsrs.
A cada vez que vou ao Museu eu observo as pessoas admirando aquele espaço e questiono:
As pessoas  vem aqui para ver o museu como arte ou, vem ao museu para ver arte (exposições)?
Eu aproveitei para ver os dois, As artes de Frans e o museu arte:
Sobre a exposição de Frans Krajcberg
Frans Krajcberg é o convidado de honra do MAC para comemorar os 15 anos do museu
Um dos artistas visuais mais famosos do mundo, Frans Krajcberg foi convidado para abrir um exposição no Museu de Arte Contemporânea de Niterói por um motivo mais do que especial: comemorar os 15 anos do MAC. A mostra, que abre no dia 3 de setembro, reúne 28 obras, que se dividem em 7 esculturas de chão, 7 trabalhos que são marcas notórias do artista, que remetem à sombra, além de 15 fotografias, fotos da natureza espalhadas por diversos períodos da vida do artista.
A escolha das obras foi realizada pelo respeitado artista plástico e ambientalista que este ano completou 90 anos.
...................................................................
"Nasci deste mundo que se chama 'natureza'. O grande impacto da natureza foi no Brasil que senti.
Aqui eu nasci uma segunda vez. Aqui eu tive a consciência de ser homem e de participar da vida com minha sensibilidade, meu trabalho, meu pensamento. Aqui me sinto bem".

Palavras dele.
Leia mais em http://www.macniteroi.com.br/index.php?op=expos_11_frans_krajcberg
Gosto desses passeios de turista pois clicando fotos de monumentos Araribóia (em frente a estação) só assim soube que Niteroi foi  fundada através da bravura do cacique Araribóia e de sua tribo foi retribuída com a cessão das terras pela coroa portuguesa. Assim, em 22 de novembro de 1573 o capitão-mor Araribóia, batizado pelos jesuítas com o nome de Martin Afonso de Souza. Aliás, acho que viajando conhecemos mais sobre as outras cidades que a nossa própria cidade, não?

Pelo menos para começar, você sabe quem foi ou o que significa o nome de sua rua? A minha aqui no Rio sei que foi um médico famoso (também está identificado nas placas, acho legal isso) e a de Natal é o nome de uma planta.

Não postei fotos da exposição, mas no blog idenfiticado como expiração e inspiração está com ótimas fotos (ver fontes), inclusive uma que estava exposta no museu, aproveita e conheça seus diversos trabalhos. Leia também o wikipedia.

Assuntos relacionados:

Pontes - Diminuindo distâncias e mostrando belezas...

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frans_Krajcberg
http://expiracaoeinspiracao.blogspot.com/2009/06/frans-krajcberg.html (amei esse blog falando sobre o Frans, tem várias fotos de suas obras)
http://www.pitoresco.com/brasil/krajcberg/krajcberg2.htm (aqui tem a foto de sua casa)
http://www.clerioborges.com.br/temiminosarariboia.html
http://www.slideshare.net/MegaaMiga/niteri-ontem-x-hoje (fundador de Niteroi)

http://www.youtube.com/watch?v=LJX133T3AJU (Vídeo mostrando Niteroi pelo olhar de Niemeyer)

ps: Fugindo do padrão, já que não gosto de cada mergulho um flash, mas é que amo esse disco voador desse ângulo, por isso a minha foto aqui. Ah e outra coisa, de tanto ouvir que vão me copiar, hoje excepcionalmente não vesti uma de minhas blusas, afinal já não aguento mais ouvir, cuidado vão lhe copiar.....Como diz o dito popular "Gato escaldado tem medo de água fria...".  Melhor então prevenir e esperar....Essa semana comecei a articular contatos com as cooperativas de comunidades. Senti o maior astral na pessoa que vai me apresentar a algumas cooperativas, o nome de uma delas tem tudo a ver com minha ideia e meus ideais...É conspiração a favor.

ps1: Dos amigos cariocas e não cariocas, que foram ao Rock In Rio só ouvi elogios. E, por falar em ônibus, acharam o máximo o esquema de ônibus. Graças a Deus todos vieram e já foram em paz e com Deus, deu tudo certo.

Por hoje e pela semana, encerro com saudações rubro-negras. e próximo domingo estarei lá no Fla-Flu com amigos potiguares, se Deus quiser.

 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1661673