conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

A História do Egito (Egiptomania). E, também o nordeste e o sudeste.

E-mail Imprimir PDF

"Uma das mais antigas e fascinantes nações do mundo. A grandeza da civilização egípcia que nos inspira e ensina há mais de seis mil anos."

Cheguei a ver essa exposição em seu último dia (21/08/11) no forte de Copacabana e  estava exposta desde  o dia o dia 12 de agosto. Sob curadoria de Ulisses Campanelli. A mostra exibia o trabalho de 80 artistas apaixonados pelo Egito em vários segmentos artísticos.
O Ulisses Campanelli é um artista plástico  apaixonado pela história Egipcia e é professor de pintura em porcelana há mais de 30 anos.
A exposição foi promovida junto  com a Associação de Pintores de Porcelana do Rio, uma exposição com obras de oitenta artistas apaixonados pelo Egito, que mostram suas obras em vários segmentos artísticos: escultura, desenho, baixo vidrado, óleo sobre tela e porcelana. Com palestras da Egiptóloga Marisa Castello Branco, sobre o "Fabuloso Tesouro de Tutancamon", mas apenas dia 21 de Agosto, às 16h.

A primeira foto aqui da mostra é um trabalho do próprio Ulisses além de belíssimo tem uma delicadeza nos contornos, perfeito. É um Biscuit desenhando em lápis Francês e ainda chama a atenção pelo personagem da história. É o Faraó Ramsés II, um dos Faraós maiis poderosos do Egito Antiigo. Teve mais de 100 esposas e 120 filhos. A história é antiga e por isso alguns homens (ainda) nos dias de hoje tem essa vontade (é a velha máxima, ele é homem, normal). Mas o homem atual, que tem cabeça (crânio), fica só na vontade. Imagiina você suprir as necessidades financeiras hoje em dia de até mesmo só para criar um filho e manter uma mulher (em um bom nível) já não é fácil...
Todas as pinturas em porcelana perfeitas.  A da princesa egípcia da artista de Brasília,  Iannie Brito é um retrato de uma nobre egípcia com roupa e adereços ricamente trabalhados. O trabalho você observa a riqueza de detalhes e fico imaginando ”meu Deus é muita paciência e dedicação à pintura de uma peça dessas”.
E agora, me vem em mente um velho provérbio “Quem não pode com o pote, não pega na rodilha”.  Quando criança ouvia muito isso que era dito no interior. Para os "intelectuais" vão lembrar de um ex-presidente. Estou nem aí, afinal somos conterrâneos de região deve ser vício, será!?. Não sei se hoje em dia se fala muito isso nas capitais, mas literalmente, além de ouvir ainda presenciava a cena, as mulheres vindo pegar água com a rodilha (feita em pano). Elas colocavam para proteger e amenizar um pouco o peso da lata para ir buscar água nas cisternas. 
Até hoje ainda existem essas pessoas buscando água e muitos nem imaginam! E, lembro a cada pingo d´agua escorrido é um pingo a menos na natureza e lembre-se dos que não tem a facilidade para tanto. Já pensou você andar Kilômetros com uma lata d´agua na cabeça!? Claro, que não, pois nunca passou por isso! Eu, também não, pois Graças a Deus a cisterna era em minha própria casa, mas presenciei muito as pessoas. Deve ser por isso a lembrança que me veio agora. E, sei também que minha mãe não passou por isso.
Pergunto aqui “Para que as pessoas valorizem mais o que tem,   obrigatoriamente tem que passar pela falta delas (necessidades básicas)? Acredito que não, mas é claro que quando você já viu aí é que você valoriza mais as coisas. Sempre (em determinadas situações, básicas pelo menos) que nos colocamos no lugar do outro, nem que seja em pensamento, é bom, pois é um processo de pensar/repensar e cuidar da nossa natureza. Por isso é tão importante, poupar hoje para não faltar. É o agir localmente e pensar globalmente.
Fui buscar a expressão (quem não pode co o pote não pega na rudia) em um livro que já postei em Conversando é que a gente se entende do carioca Nelson Cunha Mello, mas não tinha, vou enviar um e-mail para ele e passar a dica e, ele querendo fica mais uma para a próxima edição.
De uma exposição do Egito indo para o nordeste e voltando para o Rio, amei. Afinal é da história passada que se constrói e melhora a atual. Ainda bem que tem modernização, já pensou a superpopulação mundial. Pois, hoje mesmo sendo reduzido o número de filhos, ainda  existe o fato que afinal nem todo mundo nasceu para tê-los, ou por problemas de saúde, não pode. E, alguns casais nem querem.  Raro! Mas tem sim. Eu conheço 2 casais e, vivem super bem. Mas, é preciso ainda o controle de natalidade em populações carentes. Já pensou hoje você ter, por exemplo, mais de 1 filho, sem condições? E, o futuro dessas crianças?
Para os que são contra a bolsa família, vão dizer que com bolsa eles não param por aí. Mas, lembre-se que os países ricos (Europa) por exemplo, existem vários estilos de bolsas. Só que lá eles são desenvolvidos e aqui as bolsas, são para acabar a fome, afinal para se ter educação básica é preciso primeiro a comida, não? O que vem primeiro a fome de ler ou a de comer? Você consegue estudar com fome? Ôba, por falar nisso vou parar para almoçar, estou morrendo de fome, não consigo mais me concentrar!.
Um resumo da história do Egito Antigo:
Região
• Nordeste da África: deserto do Saara 
• Importância do rio Nilo 
• Agricultura nas margens 
• Água, Transporte, Papiro, Pesca 
Escrita Egípcia
-Hierógliflos: escrita pictográfica feita em papiro e paredes de pirâmides
- Pedra Roseta: facilitou o entendimento da escrita hieroglífica 
Sociedade Egípcia (hierarquizada)
Faraó / Sacerdotes / Militares / Escribas / Artesãos e mercadores / Lavradores e pastores 
A Religião Egípcia
- Eram Politeístas = acreditavam em vários deuses e animais sagrados 
- Vida após a morte = desenvolveram a mumificação para preservar os corpos 
Pirâmides
Eram construídas com objetivo de conservar os corpos e objetos dos nobres para a vida futura 
Deixaram para os outros povos os seguintes conhecimentos: 
• Matemática: construção de pirâmides
• Astronomia: capacidade de prever enchentes
• Química e Medicina: desenvolvidas pela necessidade de fazer a mumificação  

