conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

CCBB - Islâ

E-mail Imprimir PDF

Para mim um dos melhores centros culturais no centro do Rio de Janeiro é o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Não deixe de ir a esse prédio, pois sempre está em cartaz alguma exposição interessante. É um daqueles prédios imponentes do centro da cidade construído na época do império (1880).
Na semana que passou aproveitei meu amigo potiguar, Ricardo, que adora o Rio de Janeiro e sempre que pode vem passear por aqui e assim como eu, gosta de repetir os passeios, sendo o CCBB um deles, então fomos ver uma exposição sobre o Islã (em cartaz até 26/12/2010). E, o que mais gostei foram as cerâmicas maravilhosas e a sala das obras dedicada à caligrafia, mereceu mais tempo e muitos cliques. São caligrafias em diversos estilos, tipo: pedra, madeira, tecido, metal, papiro, pele de gazela, cerâmica e outros suportes, as caligrafias em diversos formatos, chegavam a ter o mesmo significado, muito interessante!.  
Segundo palavras do curador da exposição, prof Prof. Paulo Daniel Farah, “Há um dito muçulmano que anuncia: “Deus é belo e aprecia a beleza”. Isso demonstra que, sob o prisma islâmico, o belo deve ser admirado e almejado em diferentes contextos, não apenas quando retrata aspectos religiosos. No  Islã, Deus é único, mas sua criação é múltipla. Tal multiplicidade, ordenada conforme leis que desvendam o Criador, reflete-se nos arabescos, nas composições geométricas e em sua miríade de formas. Trata-se da multiplicidade com base na unidade”

A caligrafia árabe (em árabe, ?? ???? fann al-jat?t?, "arte da linha"), também conhecida como caligrafia islâmica, é uma arte decorativa própria dos povos que utilizam o alfabeto árabe e suas variantes, na escrita, e por extensão, na confecção de livros. Como parte da cultura árabe, essa caligrafia foi utilizada por séculos na preservação do Alcorão.

Aqui na primeira página escolhi duas frases que mais gostei, mas em leia mais, coloquei outras muito belas.

 

Centro Cultural do Banco do Brasil Rua 1º de Março, 66 - Rio de Janeiro - RJ, 20010-000 (21) 3808-2020
Transporte público: De metrô desça na estação  Uruguaiana (500 m) Linha 1, Linha 2; E, de ônibus qualquer ônibus que lhe deixe nas avenidas Rio Branco, 1º de Março, Praça XV e/ ou Presidente Vargas, mais informação para se localizar melhor, pesquise o google maps.
()
Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caligrafia_%C3%A1rabe
http://www.icarabe.org.br/noticias/ccbb-rio-de-janeiro-abre-a-exposicao-isla-em-outubro
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=312
http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_Cultural_Banco_do_Brasil


RIO - Nem sempre a palavra Islã povoa o imaginário ocidental de forma positiva. Mas pouca gente conhece de fato a tradição islâmica, que se propagou desde o século VII e, mesmo com uma origem comum, ganha contornos distintos mundo afora.

 


RIO - Nem sempre a palavra Islã povoa o imaginário ocidental de forma positiva. Mas pouca gente conhece de fato a tradição islâmica, que se propagou desde o século VII e, mesmo com uma origem comum, ganha contornos distintos mundo afora. O Rio terá a chance de se aproximar dessa cultura na exposição "Islã", que será inaugurada hoje, às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com curadoria de Rodolfo Athayde e Daniel Farah. Em cerca de 300 obras, a mostra abarca 13 séculos de arte islâmica, do VIII ao início do XX, com peças de coleções de importantes instituições da Síria, como o Museu Nacional de Damasco, e do Irã, como o Museu Reza Abassi, em Teerã, além de obras do Acervo Casa das Áfricas e da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul - Países Árabes, em São Paulo.
Leia mais

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/10/10/exposicao-isla-abre-no-ccbb-com-mais-de-300-obras-entrelacando-historia-religiao-arte-922757593.asp


 

 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1388712