conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

Reis Magos, simbologia permanente em nossos corações.

E-mail Imprimir PDF

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesmo tendo passado à época comemorativa, não poderia deixar de lado esse post. Minha intenção é mostrar como, que com material reciclado se pode fazer arte, foi o caso de alguns desses presépios aqui expostos é incrível como atualmente  o lixo é luxo.

Os Reis Magos são os santos esquecidos dentro das tradições do Natal. Mas o curioso é que particularmente dezembro passado (2010), tinham muitos presépios espalhados pela cidade do Rio de Janeiro, havendo vários concursos. Aproveitando os passeios que queria fazer com os amigos potiguares, fui ao jardim de Alá (divisão entre Leblon e Ipanema) onde estavam expostos presépios de todos os tipos, desde o material tradicional a diversos tipos de materiais reciclados. Escolhi 3 para postar aqui e votei em uma deles. Tinham várias e você ficava na maior dúvida em qual votar, mas teria que escolher. Como também, fui ao Shopping Leblon que ficava ao lado, aproveitei horários diferentes e, cliquei as mesmos presépios.

Como no Rio temos o Cristo, e em Natal os 3 Reis Magos e eu queria (queria...) desenhar os dois fazendo a ligação, afinal é conectandoRioNatal, mas não nasci para desenhar assiim, passei minha ideia para o Celso, um amigo e não deu outra, adorei.

Minha intenção era os Reis Magos levando os presentes já para o Cristo Redentor (o menino Jesus, adulto) através da estrela. Que a síimbologia dos presentes não ficasse só em época de Natal (comercial). Mas, que nos corações de todos trouxéssemos o significado dos presentes levados pelos Reis Magos. Como o Celso é Carioca e trabalha em MG, não teve tempo de fazer a junção das fotos, as duas figuras com a estrela acima, mas o que valeu foi a intenção e eu agradeço, de coração. Além de ser o meu símbolo ligando as duas cidades ainda é um símbolo religioso.

O que significava os presentes:  
Os Três Reis Magos

. O árabe Baltazar: trazia incenso, significando a divindade do Menino Jesus.

. O indiano Belchior: trazia ouro, significando a sua realeza.


. O etíope Gaspar: trazia mirra, significando a sua humanidade.



 

Fontes:

http://www.portaldafamilia.org.br/datas/natal/reismagos.shtml
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dia-de-reis/dia-de-reis-1.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Reis
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_de_Al%C3%A1 (Aqui nesse link sobre o Jardim de Alá tem uma foto linda que você a divisão bem no início da lagoa Rodrigo de Freitas até o mar)

O presépio acima os reis magos foram representado pelas baianas.

O segundo todo em papel.

E o último presépio que mostra uma feira é todo feito em jornal.

"Todos os anos o Menino Jesus nasce, naquela data, como nascem no horizonte, todos os dias e  todas as noite, o sol e a lua e as estrelas e os planetas."

Cecília Meireles (1901-1964), poeta carioca.

Informações atualizadas em 26/06/11.

Pelo menos o curso que comecei  Curso computação gráfica na seven serviu para o que queria, unir os três desenhos feitos pelo Celso. Que era a estrela partindo acima do 3 Reis magos chegando ao Cristo. Está no post Estrela chegando ao Cristo - Rio/Natal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários  

 
0 #2 2011-02-02 08:15
Muito obrigada Jorge, me ajudou sim...
Citação
 
 
+1 #1 2011-02-01 19:24
Olá Sonia
Vi o seu commment - não foi publicado - sobre blog que falem do Rio. Não conheço muitos, mas dei um Google e eachei um bem interessante.
Segue o link
http://diariodorio.com/category/blog-carioca/

Espero ter te ajudado.
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1388688