Lata D'Água
Marchinhas de Carnaval
Composição: Luis Antônio - Jota Jr
Lata d'água na cabeça,
Lá vai Maria. Lá vai Maria:
Sobe o morro e não se cansa.
Pela mão leva a criança.
Lá vai Maria.
Maria, lava roupa lá no alto
Lutando pelo pão de cada dia,
Sonhando com a vida do asfalto
Que acaba onde o morro principia.


Letra e música de Lata d´agua na Cabeça levando água no morro. Afinal é conexão, não foi a toa que lembrei da lata d´agua do sertão nordestino e aqui a lata d´água de uma Maria, no morro. Ouça também através do link: http://letras.terra.com.br/marchinhas-de-carnaval/473879/
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091105071742AAFDt9j (aqui são letras e comentários de diversas músicas envolvido as muitas Marias que temos por esse Brasil afora. Até João Gilberto tem, valeu essa pesquisa)

Meus famosos ps´s.

ps: Ainda tenho mais duas exposições desse mesmo dia a exposição de artes plásticas FlOR E COR e a outra LAÇOS E ABRAÇOS sobre joalheria autoral que vi e cliquei. Cada joia, demais. Futuros posts, pois afinal tenho que trabalhar e estudar. Não vido de hobby, ainda. 
Ps1: Vi agora a pouco enquanto escrevia no jornal da manhã da globo. O Pedro que é Corintiano fanático (é dos meus em SP sou Corinthians, mas sendo o clássico envolvendo Rio/Sampa,  tenho que escolher....Pois bem, ele criou um blog e já teve mais de 80 mil acessos em um dia. Mas, conforme a recomendação da mãe é preciso estudar sim, nada de ficar o tempo todo no blog. Mas não deixa de ser muito bom, pois assim fará com que as crianças desenvolvam o lado da escrita e aprendam pesquisar. Que outras crianças sigam o exemplo e façam para o Social, já pensou monitorar e/ou acompanhar escolas públicas através de um blog?
E, entrando no blog dele em um minuto é que li alguém perguntando, como FASO (faço). Olha as escolas heim crianças! Lembrem-se que em provas escolares e concursos vocês não podem abreviar e nem escrever a linguagem do Internautês, é preciso dosar o quanto se escreve abreviado e/ou errado. Se preparem para o mercado de trabalho. Eu, quando tenho dúvida em uma palavra corro para o Dr. Google, afinal é vivendo e aprendendo. E, olhem que já estou me aposentando (ainda faltam 4 anos), mas não quero me viciar em erros de linguagem, ainda continuo querendo aprender, sempre.
Ps2: Que a internet venha também para projetos sociais e mudem a forma de fazer política também, não só através da mídia eletrônica. Fazendo a política Social (sem partido algum, só partido cidadão), aproveito e peço aqui que vocês curtam a casa do bem no youtube. Conheçam o Flávio Rezende uma pessoa que nasceu para fazer o bem. Esse pedido é importante porque para as ONG´S (sérias) serve para que as pessoas possam patrociná-las não é um pedido, em vão. Afinal, a vida não é só futebol. Viver é uma arte que envolve várias outras formas de ajudar o próximo, fazendo de alguma forma, o BEM.
Os links da casa do bem no You Tube:
Letras e Imagens do Bem - 5ª Edição
http://www.youtube.com/watch?v=44T-qLEIN9c
Ajuda do Bem
http://www.youtube.com/watch?v=-iyVJFPnP_o
Votem, comentem, divulguem. Não sou muito de corrente (por que corrente tem número para repassar? você sabe?)  e aqui não é o caso, Mas ficaria muito grata se o número máximo de pessoas pudesse repassar a página do CONECTANDO RIO NATAL no facebook. E, pensando no profeta Gentileza, lembre-se GENTILEZA GERA GENTILEZA!. Não se tuita "estou subindo no avião". Então, vamos fazer uma rede social mais útil. Isso aí só seria bom para quem acompanha um determinado político e ver se de fato ele está fazendo juz as ajudas de custo, indo para Brasilia, por exemplo.
