conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

Árvores de Natal 2015 – Natal-RN e Rio de Janeiro - RJ

E-mail Imprimir PDF

Após um longo período sem alimentar o blog, não poderia deixar em branco a passagem do Natal e desejar um feliz Ano Novo repleto de realizações e muita saúde, afinal sem ela (a saúde) não fazemos nada.

As árvores aqui expostas estão lindas, por isso a vontade de escrever o post, ainda mais depois de ler sobre a história da Árvore de Natal, então pensei: “não posso ficar com esse texto só pra mim, merece ser repassado”. A foto do excelente fotografo de Natal, Canindé Soares com os reis magos (sou apaixonada por eles) está demais.

A Árvore de Mirassol, como é mais conhecida a árvore natalina da capital potiguar deste ano segue o projeto ‘Guiados pela Estrela’, vencedor do primeiro concurso público realizado pela prefeitura para a decoração natalina. O projeto, que foi elaborado pelas arquitetas potiguares Juliana Nóbrega e Luana Duarte, contempla as principais ruas e avenidas das quatro regiões administrativas da cidade e foi dividido em sete alamedas temáticas: Alameda dos Anjos (BR-101), Alameda dos Pastores (Avenida Roberto Freire), Alameda das Estrelas (Avenidas Salgado Filho, Prudente de Morais, Hermes da Fonseca, João Medeiros Filhos e passarelas), Alameda Natureza Divina (Avenidas Afonso Pena, Campos Sales, Alexandrino de Alencar e Paulistana), Alameda dos Animais (canteiros centrais) e Alameda do Presépio (Viaduto do 4º Centenário e Árvore do Mirassol) com destaque para a grande árvore instalada no bairro Mirassol. Veja o vídeo com o projeto no Blog do Wallace.

Um Natal de Luz é o tema da 19ª Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio. Segundo o cenógrafo Abel Gomes, o objetivo é mostrar a luz que ilumina a vida.

"São quatro fases. Começa com a luz das estrelas que remetem aos sonhos, passa para a luz do sol que nos dá energia, para a luz do luar e termina com as luzes de Natal que iluminam nossos lares", explicou Gomes.

A HISTÓRIA DA ÁRVORE DE NATAL E SUA DECORAÇÃO

Nos tempos antigos, durante séculos os alemães estavam convencidos de que tanto a Terra e os Astros estavam pendurados em uma árvore gigante, ou árvore Idrasil Divina do Universo, cujas raízes estavam no inferno e seu topo nos céus. Eles o usavam para celebrar o solstício de inverno, que ocorre neste momento no Hemisfério Norte, era uma árvore de carvalho decorado com tochas e dançavam ao redor.

Por volta do ano 740, St. Bonifacio o evangelizador da Alemanha e Inglaterra derrubaram o carvalho que representava o Deus Odin e substituiu por um pinheiro, o símbolo do amor eterno de Deus. Esta árvore foi decorada com maçãs (que para os cristãos representam as tentações) e velas (que simbolizam a luz do mundo e graça divina). Sendo uma planta perene, o pinheiro é o símbolo da vida eterna. Além disso, a sua forma triangular representa a Trindade.

Na Idade Média, esse costume se espalhou por todo mundo antigo e, depois da conquista, veio para a América.

A primeira árvore de Natal, decorada como a conhecemos hoje, foi na Alemanha em 1605 e foi usado para aclimatar o festival em um momento de frio extremo. A partir desse momento, ele começou sua transmissão: chegou à Espanha em 1870, na Finlândia, em 1800 e no Castelo de Windsor Inglaterra foi pela primeira vez em 1841, com a ajuda do príncipe Albert, marido da Rainha Victória.

O que diz cada ornamento?

Tudo foi mudado ao longo dos anos. Ao começar por aquelas maçãs e velas tornou-se hoje as esferas tradicionais e guirlandas com luzes coloridas. Isto é o que você não pode perder em sua árvore.

