conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

Drummond e Cascudo, grandes pensadores do Brasil.

E-mail Imprimir PDF

Domingo passado cliquei essa foto de Drummond com esse efeito especial. Não é a toa que está escrito no banco No mar estava escrito uma cidade .  E o que tem a ver aqui o Câmara Cascudo?
Tudo a ver, há tempos que quero ir ao museu Câmara Cascudo em uma de minhas ida à Natal e como é corrido, vou deixando e adiando (é preciso morar fora para se visitar museus de sua própria cidade, lamentável..). Em um post passado em que comecei a citar o Câmara Cascudo (Dorian Gray – Escritor e Pintor, de Natal ) a sua neta se coloca à disposição. É tudo que eu queria: conhecer alguém que conhece muito bem a história desse homem, nada melhor que uma neta. Arquivando aqui e prometendo a mim mesma, será em março, se Deus quiser.
Estou começando a me redimir e comecei a partir de hoje a pesquisar e procurar conhecer mais um pouco o meu conterrâneo. Fiz a montagem do Cascudo em sua casa (museu) em Natal.
E Drummond em um prédio? É porque como no mar estava escrito uma cidade. Pensei: “porque não, já que ele escreveu tanto olhando para o mar como em prédios...”.  E, Copacabana como uma bairro/cidade está registrada....
Ah, a foto do Drummond no prédio não foi montagem minha. É um recurso da máquina que oferece efeito, com o nome Quadro Mágico. Para mim então, foi mágico esse post. Corri atrás para montar o Cascudo em sua casa e em Natal, quer mais mágico do que isso?. Dois grandes pensadores em um post Rio/Natal.  Mais uma vez, não é a toa que é o conectando (está ficando repetitivo..). Já pensou se eu morasse em Sampa!? Seria impossível, já que tudo que vejo quero relacionar a algo, ou informar, caso acho que vale a pena (minha visão, pode não valer para você), se aqui no Rio não dar, imagina lá que é considerada a New York Brasileira.

Em uma de minhas buscas sobre Câmara Cascudo encontro o restaurante Cascudo, que fica em São Paulo. Tem um projeto social muito bom, gostei. Tem até o Festival Gastronômico Câmara Cascudo em  22 de Outubro, já que ele foi a fonte inspiradora do projeto do restaurante.  Fiquei curiosa e queria saber se o dono tem alguma ligação com a terra potiguar ou só é um profundo conhecedor do historiador, seja qual for, muito boa a iniciativa (ver resposta abaixo). O que fala no site do Restaurante sobre a fundação Câmara Cascudo, conheça.

Instituição cujo objetivo é a preservação, divulgação e gerência do patrimônio cultural de Luís da Câmara Cascudo, um dos maiores intelectuais do Brasil.
O LUDOVICUS funciona na casa em que Cascudo residiu por cerca de 40 anos e produziu a sua monumental obra. Nela estão dez coleções, além de todo acervo bibliográfico e documental do nosso patrono.

Curiosidades como as paredes autografadas da biblioteca, a preciosa pinacoteca, o mobiliário de época e a coleção de comendas, são algumas das atrações da instituição, que testemunha uma vida dedicada ao saber e a cultura do Brasil.

Saiba mais sobre o Ludovicus em www.cascudo.org.br
E as causas sociais que o restaurante está envolvido. Leia na íntegra, consulte http://restaurantecascudo.com.br/ (Social/Vitrine das causas). O Restaurante Cascudo é difusor e vitrine dos projetos que elaboramos, fundamos e coordenamos desde 2000:

Vila Darcy Penteado, PASSO-Projeto Absorção Social dos Sem Oportunidade , Cultura no INT.IMO e Rota Taxaquara, um Destino Consciente .Com estes caminhares temos como pretensão colaborar na construção ,em nosso microcosmo ,de uma sociedade melhor .Uma sociedade com valores humanistas aonde, a ética seja a mola propulsora do comportamento seus cidadãos ,a Cultura embase o desenvolvimento pessoal , o crescimento profissional seja devido ao mérito e, a consciência ambiental esteja presente solidificando este caminhar.


