conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

Justiça Federal contribuindo com a Cultura - CCJF

E-mail Imprimir PDF

Você está curtindo o centro da cidade e estando nas proximidades da cinelândia aproveita o máximo que puder. Se já conheceu o Teatro Municipal com visita guiada, ótimo, então veja mais opções no entorno do teatro municipal, onde você tem ótimos programas para complementar. Temos o museu nacional de belas artes – MNBA e o centro cultural da Justiça Federal – CCJF e ainda a Biblioteca Nacional são prédios imponentes (imagina na época..) e com muita história. Aqui a foto de um vitral, logo na primeira escada do CCJF que achei lindo. Para os profissionais e/ou estudantes da área (direito) ainda vai se maravilhar com a literatura disponível na biblioteca (já fui outra vez com amigos potiguares e da área que adoraram), afinal é o prédio que tornou-se sede do Supremo Tribunal Federal de 1909 a 1960 e depois transferido para Brasília.
O prédio ainda tem sala de cinema e um teatro com preço mais em conta, já que é subsidiado pelo tribunal da justiça federal. Logo na entrada tem um café.

Saindo do roteiro cultural e querendo uma geladinha você tem outro prédio histórico que é o  amarelinho. Se quer só um café e ainda assistir um filme em outro prédio histórico na mesma calçada,  bem perto você tem o cine Odeon, já postei sobre em Odeon BR - Cinema para todos

Fui ao CCJF logo após ter visto na praça XV (post anterior) para ver outras amostras do mesmo projeto FotoRio. Das doze individuais, cliquei algumas fotos e uma delas que me chamou  a atenção foi Gastronomia para um dia de trabalho duro do Edu Simões. Ao observar aquelas marmitas pensei “é impossível não se sensibilizar e dar mais  valor ao operário que constrói esse país, sinceramente nós temos um povo trabalhador!”. É quando penso que todas as escolas, públicas e/ou privadas, deveriam colocar no programa visitas aos museus, sempre. Outra foto que adorei foi a de Drummond na mostra Ninguém é de Ninguém em que o Rogério Reis apresenta uma série de imagens nas praias cariocas, em que casais são flagrados em namoros, todas as fotos estão com tarjas. Achei o máximo a foto da foto de Mona Lisa e também cliquei as montanhas sagradas da China, enfim uma visita que vale a pena. Mesmo para quem não aprecie as fotos, vale conhecer mais esse prédio histórico no centro da cidade, acompanhe a programação através do site e programe sua visita de acordo com o seu interesse.

Mais sobre a história do prédio e confira as fontes:

Na fachada, predominam elementos do classicismo francês. As portas, ricas em detalhes referentes à Justiça, foram talhadas pelo artista português Manoel Ferreira Tunes. A escadaria em mármore de Carrara e ferro trabalhado revela o gosto art nouveau. As janelas retangulares lembram as góticas e as balaustradas remetem ao Renascimento Francês. A Sala de Sessões,
o espaço mais suntuoso do edifício, conserva o assoalho original de peroba e pau-roxo. Nas paredes laterais, há retratos pintados de juristas de vários períodos históricos. Possui belíssimos vitrais confeccionados pela Casa Conrado Sogenith, de São Paulo. No teto, há dois painéis pintados por Rodolfo Amoedo, um dos mais consagrados artistas da sua geração. 
Através da história do prédio e de sua antiga função como Supremo Tribunal Federal, a visita guiada conta sobre a época em que o Rio de Janeiro era capital da República. A reforma do Prefeito Pereira Passos, a influência francesa nas construções do Rio e a inauguração da Av. Rio Branco fazem parte do programa cultural. Além da mini aula, o passeio propõe ainda uma reflexão sobre preservação do patrimônio histórico, cultura, justiça e sociedade.

Fontes:


http://www.ccjf.trf2.gov.br/espac/histor.htm (site do CCJF)
http://www.ccjf.trf2.gov.br/prog/prog.htm (programação da mostra FotoRio)
http://www.riotemporada.com.br/2011/dica-de-passeio-no-centro-cultural-justica-federal/ (foto do prédio)
http://www.edusimoes.com.br/news.php (gastronomia para um dia de trabalho duro, veja outras marmitas do site do próprio Edu Simões)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa (foto oficial da Mona Lisa de Leonardo da Vinci)

http://www.rioecultura.com.br/coluna_patrimonio/coluna_patrimonio.asp?patrim_cod=33 (mais vitrais e o que significa cada um deles)

 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1411959