conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

O corcovado antes do Cristo Redentor

E-mail Imprimir PDF

 

Alguns não dão valor a ícones e/ou imagens, mas não existe criatura no mundo que não tenha a sua predileção por algo. E, a minha predileção, especialmente no Rio de Janeiro, é o Cristo de braços abertos para mim (nós).
Eu tenho uma oração de fé que recebi desde que cheguei ao Rio e sempre que olho para o Cristo oro e ao fazê-la, peço por todos, afinal não adianta pedir só por mim e, penso já que ele está de braços abertos para nós, então porque fazer a orar só na primeira pessoa, não me custa nada... Independente de religião, cada um, pensando no bem, pense em seu Deus.

Quando chego ao Rio e olho lá para o morro do Corcovado, entendo o porque do Rio ser chamado de Cidade maravilhosa e porque a cara do Rio é o Cristo. Lá de cima, da janela do avião fico querendo identificar, lembrei agora das músicas de Tom Jobim, corcovado  (Da janela vê-se  o Corcovado / O Redentor, que lindo) e Samba do avião (Cristo Redentor/Braços abertos sobre a Guanabara). Não consigo imaginar o Rio de Janeiro sem ele. Além  de ser um dos pontos turísticos mais visitado é uma das imagens mais deslumbrantes do Rio, pode ser fantasia, bobeira, mas me dá uma alegria ver aquela imagem do Cristo Redentor de braços abertos como se tivesse abraçando a cidade!.

Essa postagem inicialmente se deu por causa de fotos antigas (relíquias) antes da imagem do Cristo, que aliás quem me enviou a foto foi um amigo de Natal, adorei e obrigada. Eis o resultado da pesquisa.

Vejam as fotos e a história do mirante chapéu do sol, construção anterior ao Cristo Redentor em http://diariodorio.com/chapu-do-sol-no-corcovado-e-construo-do-cristo-redentor/

O primeiro nome do Corcovado foi dado pelos portugueses, no século 16: Pináculo (ou Pico) da Tentação, em alusão a um monte bíblico. Mas foi só no século seguinte que o morro recebeu o nome pelo qual o conhecemos hoje, por causa de sua forma, que lembra uma corcova ou corcunda.

A quem interessar eis a oração

ORAÇÃO DE FÉ

Senhor Deus, criador do Céu e da terra, poderoso é o vosso nome, grande é a vossa misericórdia!

Em nome do vosso filho, Jesus Cristo, recorro a vós, neste momento para pedir bênção para minha (NOSSA) vida, que vossa divina luz incida sobre mim (NÓS), com vossas mãos retirai todo o mal, todos os problemas e todos os perigos que estejam ao meu (NOSSO) redor, que as forças negativas que me (NOS) abatem e entristecem se desfaçam ao sopro da vossa bênção, o vosso poder destrua todas as barreiras que impedem o meu (NOSSO) progresso. E do céu, vossas virtudes penetrem no meu (nosso) ser, dando paz, saúde e prosperidade, abra, Senhor os meus (NOSSOS) caminhos. Que meus (NOSSOS) passos sejam dirigidos por vós para que eu (NÓS) não tropece (MOS) na caminhada da vida, meu (NOSSO) viver, meu (NOSSO) lar e meu (NOSSO) trabalho, sejam por vós abençoados. Entrego-me (ENTREGAMO-LHES) em vossas mãos poderosas, na certeza de que tudo vou (VAMOS) alcançar. Agradeço (AGRADECEMOS) em nome do pai, do filho e do Espírito Santo. Amém.

"Meu filho vai em Paz! a tua fé te salvou".

A história da imagem do Cristo na nossa biblioteca da web. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentor

Aguarde postagem sobre a nova imagem de Santa Rita de Cássia, inaugurada em 26/06/10 em meu estado (RN), no município de Santa Cruz, a maior imagem católica do mundo. A imagem mede 56 metros, incluindo o pedestal com 6 metros.
Como comparação, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros, contando o seu pedestal. Considerando a medida sem os pedestais, a Santa Rita e o Cristo medem 50 e 30 metros, respectivamente. Vinte metros de diferença.