Um trecho do que disse o  Câmara Cascudo:
"O Brasil não tem problemas, tem soluções adiadas". Não querendo mais adiá-las seguimos o dito da música do Vandré : "Quem sabe faz a hora não espera acontecer".
Isso foi dito pelo menos antes de 30 julho de 1986, data em que morreu. Encontrei um site http://almadobeco2.blogspot.com/2006_07_01_archive.html em que Drummond cita Câmara que adorei. É um artigo lembrando os 20 anos sem Câmara Cascudo. 

Você já leu algum livro
(completo) do Carlos Drummond de Andrade ou Câmara Cascudo? Um post futuro, sobre um que estou lendo. E eu também quero responder.


O que já se disse sobre a Câmara Cascudo...
Câmara Cascudo é considerado ainda hoje como sendo um dos maiores folcloristas do mundo, o maior do Brasil. A sua obra mais importante, nessa área, chama-se "Dicionário do Folclore Brasileiro" (1954). Outros livros de Cascudo sobre o folclore: "Geografia dos Mitos Brasileiros" (Prêmio João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras, 1948), "Folclore do Brasil" (1976), etc.


Laurentino Gomes (autor dos livros 1808 e 1822), onde ele diz que Luís da Câmara Cascudo foi boicotado pela esquerda universitária na década de 70: “Dois grandes pensadores brasileiros, o pernambucano Gilberto Freyre e o Potiguar Câmara Cascudo...Leia mais no post Dorian Gray – Escritor e Pintor, de Natal

ps: Se viaja para a Europa em busca de cultura e passa-se horas em filas para se conhecer monumentos/museus  com  os pensadores/escritores/pintores e, os nossos?

Clique nas fotos para ampliar e em leia mais estão todas as fontes identificadas. Clique em leia mais...

Visite também o blog va conferir que é de um amigo conterrâneo que está muito bom, com mais dicas e várias fotos.

http://vaconferir.com.br/2012/11/25/ludovicus-instituto-camara-cascudo/comment-page-1/#comment-661

Assuntos relacionados:
Dorian Gray – Escritor e Pintor, de Natal
Carlos Drummond de Andrade - No mar estava escrito uma cidade

Fontes:
http://tribunadonorte.com.br/especial/histrn/hist_rn_15c.htm (Mestres de Ontem e de Hoje)
www.tribunadonorte.com.br (fonte da foto  da casa).
http://lorenaolliveira.blogspot.com/ (a foto da mão, copiei desse blog)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25620 (ótimo para alunos)
http://www.flickr.com/photos/marcia_eleia/1331776333/in/photostream/ (Uma citação de Câmara Cascudo)
http://www.flickr.com/photos/marcia_eleia/1332679034/
http://potiguarte.blogspot.com/2011/07/cascudo-um-potiguar-um-brasileiro.html (cascudo com Gilberto Freire)
http://almadobeco2.blogspot.com/2006_07_01_archive.html (Lembrando os 20 anos sem Câmara Cascudo e tem  Drummond citando Câmara Cascudo)

Informações atualizadas em 19/12/11

Ontem (domingo) pela aprimeira vez visitei uma comunidade, fui a dona Marta e terminei o dia assistindo a peça A Alma Imoral, demais!. A peça está em cartaz há 6 anos e o pessoal em pé, aplaudindo.

Quanto ao dona Marta, como que deixaram expandir tanto, as comunidades? IMORAL. Agora tem mais é que consertar o erro e dar o mínimo de dignidade para aquela moradia. O lixo estava um horror, logo na subida do bondinho estava todo para ser recolhido. A menina que me acompanhava e que está fazendo um trabalho  para a UFRJ (tese de mestrado para o Social) clicou todo o lixo. E, ainda tem uma propaganda de tour, como!?

