conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

Tom Jobim - Um Homem Iluminado

E-mail Imprimir PDF

Parece mentira (tenho uma amiga do trabalho e carioca, que diz: “tudo dela é Natal...” vocês estão vendo que não é só Natal e sim Rio/Natal...), mas foi isso que me aconteceu, me liga uma amiga de Natal e diz: “Você precisa ler o livro de Tom Jobim escrito pela sua irmã, Helena Jobim. Para quem já gosta do Rio, fica mais apaixonado ainda. E, por Tom Jobim nem se fala”. Não deu outra ela me enviou o livro, sendo que queria devolução. A minha amiga repensou e disse que não precisava devolver. Em uma de suas vindas ao Rio me ofereceu com dedicatória (adoro receber livros com dedicatória) e comprou um outro, para a família, pois ela tem filhos que leem muito.

É o tipo do livro que você precisa deixar em sua estante para reler alguns anos depois ou, até mesmo emprestar para aquelas pessoas especiais, que você sabe que além de curtir a leitura ainda vai devolver.

Eu acredito que até para o adolescente que gosta de ler, mesmo aquele não tenha tanta familiaridade (não ouça através dos pais) com a bossa nova, mas que queira conhecer um pouco da nossa MPB é uma opção imperdível. E, como a leitura às vezes nos transporta para uma viagem até eu, que não nasci aqui, fiquei imaginando Ipanema sem nenhum prédio.

A cada nova página, Helena, nos revela o que existe de melhor em um ser Humano de um modo único e maravilhoso. É bom porque ela nos traz as lembranças artísticas e familiares da forma mais simples possível, você sente a vivência. Fiquei mais apaixonada ainda por Jobim, pois incrível, em uma época que não se falava tanto em cuidar do meio ambiente, o mesmo já tinha uma preocupação constante sobre o assunto. É o tipo de biografia que lhe conquista e lhe emociona, é diferente quando você lê uma biografia escrita por um pesquisador, pois essa é uma história contada através do convívio familiar, já que é uma história narrada e vivenciada desde sua infância, a sua vida até os seus últimos momentos. É um livro que lhe conquista a cada página, emocionante.

Suas músicas nos deixaram mensagens que nos permitirão sonhar com um mundo melhor. Ainda bem que a arte existe em diversas formas, cada uma com sua mensagem e o maestro nos deixou a sua marca e ainda levou a nossa música para fora do Brasil. Que sua obra seja para sempre lembrada. Como? Assim, simplesmente passando para as atuais e futuras gerações o que tivemos e temos de melhor, podendo ser através de leitura, museus, filmes ou teatro, enfim a arte de um modo geral, ou até mesmo dentro de sua casa você incentivando o seu filho com a leitura, isso faz com ele mesmo busque a sua história (nossa).

Entre tantas homenagens prestadas a ele, não poderia ter deixado de fora o Jardim Botânico onde tem o seu busto e, mais recentemente foi inaugurado o espaço Tom Jobim e também ganhou o seu nome o maior aeroporto do Rio de Janeiro o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim.

Vale a pena ler, e presentear alguém com essa obra

Leia mais sobre Tom Jobim em, através dos links:

http://www2.uol.com.br/tomjobim/download.htm

http://www.jobim.com.br/

http://www.ritmomelodia.mus.br/perolas/perolas-imortais/tomjobim.htm

Conheça Helena Jobim, como escritora.

 

 

A carioca Helena Jobim começou a escrever seus primeiros poemas aos dez anos. Seu romance de estréia, 'A chave do poço do abismo', foi finalista do Prêmio Walmap, assim como 'Clareza 5', seu segundo livro. A seguir, publicou 'Trilogia do Assombro', vencedor do Prêmio José Lins do Rêgo, 'Os lábios brancos do medo' e 'Verão de Tigres'. Em 1993, recebeu o prêmio Destaque em Prosa, da União Brasileira de Escritores (UBE), pelo conjunto da obra. Entre 1995 e 1996, escreveu a biografia 'Antônio Carlos Jobim - um homem iluminado', um sucesso já publicado no Japão e em Portugal. Por este livro, a autora recebeu da UBE a menção Hors Concours. Em 2000, lançou 'Pressinto os anjos que me perseguem'.

 

 

Comentários  

 
0 #2 2010-08-08 11:31
Olha aí gente, o casal que me presentou, muito obrigada.
Citação
 
 
+1 #1 2010-08-08 09:18
Eu e Marillac ficamos felizes por você ter gostado tanto do livro. Tom Jobim é fascinante e sua história de vida é fantástica. Este livro é muito especial e como você mesma disse: "É um livro que lhe conquista a cada página, emocionante."
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1411956