conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

Dia de Reis e o bairro de Santos Reis, em Natal.

E-mail Imprimir PDF

Como diz a letra da música cantada por Tim Maia, mesmo que ainda meio esquecido é o dia de Santo Reis e feriado aqui em Natal. Como estou pedindo a todos os santos é claro que os Santos Reis, principalmente (hoje)  não ficaria de fora. Lembro que quando cheguei de Currais Novos não lembro exatamente a idade, mas entre 8/10 anos o primeiro bairro que morei foi Santos Reis. Tenho na lembrança do bairro das festas de Santos Reis. 
Hoje encerra a semana da comemoração do dia de Reis com uma procissão e de acordo com Ana Verônica, coordenadora responsável pelos ministros da eucaristia do santuário, a festa dos Santos Reis faz parte do Patrimônio Natural da cidade do Natal e as três imagens dos Reis Magos, que ficam no altar do santuário pertencem ao Patrimônio Histórico da União e por isso réplicas foram criadas há quatro anos para que sejam levadas durante a procissão (foto abaixo).
Quando criança o bairro de Santos Reis era cortejado pelos natalenses por ser um bairro pequeno, limpo, organizado e pacato. E, hoje a festa dedicada aos três Reis Magos, uma tradição que remonta ao século 16, não tem muito o que comemorar, afora o apelo religioso. Hoje quem mora no local vive a falta de atenção do poder público que não consegue resolver os principais problemas da comunidade.
Lamentável é em todo lugar, o tráfico.  Uns mais, outros menos, mas está se alastrando. Alguns cariocas que não tem ideia me perguntam (perguntavam) como é Natal, é calmo?  Não tem drogas?
Não queria levar o assunto para o lado das páginas policiais, como já cito muito por aqui. Notícias ruins deixa por conta da mídia eletrônica. Infelizmente alguma relação com o assunto existe e, como sinto que esse tempo (de calmaria) está ficando para trás e algum tipo de breque é preciso (em todas as cidades que crescem). Que venham muitos, José Mariano Beltrame (Secretario de Segurança do Rio de Janeiro) por esse Brasil, afora. Êta Gaúcho arretado, tchê. Ah, já falam até que será um forte candidato ao governo do RJ. A perguntra que não quer calar. Por que todo bom profissional (dentro de sua área) tem que ser político?

Lembrei agora da professora, Amanda que postei em Educação no Brasil - Sensação da rede social (RN) que já está sendo cotada como candidata. Caso eles queiram tudo bem, tomara que sejam (nossos) grandes funcionários (públicos),  também.  Nós como seus pratrões, que o elegemos, ficaremos muito agradecidos pela presteza de seus serviços. Sendo assim renova-se o BRASIL. É muito bom você chegar em uma repartição pública e ser bem atendido, raro, mas você sente que o país está se educando para servir. É a consciência de que se trabalha para servir, agora lembrei de uma máxima de pessoas mais sábias. QUEM NÃO NASCEU PARA SERVIR NÃO SERVE PARA VIVER.

Para pensar e fica no ar. Quando será que nós (Brasileiros) teremos essa consciência. Somos os patrões que elegemos os políticos (então é cobrar, cobrar e cobrar...) e eles os políticos eleitos, quando terão respeito por nós e terão consciência que para ser (re) eleito  precisam mostrar serviço limpo e de qualidade.  Não quero me meter com política, mas a vida é uma política, de todas as formas, não tem jeito...

ps: A foto aqui dos Reis magos é de um trabalho muito delicado que está exposto no hospital em que minha mãe está (Casa de Saúde São Lucas, fazendo relação com os que conheço no Rio, lembra o Copador em Copa e a casa de Saúde São José, no Humaitá). E, esse trabalho foi feito por um funcionário de lá, só que não consigo falar com ele (queria saber mais detalhes), já que é no plantão da madrugada. Está de parabéns, o Ronald. Como esse hospital faz parte da vida de minha família (meu pai já tem cadeira cativa, com sua diabetes descontrolada. CUIDADO), já tinha até postado em uma de minhas idas ao hospital em novembro2011, no post Árvores e presépios natalinos - Rio / Natal. E a oração de fé que já fiz hoje está postada em O corcovado antes do Cristo Redentor.