Atualizado em 06/01/12. Maiores estátuas do Brasil - RJ e RN. (Santa Rita de Cássia e Cristo Redentor, isso é informação de arte sacra. Pelo amor de Deus a estátua da Liberdade, tem nada a ver com o assunto).

Assuntos relacionadosi:

Cristo Redentor e passeando pela Floresta da Tijuca....

Leia mais sobre o Cristo e veja o item referências culturais, em que o monumento aparece em diversas canções, como tema ou é citado, muito legal!.

  • Alagados, dos Paralamas do Sucesso (E a cidade que tem braços abertos/No cartão postal)
  • Bananas, dos Titãs (… O arco de oxóssi nas mãos do Cristo Redentor…)
  • Corcovado, de Tom Jobim (Da janela vê-se o Corcovado/O Redentor, que lindo)
  • Expresso 2222, de Gilberto Gil (O Cristo é como quem foi visto subindo ao céu)
  • Las Muchachas de C
  • Copacabana, de Chico Buarque (Corcovado em Mar del Plata/Tem)
  • Os Passistas, de Caetano Veloso (O Corcovado e o Redentor daqui)
  • Paralelas, de Belchior (No Corcovado/Quem abre os braços sou eu)
  • Percorrendo o meu País, de Teixeirinha (Lá na Guanabara fiquei encantado/Fui no Corcovado, Cristo Redentor)
  • Samba do Avião, de Tom Jobim (Cristo Redentor/Braços abertos sobre a Guanabara)
  • Samba do Grande Amor, de Chico Buarque (Fiz promessa até/Pra Oxumaré/De subir a pé o Redentor)
  • Subúrbio, de Chico Buarque (Lá tem Jesus/E está de costas)
  • Um Trem para as Estrelas, de Cazuza (São 7 horas da manhã/Vejo Cristo da janela [...] Estranho o teu Cristo, Rio/Que olha tão longe, além/Com os braços sempre abertos/Mas sem proteger ninguém)
  • O País do Futuro, Camisa de Vênus (…mas muita fé em Jesus Cristo/Quem sabe ele se zanga, desce lá do Corcovado/Passa o cajado nessa corja, Deus também fica retado)
  • Realidade Virtual, Engenheiros do Hawaii (A neblina encobre o Cristo e a lagoa se ilumina)
  • Redentor, Zélia Duncan (Você sabia, meu amor, que da minha janela/ eu vejo o Cristo Redentor, ele tá sempre lá em cima)
  • Braços cruzados, Zélia Duncan (Cristo Redentor, eu vi seus braços cruzados)
  • Rio de Janeiro, Diante do Trono (Rio de Janeiro, que o Cristo vivo e verdadeiro estenda os braços sobre nós)

 

 

 

 

Comentários  

 
0 #2 2010-07-31 19:18

Muito legal essa idéia. Chegar lá poderia ser, por dentro através da vila de Ponta Negra, já que nem pensar em devastar a natureza....VALEU WALTER, coloque essa idéia para a frente....Seria uma forma de revitalizar o morro do careca para que ele volte a ser o nosso símbolo de Natal, pois a nova geração, depois que ele foi interditado, não conhece.
Não é a toa que é conectandoRioNa tal....
Citação
 
 
0 #1 2010-07-31 18:15
Gente, eu não sabia que antes do Cristo Redentor do Rio de Janeiro (lógico), lá existiu um mirante por nome de Chpéu do Sol. Já estou arquitetando trazer de volta o mirante Chapéu do Sol para ser construido no topo do Morro do Careca que fica na Praia de Ponta Negra e tem a cara da cidade do Sol. Pense! Pensou?
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1307892