Informações atualizadas em 20/12/11

Hoje a Regina e equipe Cascudo do Restaurante me respondeu, adorei a atenção e agradeci, de prontidão. É isso que me deixa satisfeita, pequenas coisas.  Não, não vou vou colocar na íntegra todo o conteúdo. Se, ela tivesse colocado em comentários deixaria livre para todos. Fica o elogio sobre o meu hobby só para mim...

Não, não temos parentesco com a familia Cascudo.....apenas celebramos o mestre Cascudo , um brasileiro que nos revelou (brasilidade). Através do restaurante a família Cascudo nos encontrou e hoje, mantemos ,com a mesma, uma relação de amizade e admiração.

Informaçôes atualizadas em 26/12/11

Assisti na TV Brasil o Roda Viva a entrevista com o escritor Laurentino Gomes. Gosto muito do Roda Viva, sempre pegam alguém para Cristo, mas é como ele respondeu. Críticas virão muitas, e entrou na chuva é para se molhar.

Incrível como os intelectuais fecham o cerco para a massa. Os que diisseram para ele  eu não escrevo para muitos. Isso é bom? Em um país em que se é carente de leitura, nao seria ótimo que esses mesmos "intelectuais" fizessem com que as pessoas buscassem mais a leitura, através da sua intectualidade?

É sempre assim, os que não vendem tanto quanto os livros de auto-ajuda , por exemplo, renegam. Será que esses autores, dito intelectuais não renegam os outros, porque eles queriam estar no lugar dos que vendem mais?

Lembrei agora de Paulo Coelho em que por muitos anos foi rejeitado pela própria imprensa nacional  e a cada vez mais não pára de bater record em vendas. Pela primeira vez é o escritor estrangeiro que mais vende nos EUA.

Eu mesma, só fui ao museu Câmara Cascudo, uma vez e em época de escola (Uns poucos anos...rs,rs). Quero voltar agora com outra cabeça, outra visão. Acho lamentável, mas ainda é tempo de corrigir.

E em sua cidade, você que está me lendo conhece os seus? Vamos rever isso. Primeiro de tudo é mostrar a importância para as crianças, não só deixar por conta da escola.

Claro, que também em alguamas cidades se tem tantos museus que é preciso selecionar o estilo do que está sendo exposto, então começa pelas exposições de seu interesse. Aqui no Rio tenho os que mais frequento até mesmo pelo local e comodidade. Se não me foge a memória, são:

Os centros Culturais: Banco do Brasil. Centro cultural dos Correios e a casa França Brasil, todos próximos. E os Museus, são: O Museu Nacional de Belas Artes, o do forte de Copacabana (também não vale, moro perto. Faltam tantos outros, mas a medida do possível , vou indo, O Paço Imperial, o forte de Copacabana e o que nos proporciona um dos maiores visuais do Rio. Fiquei devendo a minha ida ao Instito Moreira Salles (IMS) em outubro 2011 com uma programação ótima para se aplicar o dia D de  Drummond em 31/10 (data de seu nascimento).

Recentemente fui ao Museu Arte Moderna (MAM) do Rio. E, amei saber mais um pouco sobre  sua construção através do filme, Reidy, a construção da utopia, pois estava doida para saber como uma ideia utópica pode se transformar em realidade. Você imagina o Rio de Janeiro, sem o aterro do Flamengo?

Agora me lembrei em época de colégio, que mesmo vindo de estudantes, ouvia-se muito dizer "quem gosta de museu é velho". Coisas de estudante aolescentes que não imagina o quanto isso virá a contribuir para sua vida, afinal é lá que resgatamos a nossa história.

Aos que conhecem muitos no Brasil e mundo afora, parabéns.

 

Comentários  

 
0 #1 2011-12-19 22:30
Olá, tentamos te enviar o e-mail como você pediu, mas retornou, deve ter algum dado errado. Pode nos confirmar o e-mail?
Citação
 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1742663