- As “Bolas”: elas representam os dons que Deus dá aos homens. O simbolizam arrependimento; azul, vermelho, petições: dourados – “elogios”; e prata – “agradecimento”.

- A estrela, é costume de colocar no topo.  Esta é a fé que orienta nossas vidas.

Tecidos e fitas tecidas: eles simbolizam a unidade da família e a presença de nossos entes queridos em torno de todos esses dons.

- Anjinhos: eles são os mensageiros entre nós e o céu , são responsáveis pela proteção, de modo que não pode faltar em sua árvore.

- As luzes: não importa de que cor ou se liga e desliga. Eles tem um sentido, e é para iluminar o nosso caminho da fé.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!!!

Aqui nesse link você vai conhecer a história (já ganhou até prêmio) da Árvore de  Natal, montada por uma família potiguar, que é a do meu amigo Walter Leite. A árvore é toda montada com adornos de diversos lugares por onde passa. O blog dele é sobre viagens. Vá lá conferir a história de sua árvore e suas viagens, muito interessante:

http://vaconferir.com.br/arvore-natalina-com-enfeites-de-diversas-cidades/

 

 

Copiando, literalmente a Denise Guinle que escreve para o jornal posto seis de Copacabana Frases humorísticas e irreverente pinçadas ao acaso para alegrar o seu Natal:

· - *   Umas das coisas boas do Natal é que as pessoas podem esquecer do passado com um presente.

· - *   O Natal é injusto: morre o peru e a missa é do galo.

· - *  O homem tem quatro idades natalinas:

o Quando ele acredita em Papai Noel

o Quando ele não acredita mais em Papai Noel

o Quando ele é o Papai Noel

o Quando ele se parece com o Papai Noel

· - *   Panetone é igual a parente – a gente só vê no Natal

· - *  Natal bom é Natal que cai em dia útil

· - *  Incrível, na capital do Rio Grande do Norte já é Natal

· - * Diálogo bem bobo:

o Papai Noel é casado!

o Como? Com a Merry Christmas

Assuntos relacionados:

Um Feliz Ano Novo

Dia de Reis e o bairro de Santos Reis, em Natal.

Árvores e presépios natalinos - Rio / Natal

 

Fontes da árvore de Natal do Rio de Janeiro - RJ

https://www.facebook.com/MirageMoveis/posts/740609529369406

http://diariodorio.com/tudo-sobre-a-arvore-da-lagoa-20152016-e-a-festa-de-inauguracao-no-dia-28/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/12/arvore-de-natal-da-lagoa-sera-inaugurada-neste-sabado-no-rio.html

 

Fontes da árvore de Natal em Natal - RN

https://www.youtube.com/watch?v=EpB1TCuqqrU

http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/11/com-108-metros-arvore-de-natal-dos-natalenses-sera-acesa-nesta-segunda.html

http://origemdascoisas.com/a-origem-da-arvore-de-natal/

http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/11/arvore-de-natal-de-108-metros-e-acesa-na-capital-potiguar.html

 

Fontes sobre a história da árvore de natal

Esse texto “A HISTÓRIA DA ÁRVORE DE NATAL E SUA DECORAÇÃO”, foi dado para os alunos da www.oficinacriativa.com.br

https://www.facebook.com/paroquiasaofranciscodeassis/posts/457957744309138

http://criartes.webnode.com.br/products/a-arvore-de-natal-nos-conta-uma-historia-simbolos-de-natal/

http://catedralsaocarlos.com.br/artigos/simbolos-do-advento

http://www.suapesquisa.com/natal/arvore_natal.htm

http://www.postoseis.com.br/ (fonte das frases da Denise Guinle)

 

 

 

Comentários  

 
0 #1 2015-12-20 19:00
Minha amiga e conterrânea Sônia, obrigado pelo carinho que sempre teve com a Nossa Árvore de Natal. Ficamos felizes em ver sua postagem e lá estava o link com a nossa Árvore Natalina Viajante.
Nosso abraço!!!
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1742683