conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

Árvores e presépios natalinos - Rio / Natal

E-mail Imprimir PDF

Clique nas fotos para ampliar.

Tudo começou por causa desse post Reis Magos, simbologia permanente em nossos corações. A partir de então fiquei encantada com os Reis Magos. Além do mais é o símbolo da entrada de minha cidade, tudo a ver.

Esse ano peguei emprestado as fotos da árvore de Natal (RN) do blog vaconferir, com o post intitulado Natal em Natal. Confira o que diz o Walter sobre o assunto, pela sua visão de grande viajador mundo afora como ele é, onde ele diz: “A cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, se fosse na Europa ou até mesmo nos EUA, certamente, seria uma das cidades mais badaladas do mundo religioso”. 
Uma boa ideia, já pensou se a ABAV (agência Brasileira de Agência de Viagens) incoporasse essa data no calendário religioso. Nas  épocas festivas teríamos aqueles pacotes em comemoração as festas natalinas. Olha como soa lindo, ao perguntarem - você vai passar o Natal aonde? em Natal.

Não se diz vou para Paris, New York.... aqui nessa resposta dizem ser chique! E aqui soa divino, é a única que você pode dizer, vou passar o Natal, em Natal. Já pensou o novo aeroporto trazendo os voos da Europa... Uma chamada para um pacote turístico, como: 10 dias nas maravilhas do Brasil, Natal em Natal (único) com a Brasilidade do fantástico reveillon de Copacabana.

Uma outra coisa que vocês precisam conhecer é a árvore natalina viajante que já ganhou  até concurso pela Internet e todos os anos, a medida do possível as peças são renovadas e passadas  de pai para filho, confere lá a história e as lindas peças trazidas das viagens do casal, mundo afora. Os filhos estão seguindo a tradição, já pensou se passa para os netos!.  É a tradição natalina sendo preservada e com o verdadeiro espírito da festa do nascimento do menino Jesus.

O que é o Festival do Jardim de Alá
O Festival de Presépios foi considerado pelo público e pela mídia o melhor evento de arte de rua do Rio de Janeiro dos últimos tempos. Também foi considerado como a maior exposição de presépios artísticos em tamanho grande a céu aberto do mundo (pedido de verificação aceito pelo Guiness World Records, em processo administrativo de conferência), com obras exclusivas elaboradas por artistas brasileiros selecionados pela Curadoria da exposição, a partir de chamada pública nacional para inscrição de projetos.
Objetivos alcançados em 2010 a serem repetidos em 2011
- Democratizar a arte
- Criar oportunidades para os artistas
- Difundir os valores da família
- Promover a integração e a inclusão social
- Divulgar a sustentabilidade
- Estimular o turismo no Rio de Janeiro.

Leia tudo sobre o festival, através do www.festivaldepresepios.com.br e conheça a vila do Papai Noel Um festival desses merece em Natal, já imagino até o local. Perfeito seria o parque da cidade lá em Natal que tem uma obra de Oscar Nieymeier. Uma obra em um local daqueles precisa ser mais visitado e nada melhor que eventos desse porte para se mostrar mais, através de grandes eventos.  Espaço pequeno? Então um outro local lindo e perfeito a área de fora do centro de convenções que tem um visual da praia de Ponta Negra com o morro ao fundo, lá se costuma fazer anualmente feira de artesanato, um espaço muito legal.

As fotos aqui foram clicadas no presépio montado ali no Jardim de Alá e são várias, mas escolhi para postar os que mais gostei. Ainda tive a oportunidade de ir ao final da tarde e à  noite. Os cliques dos presépios em Natal foram meus. As que envolve as luzes são as que peguei emprestado do vaconferir, confere lá tem outras fotos. Tem também um ótimo post sobre Natal luz gramado. Uma Árvore (viva) com plantas naturais em forma de Anjo para receber o visitante. Achei o máximo.

Assuntos relacionados:

Estrela chegando ao Cristo - Rio/Natal

Fontes:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/natal/simbolos-de-natal-4.php (ótima fonte e tem como é chamado o papai noel em vários países) 
http://www.suapesquisa.com/natal/arvore_natal.htm (significado da árvore de Natal)
http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm (origem do Natal e sua comemoração)

www.abav.com.br/

Informações atualizadas em 22/12/11

Aqui no meu face/twiter/blog acabando de chegar do centro cultural correios e não poderia deixar de registrar mais esse presépio que faz parte da exposição  “Anima” – Esculturas – Roberto de Oliveira Costa, Intitulado Sagrada Família, amei. Anima (alma em Italiano), "Anima" – A alma de um escultor. Alma, essência, energia, ser vivo, indivíduo.

Para amenizar um pouco o tom inseri o colorido e o verde do canteiro (ao lado) que fica na praça do centro cultural.
Fui assistir a peça amor confesso (aqui tem até crítica (boa) da Barbara Eliodora). Literalmente, é um espetáculo. São atos idealizados a partir dos contos de Arthur Azevedo, uma  comédia romântica deliciosa, mesmo escrito há mais de 100 anos, são assuntos sempre atuais. Achei um ótimo comentário sobre a peça no blog mirar & ver do Paraioca (PB), Leonardo Davino. 
Um dos contos do espetáculo que mais gostei foi a parte da ópera, a Cláudia Ventura dá um show, demais!. Quero voltar ao centro cultural para ver melhor outras exposições, entre elas o morro da conceição.  É que cheguei cedo, mas só vi a Anima e fui para o Bistrô, que é uma delícia e fiquei lendo o livro que um casal, amigo (mineiro/carioca) me  emprestou dizendo que eu precisava ler, pois eu ia amar e era a minha cara, não deu outra. Quero terminar logo para assistir o filme: O último bailarino de Mao.

Informações em 25/12/11

Noite de Natal e todos se preparando para a última semana de trabalho do ano. E eu, depois de um dia de trabalho fui dar minha caminhada e não deixei de clicar essa foto com uma mensagem que foge do feliz Natal tradicional e não só serve para hoje, mas sempre e, também não foi qualquer pessoa quem escreveu..Quem!? Clique em leia mais e boa leitura. Clica, vale a pena...

TEMPO

- Carlos Drummond de Andrade –

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,a que se deu o nome de ano,
já foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui para adiante vai ser diferente ...
... Para você,
Desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.
Para você,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.
Para você, neste novo ano,
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
Que sua família esteja mais unida,
Que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas.
Mas nada seria suficiente...
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam lhe mover a cada minuto,
ao rumo da sua FELICIDADE!!!

 

 

Comentários  

 
0 #2 2011-12-24 13:50
Pois é Walter tudo que a gente faz porque gosta, tudo flui melhor.
Citação
 
 
0 #1 2011-12-23 19:33
Sônia, que lindo post você fez, conectando o Natal das duas cidades = Rio de Janeiro e Natal - RN, legal, parabéns pela criatividade com felicidade.Abs.
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1456182