ps1: Enquanto escrevia começa a chover e eu corri para o banho de chuva. Relembrando os tempos de criança e achando bom demais para se acalmar, esfriar a cabeça e lavar a alma. Coisa mais gostosa,  só é um banho de bica!.  As bicas d´agua que tem aqui em casa são boas demais. Uma vez eu fiz isso em Copacabana, começou a chover e eu no meio da rua, desencanei. Pensei: "nada de marquise, já que vou para casa...."

ps2: Minha irmã acabou de chegar do hospital e trouxe uma boa notícia, minha mãe falou. Vou vê-la agora à noite.

ps3: Acabei de chegar feliz da vida, pois minha mãe sorriu pra mim.

Ao mesmo tempo, fiquei triste com uma notícia (lixo) ao ver o RNTV (notícias municipais como o RJTV) que já é comum em muitas cidades e nas duas aqui conectadas. Lá em Copacabana está postado em Ser espiritual – O bem não é moda. Hoje o que vi/ouvi daqui não é muito diferente e ainda mais em meu outro cartão postal que é Ponta Negra. Infelizmente, as notícias são as mesmas só muda a região. Busca-se solução mas as respostas é um órgão entregrando para o outro. Se o serviço é terceirizado, quem fez o contrato com a terceirização, não tem que cobrar? Ou será que terceiriza e cria-se agências de controle? Mais gastos e mais impostos e menos serviços de qualidade.. Ou meu Deus minha veia reinvidicatória baixou aqui hoje!. Mas, não dá para ver cartões postais desse jeito. Uma cidade tão linda e largada. E, o pior o lixo todo que está espalhado por Ponta Negra, dizem ser dos hotéis, pode!!!???.

08/01/12

Estou irada e pela segunda vez que venho a Natal e não posso ficar na minha está demais. Faço aqui o meu protesto (fugindo a minha ideia. Senão, meu blog passa a ser de reivindicação e protesto. Não quero que esse blog seja de protesto, mas está demais...). As avenidas não  estão só com 1 ou 2 buraquinhos (normais), são crateras. O QUE É ISSO!!??. Na minha frente na rua Coronel Estevam, no bairro do alecrim ia um táxi fazendo zigue-zague para se livrar dos buracos, uma coisa horrível.

A avenida Prudente de Morais (uma das principais) que é o meu percurso de todos os dias entre minha casa e o hospital está um caos....Natal não merece ficar descuidada desse jeito. E, somos nós que além de sermos contribuintes ainda temos que arcar com o prejuízo (extra). Além de ser insuportável e perigoso dirigir em avenidas (atentem  são avenidas (pior), não são ruas!) esburacadas, ainda temos que reparar o carro.

Ouça a música na voz de Tim Maia.
A Festa do Santo Reis
Tim Maia

Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia da festa
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquisito
Mas é o dia da festa
De Santo Reis...
Eles chegam tocando
Sanfona e violão
Os pandeiros de fita
Carregam sempre na mão
Eles vão levando
Levando o que pode
Se deixar com eles
Eles levam até os bodes...
É os bodes da gente
É os bodes, mééé
É os bodes da gente
É os bodes, mééé...
Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia, hié! hié!
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
É o dia da festa, hié! hié!..(3x)

Fontes:
http://tribunadonorte.com.br/noticia/feriado-comercio-altera-horario/208068
(aqui tem a foto da paróquia e com os Reis magos)
http://www.diariodenatal.com.br/2012/01/06/cidades6_0.php (Aqui cita Onde os reis perderam a majestade. Infelizmente para o tráfico. Meu Deus é em todo lugar..)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Mariano_Beltrame (Secretario de segurança do Rio de Janeiro)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%AAs_Reis_Magos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Reis_%28Natal%29 (a foto aqui do Bairro de Santos Reis à noite, com a ponte Newton Navarro)

http://www.nominuto.com/noticias/cidades/natal-acompanha-procissao-de-santos-reis/26053/ (imagem da procissão)

 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1583440