Casa do Bem no Youtube - conheça as matérias e como fazem o bem sem ver a quem:
http://www.youtube.com/casadobem

Ps3: Um jornal? Não somente um post. Mas é o estilo Sônia de ser, já que um assunto puxa outro e aproveito o útil ao agradável. Linkando os assuntos e aproveitando meus dias de folga e ao mesmo tempo está tudo conectado é Rio/Natal. Se alguém conseguiu chegar até aqui é porque é curioso ou gosta de ler, então só tenho a dizer muito grata. Se não agradou aos demais, uma pena, mas para mim foi super útil, pois chega a ser o meu site/blog e no futuro volto a linkar para rever e aprender mais sobre algumas coisas que pesquisei.

Fontes:
http://www.suapesquisa.com/egito/ (História do Egito)
http://www.sohistoria.com.br/ef2/egito/p2.php (só história, períodos da história antiga)
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/01/conheca-historia-do-egito.html (conheça por décadas parte da história)
http://www.tg3.com.br/egito/historia_egito.htm
http://www.historiadomundo.com.br/egipcia/faraos-do-egito.htm (história dos faraós do Egito)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rams%C3%A9s_II

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/ramses-ii-farao-guerreiro-433709.shtml (Ramsés II, o Faraó Guerreiro)

http://www.hkocher.info/minha_pagina/port/port_q10.htm (provérbios Portugueses e Brasileiros)

http://www.englishexperts.com.br/forum/como-dizer-quem-nao-pode-com-o-pote-nao-em-ingles-t14022.html
(aqui nesse site são várias pessoas querendo saber a tradução do ditado popular para o Inglês, existem várias outras informações para o Inglês, como por exemplo, “Quem não tem competência não se estabelece”).
http://www.verbetes.com.br/def:118662:Rodilha
(o que significa rodilha)
http://itaqueraoaovivo.blogspot.com/p/fotos.html (Pedro que criou um blog para acompanhar a construção do estádio). 
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/08/jovens-criam-blog-para-monitorar-obras-do-novo-estadio-do-corinthians.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosmo

Assuntos relacionados já postados:
Organizações não Governamentais (ONGs) Rio/Natal
História da arte – Drummond e Debret (veja o contexto mais amplo da palavra ARTE que está postado aqui, peguei de um site de uma religião. A  Perfect Liberty)
Revolta dos 18 do forte de Copacabana – Siqueira Campos e Eduardo Gomes (Muito legal ouvindo a chamada da nova malhação que começa segunda-feira, ouço o que sempre cito aqui pelo blog “está tudo conectado” quando falo em Rio/Natal). Independente de Internet ainda existe o lado esotérico da coisa. É o cosmo, estamos todos unidos. Quanto a decidir se quer trabalhar para o bem ou para o mal é com você. Na net ou na real a minha opção é sempre "trabalhar" com pessoas do bem, por isso sempre digo não intermedio comentários, pois quem tem o mínimo de educação vai ver que o meu propósito aqui é sério, não é brincadeira)

Último ps, juro. Queria ter colocado mais fotos dos muitos cliques que fiz dessa exposição, mas vou parar por aqui hoje e depois insiro mais...Pois, hoje ainda vou ver o grupo CORPO no municipal e amanhã começo a trabalhar....Ainda bem que não saio muito.  Senão prestava não, pois quero dividir tudo que vejo e acho interessante pra mim (o que é interessante para um pode não ser para o outro, calro).

Informações atualizadas em 27/08/11

Se pudesse seria um post só sobre o GRUPO CORPO. Já  sabia da fama e tinha assistido uma prequena apresentação em Inhotim (MG). Mas, asssitir no teatro Municipal é diferente! Queria ter assistido o Ôngoto, que ouvi vários comentários (no banheiro do teatro) que foi um dos melhoes até hoje, então para que eu possa dividir o pouco que conheço com vocês linkei, parte do mais importante do grupo para  os que não conhecem. É coisa nossa MG- Brasil. Ah na época que fui em Inhotim, não postei porque não foi aqui no Rio que vi, mas as companhias da minha viagem eram todos, potiguares.

Fontes só sobre o grupo CORPO:
http://idanca.net/lang/pt-br/2011/08/25/sobre-sem-mim-do-grupo-corpo/18859 (o coreógrafo Rodrigo Pederneiras instaura saltos criativos entre uma peça e a seguinte. Sua audácia e coragem são mais fortes do Onqotô (2005) para Breu, deste para Ímã (2001) e desse último para Sem mim (2011) do que as diferenças mostradas nas obras até Onqotô)
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=170461
http://www.grupocorpo.com.br/site/# (fala sobre as obras. Ongotô foi em 2005).
http://odia.terra.com.br/portal/diversaoetv/html/2011/8/grupo_corpo_chega_ao_rio_para_dancar_como_as_ondas_do_mar_187376.html
http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_11/2011/08/15/ficha_teatro/id_sessao=11&id_noticia=42549/ficha_teatro.shtml (é uma poética abordagem do mar. “É o elemento central, o agente. É o que leva o amor, o que traz. O que leva à perda e traz a esperança”, detalha o coreógrafo Rodrigo Pederneiras.

Amei o mimo que a Petrobras que é a maior empresa do Brasil  e parocinadora do grupo  fez. Mas, já enviei uma sugestão para o site da companhia, pois achei que era uma coisa e comentei para o grupo que estava comigo ( uma carioca e 2 dois potiguares) quando abrimos era outra coisa. Eles adoraram a ideia e, deram o maior apoio para que eu sugerisse através do site da empresa. Gosto de fazer sugestões, se aceitarem ótimo, tentei.

Qualquer um de nós pode pela net: sugerir, criticar ou comentar em qualquer empresa. É  só clicar no fale conosco ou comente. Parece até que estou ensinando para quem não sabe nada de internet. Mas é o vicio de elaborar apostilas (básicas), que já fiz, há muitos anos.

www.petrobras.com.br (é coisa nossa. E, ainda tem gente que queria ter vendido esse patrimônio, como fizeram com a Vale do Rio Doce...Enquanto que em outros países guerreiam pelo o ouro negro.)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Petrobras (A empresa está em segundo lugar no ranking das maiores petrolíferas de capital aberto do mundo. Em valor de mercado, é a segunda maior empresa do continente americano e a quarta maior do mundo, no ano de 2010. Em Setembro de 2010, passou a ser a segunda maior empresa de energia do mundo, sempre em termos de valor de mercado, segundo dados da Bloomberg e da Agencia Brasil). Para mim sinto orgulho por essa empresa. Ainda, mais essa semana que uma amiga (carioca) colocou gasolina em um dos postos concorrentes (não interessa divulgar nomes aqui, não quero divulgar pessoas e/ou empresas que agem com má fé) e comprovou que a gasolina estava adulterada. Disse que colocou por falta de tempo e por ser o posto mais próximo, mas que sem dúvida algum os postos BR são melhoes.

Que tenhamos muitas grandes empresas no Brasil e que invistam em  educação para que as pessoas possam usufurir mais desses espetáculos culturais. Que todas as empresas usem de transparência e continuem a investir no País. Precisamos disso, pois só assim poderemos ter mais orgulho de ser Brasileiro. Essa semana mesmo está na mídia o gerente de comunicação constitucional da Petrobras na propaganda da Criança esperança. A Petrobras e outras grandes empresas apoiam esse grande projeto.

 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1411958